Feed on
Posts
Comments
  • Moral é o que a sociedade ou o grupo que você está inserido acha que é a sua postura adequada. A moral pode já ser uma lei, ou não.
  • Ética é o que você considera adequado, apesar da moral.

imagen45

A moral, geralmente, já é um menu pronto a ser seguido.

Porém, há situações de moralidade em que você tem que tomar decisões difíceis. E isso exige o exercício da prática da ética.

Exemplo:

O país pode estar em guerra e você ser obrigado a ir. A moral indica que você deve ir, mas você se recusa e vai preso, alegando preceitos éticos.

NOWAR.0

 

Mas há questões éticas que não vão contra a moral.

Por exemplo os mais gerais:

  • Como você vai dedicar a sua vida?
  • Como vai se envolver no seu trabalho?
  • De que forma vai enfrentar problemas contemporâneos, vai se engajar neles ou se omitir?

Ou coisas da pressão:

  • Um guarda vê um cidadão passando mal no carro com excesso de velocidade e sem carteira, o que faz?

O mundo é o mundo por causa da combinação moral e da ética.

  • Pessoas apenas com preceitos morais, entretanto, são rígidas e têm dificuldade de lidar com problemas complexos, que exigem uma postura mais ética. Geralmente, precisam de alguém que as oriente, um líder-alfa, um grande outro, que lhe diz como proceder. Elas lidam com o conhecimento. Aqui há baixa musculação do ego.
  • Pessoas éticas tem mais flexibilidade para lidar com problemas complexos e mais autonomia. Elas lidam com sabedoria, trabalham na conversa horizontal com pequenos outros, sem a necessidade de um guia que o encaminhe. Aqui exige um ego mais musculado.

Quanto mais complexidade tivermos e liberdade, ainda mais agora com a macro-canalização da sociedade, mais éticos teremos que ser.

  • A moral trabalha com a informação e o conhecimento, que você acaba sabendo para se enquadrar na sociedade.
  • A ética trabalha com a sabedoria, pois você tem que tomar decisões em que os preceitos morais não são suficientes, pois são decisões que vão modificar a sua vida e estão dentro da moral vigente.

Decisões apenas morais são de baixa sabedoria e vice-versa.

the_moral_brain_l

Em um mundo cada vez mais mutante, precisamos cada vez mais da ética e da sabedoria, pois precisamos rever nossos preceitos morais muito mais vezes e estaremos expostos a cada vez mais problemas novos e diferentes, que exigirão sabedoria e ética.

Para isso, precisaremos de egos mais maduros e mais musculados.

É isso, que dizes?

Versão 1.1 – 30/10/2013 – Colabore revisando, criticando e sugerindo novos caminhos para a minha pesquisa. Pode usar o texto à vontade, desde que aponte para a sua origem, pois é um texto líquido, sujeito às alterações, a partir da interação.

 

Leave a Reply

WhatsApp chat