Feed on
Posts
Comments

Hoje é normal ir à academia ou fazer exercícios físicos, mas não mentais.

DSC03240

O cérebro é um órgão como qualquer outro e precisa ser musculado o tempo todo para se manter ativo e mais inovador.

A rotina faz com que deixemos de usar a parte reflexiva. Usamos apenas a memória e operacional.

Muitos dos meus alunos saem das minhas aulas subindo pelas paredes e depois eu os encontro e eles sentem saudades do que sentiram em sala de aula. O que eles gostam não é do conteúdo, mas da sensação boa de estar musculando a reflexão.

 

Tem muita gente que não precisa de um personal trainer cerebral, pois já faz os exercícios necessários. É digamos um atleta nato.

Porém, nem sempre é o caso.

Depois de várias tentativas de criar  espaço para meus ex-alunos, imaginei o do Clube 3.0. Pensei que o Clube serviria para várias coisas e fui descartando.

  • Ler os meus textos, todos acessam, pois são abertos;
  • Colocar informações exclusivas também não funciona, pois limitaria as minhas reflexões e iria contra o que acredito.

Hoje, percebo que a demanda fundamental das pessoas é por um espaço, meio como na terapia, para falar de outra caixa, já que nunca sairemos das caixas.

Conhecer é uma sequência de caixas, que saímos e entramos. O problema é que a maior parte de nós não faz a opção por nenhuma delas, justamente por não estar musculando a reflexão.

Ontem (05/09/16), fizemos um bate papo pelo Skype e tiramos algumas horas do mês para muscular o cérebro. Eu apresento as novidades sobre o mundo digital, cada um traz a sua.

Ouçam o papo:

 

Mas o importante, mais do que tudo, não é o que está sendo dito ou você escutar depois. É a dedicação que as pessoas tiveram de sair da rotina, abrir aquele espaço e permitir que aquela área do cérebro que está ali sem atividade pudesse de novo ser ativada.

Estamos falando de algo que não se obtém apenas com a leitura, mas com a dedicação de um tempo para parar para muscular a área reflexiva.

É essa mexida naquela área que permite a oxigenação, que diz para aquela pessoa que está viva e não está na turma do Zeca Pagodinho, “que deixa a vida me levar”.

Se deixarmos, o senso comum ocupa aquele espaço e, aos poucos, mais e mais ele deixa de ser visitado.

O Clube 3.0, como várias outras atividades similares na Internet, é um espaço para musculação da área reflexiva do cérebro, com foco no futuro, a partir do digital.

Parece-me que esse tipo de terapia reflexiva grupal começa a fazer sentido para cada vez mais gente.

Peça para entrar na ante-sala – gratuita.

E conversaremos para ver se é possível ser um sócio pagante.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat