Feed on
Posts
Comments

Note bem que não se trata aqui de um um discurso maniqueísta e desgastado contra a velha mídia de massas, mas apenas uma análise sócio-tecnológica de que fomos aumentando o número de pessoas e complexidade no planeta e reduzindo nossa capacidade de conversar para resolver nossos problemas. As redes sociais, via digital, promovem o reencontro!

isolamento

Muitos acham que o Facebook é uma perda de tempo.

É também.

Mas tem algo fundamental nas redes sociais agora via digital: a quebra do isolamento.

A base de qualquer sociedade disfuncional como a do século passado é o necessário isolamento das pessoas. Quanto mais isolada está a sociedade, mais abusos ela vai aceitar e vice-versa!

É a criação da intermediação dos discursos verticais, que vai criando um discurso único e criando uma incapacidade de dialogar entre as pessoas, o que nos leva a uma falsa visão da realidade.

Detalhei mais os distúrbios pós-concentração neste post.

Nada explica melhor a situação de crise que temos hoje como o rompimento da conversa pós-mídias de massa.

Não era Freud que dizia que a mãe de toda a loucura é a solidão?

Toda revolução cognitiva é marcada pelo surgimento de novas tecnologias que reabrem o canal horizontal de troca entre as pessoas.

  • O mundo oral – criou a conversa;
  • A escrita (e depois a impressa) potencializou a conversa a longa distância;
  • A mídia de massa – verticalizou e concentrou a difusão de ideias;
  • A comunicação digital – cria, de novo, o espaço horizontal, em um momento de primavera da comunicação, resgatando conversas perdidas.

solidao

Note bem que não se trata aqui de um um discurso maniqueísta e desgastado contra a velha mídia de massas, mas apenas uma análise sócio-tecnológica de que fomos aumentando o número de pessoas e complexidade no planeta e reduzindo nossa capacidade de conversar para resolver nossos problemas.

Não existe cenário melhor para as crises: aumenta a taxa de abuso e reduz-se as vacinas contra ele.

O isolamento criou uma acomodação nas sociedades do século XX, o que nos levou à dificuldade de criar espaços de trocas para solucionar das micro às macros questões.

A abertura de canais horizontais, antes de tudo, têm o poder de tirar-nos do isolamento da mídia de massa e nos fazer nos sentir mais empoderados objetiva e subjetivamente.

Beijing Set To Miss Environmental Protection Campaign Target

Essa sensação de pertencimento a um determinado grupo, ou a vários, é a base afetiva das mudanças que assistiremos, pois os abusos que aceitamos isolados, não é o mesmo que aceitamos quando temos alguém para conversar, falar, ouvir e ser ouvido.

Nossa sociedade entrou na atual crise de significado justamente em função da alta taxa de isolamento das pessoas diante de um discurso vertical da mídia de massa.

Junho de 2013 foi a primeira expressão no Brasil dessa mudança, como já vem acontecendo em vários países.

Uma Revolução Cognitiva, portanto, marca o reencontro da espécie com ela mesma e estabelece um novo patamar de pertencimento e de posicionamento em relação ao mundo.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat