Feed on
Posts
Comments
Apropriar-se da cultura digital, é reiverntar a Escola – Léa da Cruz Fagundes – da minha coleção de frases.
Car@s participantes, eis o roteiro do nosso curso.
Começamos no dia 13/09.
Título: Conversão 2.0
Objetivo: Repensar o que realmente é a atual Ruptura Informacional 2.0 e procurar ter  nova visão para atuaar nesse ambiente sem estar imerso na confusão conceitual e no senso comum, criando coletivamente um senso incomum;
Total de aulas: 7;
Habilidade: ao final desse módulo do curso deverá ser capaz de  analisar os problemas de informação,  geração de conhecimento e relacionamento pós-Internet sob  nova ótica, deixando para trás o “senso comum” que há hoje no mercado sobre a Internet, Redes Sociais e outros termos do gênero.
Conteúdo genérico: O que é realidade?  Como defino conceitos?  O que é, afinal, a Internet? Redes Sociais? Estamos entrando em uma nova civilização? Em outra humanidade? O que serão as  organizações 2.0 e como devemos atuar nelas? O que é a Web 2.0? Como posso ter uma melhor ação pessoal na Web 2.0? Cidade 2.0? Escola 2.0? Governo 2.0?
Conceituação do módulo:
O coordenador (incentivador de inteligência coletiva) é apenas um coordenador da colaboração entre participante-participante / participante/coordenador.
Não existe conhecimento pronto, mas só aquele elaborado em conjunto, no qual todos aprendem com a ignorância/experiência/criatividade/conhecimento/luz/sombra/individualidade/criatividade do outro.
O participante não deve vir para “aprender” de forma passiva, mas trazer a sua curiosidade ativa. Tudo que sabe (ou não sabe) ou tem dúvida, interessa,  é fundamental para que o processo de aprendizagem seja proveitoso para todos.
Venha falar e não assistir!!!
Não há transmissão de conhecimento, mas sincronização de vivências, na qual todos saem do encontro em outro patamar, incluindo o coordenador.
Não teremos Power Point – justificativa do professor para eliminar o Power Point:
http://nepo.com.br/2008/11/27/power-point-asa-ou-corrente/
(Considera-se o material didático da sala todo o conteúdo do blog, os filmes  e os posts exclusivos para os participantes. A avaliação final dos participantes do coordenador deve levar isso em conta) 🙂
Apesar de ter vários na sala, não será permitido o uso do computadore nem de celular nesse módulo, o objetivo é o incentivo da troca!
(Quem começar a tremer por falta do Twitter, dou uma colher de chá depois do intervalo de 5 minutos on-line! 😉 )
Veja mais as razões dessa atitude pseudo- radical aqui.
Recomenda-se ter conhecimento o que as outras turmas de pós da Facha já fizeram nos meus módulos:
http://nepo.com.br/tag/facha_nepo/
A nota será finalizada da seguinte forma, no último encontro, com auto-avaliação de cada participante:
Presença em sala de aula – 7  pontos, divididos assim.
1,0 – para cada aula, totalizando 7 pontos;
1,5  –Participação do aluno em sala de aula;
1,5 – Participação do aluno na Internet (**)
(*) o coordenador fará posts a cada aula neste blog e o participante poderá comentar lá. Ou em qualquer espaço que toda a turma e o coordenador do curso possam ter acesso.
(**) a participação dos alunos na Internet só vale até o início da última aula!
Ou seja, tirará 10 o aluno que for a todas as aulas, participar ativamente em sala e na Internet!
Roteiro propositivo, pode mudar, conforme a dinâmica:
Aula 1 – O que é realidade?
Aula 2 – Uma nova visão sobre o mundo 2.0 – Parte I;
Aula 3 – Uma nova visão sobre o mundo 2.0 – Parte II;
Aula 4 – Voltando para ver a história – Filme: Lutero (parte I);
Aula 5 – Voltando para ver a história -Filme: Lutero (parte II);
Aula 6 – Como deve ser uma Escola 2.0?
Aula 7 – auto-avaliação dos alunos e da turma.
Os alunos que faltarem as aulas deverão “pagar” em atividades extras em favor da turma. Este “pagamento por atividade”, que é produção de textos, resumo de aulas, etc… só será contabilizado até o início da última aula, quem faltar a última aula, não terá ponto extra, nem a possibilidade de repor. E quem não “pagar” até lá, também.
Assim, não serão aceitos trabalhos de reposição depois da última aula.
As propostas aqui apresentadas estão abertas para comentários e aprovação da turma até o final da segunda aula, quando assinaremos informalmente nosso acordo de trabalho comum.
É isso, bem-vind@s!

Apropriar-se da cultura digital é reiverntar a Escola Léa da Cruz Fagundes da minha coleção de frases.

Car@s participantes, eis o roteiro do nosso curso.

Nossas aulas:

Abril: 29
Maio: 06, 08, 13,15, 20,22

Título do módulo: Conversão 2.0

Objetivo: Repensar  a atual Ruptura Cognitiva e procurar ter  nova visão para atuar nesse ambiente sem estar imerso na confusão conceitual e no senso comum difundido, criando coletivamente um novo senso incomum, que será capaz de dar a cada participante uma visão geral e estratégica, com forte ganho pessoal e profissional para o futuro;

Total de encontros: 7;

Habilidade: ao final desse módulo o alunos deverá ser capaz de  analisar os problemas de informação,  geração de conhecimento e relacionamento pós-Internet sob  nova ótica, deixando para trás o “senso comum” que há hoje no mercado sobre a Internet, Redes Sociais e outros termos do gênero. É um módulo de abertura do curso para abrir cabeças!

Conteúdo genérico: O que é realidade?  Como defino conceitos?  O que é, afinal, a Internet? Redes Sociais? Estamos entrando em uma nova civilização? Em outra humanidade? O que serão as  organizações 2.0 e como devemos atuar nelas? O que é a Web 2.0? Como posso ter uma melhor ação pessoal na Web 2.0? Cidade 2.0? Escola 2.0? Governo 2.0? Existe Marketing Digital? O que muda numa empresa 2.0? Muda o Marketing e a Comunicação ou a Gestão?

Conceituação do módulo: O coordenador (incentivador de inteligência coletiva) é apenas um coordenador da colaboração entre participante-participante / participante/coordenador.

Não existe conhecimento pronto, mas só aquele elaborado em conjunto, no qual todos aprendem com a ignorância/experiência/criatividade/conhecimento/luz/sombra/individualidade/criatividade do outro.

O participante não deve vir para “aprender” de forma passiva, mas trazer a sua curiosidade ativa. Tudo que sabe (ou não sabe) ou tem dúvida, interessa, e é fundamental para que o processo de aprendizagem seja proveitoso para todos.

Venha falar, participar.

Quem assiste é telespectador!!!!

Não há transmissão de conhecimento, mas sincronização de vivências, na qual todos saem do encontro em outro patamar, incluindo o coordenador.

Não teremos Power Point  (veja aqui justificativa do professor para eliminar o Power Point)

(Considera-se o material didático da sala todo o conteúdo do blog, os filmes  e os posts exclusivos para os participantes. A avaliação final dos participantes deve levar isso em conta) 🙂

Apesar de ter vários na sala, não será permitido o uso do computador nem de celular nesse módulo, o objetivo é o incentivo da troca e do diálogo off-line!

A turma será numa sala sem ele, mas peço para não levarem laptop, deixar o celular desligado, etc…

(Quem começar a tremer por falta do Twitter, dou uma colher de chá depois do intervalo de 5 minutos on-line! 😉 )

Recomenda-se ter conhecimento o que as outras turmas de pós da Facha já fizeram nos meus módulos:

http://nepo.com.br/tag/facha_nepo/

A nota será finalizada da seguinte forma, no último encontro, com auto-avaliação de cada participante:

Presença em sala de aula – 7  pontos, divididos assim.

  • 1,0 – para cada aula, totalizando 7 pontos;
  • 1,5  –Participação do aluno em sala de aula;
  • 1,5 – Participação do aluno na Internet (**)

(*) o coordenador fará posts a cada aula neste blog e o participante poderá comentar lá. Ou em qualquer espaço que toda a turma e o coordenador do curso possam ter acesso.

(**) a participação dos alunos na Internet só vale até o início da última aula!

Ou seja, tirará 10 o aluno que for a todas as aulas, participar ativamente em sala e na Internet!

Roteiro propositivo, pode mudar, conforme a dinâmica:

Encontro 1 – O que é realidade? Internet? Marketing? Conceitos? Existem conceitos fora de nós mesmos?

Encontro 2 – Uma nova visão sobre o mundo 2.0 – Parte I;

Encontro 3 – Uma nova visão sobre o mundo 2.0 – Parte II;

Encontro 4 – Voltando para ver a história de outra ruptura informacional – Filme: Lutero (parte I);

Encontro 5 – Voltando para ver a história de outra ruptura informacional  – Filme: Lutero (parte II);

Encontro 6 – Como deve ser uma (a discutir com a turma) XXXX (Cidade, Escola, Empresa, etc,  2.0?

Encontro 7 – auto-avaliação dos alunos e da turma, últimas questões.

Os alunos que faltarem as aulas deverão “pagar” em atividades extras em favor da turma. Este “pagamento por atividade”, que é produção de textos, resumo de aulas, etc… só será contabilizado até o início da última aula, quem faltar a última aula, não terá ponto extra, nem a possibilidade de repor. E quem não “pagar” até lá, também.

Assim, não serão aceitos trabalhos de reposição depois da última aula.

As propostas aqui apresentadas estão abertas para comentários e aprovação da turma até o final da segunda aula, quando assinaremos informalmente nosso acordo de trabalho comum.

É isso, bem-vind@s!

10 Responses to “Dig 12 – como será o módulo do Nepô?”

  1. João Anzanello disse:

    O primeiro encontro foi ótimo, o comentário que mais se ouviu foi: “puxa Nepô, nunca tinha pensado nisso…” 😉

  2. Nicole Araujo disse:

    Excelente método, Nepô! As aulas já começaram super bem com a definição colaborativa do ‘Marketing Digital’. 🙂

  3. Karen Luna disse:

    Professor,
    gostei muito da primeira aula! Já estou esperando pela aula de hoje a noite! 😀

  4. Andressa Sgarzi disse:

    Ansiosa por segunda, Nepô!

  5. Monica Pettersen disse:

    Que maravilha!! Discutir realidade em um mundo Matrix sera incrivel! Nunca desejei tanto uma segunda!

  6. Caroline Sasson disse:

    Me preparando pra aula de amanhã…Quero muito ser PROVOCADA e provocar também!! 😉

  7. Valeria Pereira disse:

    Estou ansiosa pela primeira aula!

Leave a Reply