Feed on
Posts
Comments

Muito se fala e almeja o mercado de palestras.

DSC03370

Mas é necessário criar  certa classificação.

Vejamos:

Motivadores:

Que mexem com os indivíduos:

  • Motivadores superficiais – os que animam e/ou mudam as pessoas conjunturalmente;
  • Motivadores estruturais – os que animam e/ou mudam as pessoas estruturalmente.

Cenaristas:

Que mexem com as organizações:

  • Cenaristas de curto prazo – que arriscam na apresentação de cenários de curto prazo;
  • Cenaristas de longo prazo – que arriscam na apresentação de cenários de médio e longo prazo.

Especialistas:

Que mexem com especialidades dentro das organizações:

  • Especialistas metodológicos – que são mais pragmáticos, mas ligados às metodologias;
  • Especialistas filosóficos/teóricos – que procuram situar o problema em determinado contexto mais geral, mais filosóficos e teóricos.

Cada um destes palestrantes segue  determinada linha, que tem um propósito e é bem ou mal sucedido, conforme a demanda do cliente.

Nas mudanças ou crises incrementais os primeiros ajudam mais. Nas mudanças e crises disruptivas os segundos são mais adequados.

É isso, que dizes?

Leave a Reply