Feed on
Posts
Comments

Ok, já posso dizer que estou mais amadurecido. Note que no ano passado, eu defendi a ideia de que só há saída para implantação da participação de massa nas organizações tradicionais, criando áreas de inovação radical fora do ambiente vigente pra proceder a migração.

lava-jatos (1)

Abandonei a ideia de que é possível conciliar a atual governança impressa-eletrônica com a governança digital, que estamos entrando. (ver mais sobre governança da espécie aqui.)

Propus a criação de laboratórios de migração para ajudar a fazer essa inusitada passagem.

Consegui, com o apoio da IplanRio, tornar esse sonho realidade.

E estou completando 15 meses de trabalho com eles, com 3 turmas realizadas, mais duas em andamento e mais três programadas para o ano que vem.

O que aprendi?

Que os meus alunos, não só da IplanRio, mas os 1000 que contabilizei nos últimos sete anos aparecem em sala de aula de maneira geral:

  • baixa abstração, com dificuldade de separar o que é percepção da realidade;
  • baixa capacidade de escolha – dificuldade de separar o que é moral da ética;
  • baixa capacidade de diálogo, com pouca prática de falar em público e expressar opiniões.

Um projeto de inovação radical, que vai propor o que não existe precisa lidar e trabalhar com esses problemas, pois se não houver uma mudança na maneira de sentir e pensar, dificilmente o projeto terá sucesso.

13704357706269

Assim, estruturei o laboratório, até o momento, em três áreas:

O trabalho é de intensa participação e os resultados de mudança de pensar e agir estão saindo.

Que bom!

Versão 1.1 – 30/10/2013 – Colabore revisando, criticando e sugerindo novos caminhos para a minha pesquisa. Pode usar o texto à vontade, desde que aponte para a sua origem, pois é um texto líquido, sujeito às alterações, a partir da interação.

3 Responses to “Lava-jato paradigmático”

  1. […] O termo vou passar a praticar na parte inicial do trabalho de conscientização do lava-jato paradgmático. […]

  2. Leo disse:

    Muito interessante o assunto. Mas minha reclamação são essas dores. Quando sofri uma crise de dor lombar, o médico me indicou desse colchão ortopédico. Alguém aqui conhece? Parece que ajuda até insonia.

Leave a Reply

WhatsApp chat