Feed on
Posts
Comments

O saber a gente aprende com os mestres e com os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes – Cora Coralina.

Foi uma das perguntas que fizeram para Demi Getschko no Programa Roda Viva da semana passada.

Ele disse  que é uma oportunidade para que o ser humano possa ter mais espaços para se expressar do que anteriormente. E isso poderia resultar em uma maior felicidade.

O assunto, a pergunta e a resposta foram muito interessantes.

Na verdade, da maneira que estamos discutido Internet nesse blog, através das redes de conhecimento, podemos dizer que não é a primeira vez que o ser humano tem a possibilidade de ampliar seu espaço de expressão.

(Lembro do post quando afirmo que o primeiro blogueiro foi o homem das cavernas.)

Vimos, que com o surgimento do  livro impresso, pudemos também criar um novo espaço para a difusão de idéias para um conjunto de autores que não tinham possibilidade de se expressar no livro manuscrito.

(De 1450 a 1500 a Europa produziu  13 milhões de exemplares de títulos diversos, a partir da prensa de Gutenberg! Quer uma explosão de expressão maior que essa?)

Necessariamente, o surgimento do livro impresso, da indústria cultural e da multiplicação da expressão escrita não levou o ser humano ao novo mundo, nem a um novo patamar de felicidade.

É importante dizer que desde os primórdios da  nossa dita “sociedade do conhecimento” (que chamo de sociedade da arrogância),  nos anos 40, quando surgiu o computador, tivemos o fim e o início das duas piores guerras da humanidade, com um verdadeiro massacre do espírito humano.

As guerras continuam até hoje, certo?

Notem em que o livro impresso não nos trouxe a luz da felicidade.

Pierre Lévy,  por exemplo, defende que a Internet oferece uma grande oportunidade para que determinadas idéias, que não tinham espaço para serem vinculadas em outros meios na Idade Mídia, possam ser feitas agora no amplo universo dos blogs e das redes sociais.

Ele tem razão.

Mas, por outro lado, há um mito a ser combatido: os ambientes de conhecimento que mudam, na verdade, dão a impressão de um processo evolutivo.

Mas, no fundo, o que observamos é apenas um processo de sofisticação, na forma com que nos comunicando, nos informamos, em última instância, como obtemos conhecimento.

Essa sofisticação, entretanto, não significará necessariamente uma melhoria no do ser humano enquanto espécie.

Estamos apenas em um ambiente mais coerente com tamanho de nossa população.

O ser humano continua o mesmo com todos seus problemas de relação com ele mesmo e com os outros.

E pior com muito mais gente para se entender, esbarrar, brigar, discutir, do que tínhamos antes!!!

 Não resta dúvida que com a rede a sociedade modificará, a médio e longo prazo, todas as nossas instituições.

O resultado do livro impresso, por exemplo,  foi o atual regime parlamentar republicano inaugurado na Revolução Francesa.

Se hoje apresenta diversos problemas de representação e validação, foi aparentemente, entretanto, algo bastante menos autoritário, do que o poder de um rei, indicado por Deus, cercado do poder dogmático da Igreja por todos os lados .

A Internet, lembro, é apenas uma tecnologia de informação, que muda culturas, mas não a nossa relação de cada um consigo mesmo, passo fundamental para repensarmos o planeta.

Assim, não acredito que, por ela mesma, a felicidade virá , mas temos muito espaço (e como temos!) para levantar novas discussões como esta neste momento.

(E por falar em procurar da felicidade, não seria mais sábio buscarmos a serenidade para enfrentar os momentos fáceis e difíceis da vida?)

Nessa direção, recomendo fortemente o  livro “A Sociedade do Futuro”, do  historiador Arnold J Toynbee” –  que estou lendo . Vou postar mais sobre a publicação em breve, que defende, entre outras coisas, depois de estudar durante toda a vida a história da humanidade, um caminho espiritual (não necessariamente religiosa) com uma forte revisão da nossa relação umbilical com nossos egos – diria eu – doentes e  problemáticos.

Tem vários exemplares usados para comprar na Estante Virtual.

Fui e pergunto: que dizes?

4 Responses to “Seremos mais felizes com a Internet?”

  1. A Internet Brasileira está sendo grampeada!

    Descoberto grampo nos sites visitados e e-mails dos Juízes, Parlamentares, Governo e de toda a internet Brasileira. Os principais provedores também estão envolvidos. O assunto é tão grave que foi encaminhado a mais de 13 mil juízes.

    E ainda:
    – 1,6 milhões de boletos maliciosos.
    – Salário dos 56 empregados do Registro.br
    – CGI.br aplica golpe no mercado
    – Resumo das falcatruas do CGI.br/NIC.br/Fapesp.br.
    – mais de 40 mil advogados foram trapaceados pelo CGI.br.
    – CGI.br esquece R$ 149 milhões a quatro anos na conta da Fapesp.
    – Cobrança ilegal e arbitrária contra os provedores
    – Onde foram parar cerca de R$ 400 milhões?
    – O Brasil não adere a Câmara Arbitral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) o que “dificulta muito as disputas por domínios ‘.com.br’”
    – Fapesp – 10.000 pesquisadores envolvidos em importação irregular.

    Incrível: CGI.br cria um substituto para o Diário Oficial da União que chamam de Resolução Pública criada e editada por um grupo de empresários que compõe o CGI.br

    Declarações do CGI.br (Demi Getschko)

    – “O registro de domínios não é regido pelas leis deste país. Nós fazemos o que bem entendemos e se não concordam que registrem seus domínios fora do Brasil. Aqui nós somos a lei. Não necessitamos publicar nada no DOU porque somos uma ONG particular. E por este motivo que a partir de agora vamos trabalhar com mediação. Não queremos depender da nossa justiça”

    – Sobre a internet: “o modelo americano é uma burrice” (porque não permite embolsamentos).

    – “Neste país, a chance de alguém estar totalmente legal tende a zero, dado o emaranhado de leis que podem ser “sacadas” a critério de quem quiser alegar ilegalidade ou exercer algum poder constritivo (“boa constrictor” = jibóia)” e “especialmente se considerarmos o péssimo nível intelectual e ético de boa parte do senado.”

    Conheça as técnicas para evitar que seus e-mails ou sites visitados sejam grampeados

    Veja tudo isto no site:

    W W W . A B U S A N D O . I N F O

  2. […] Não seremos mais felizes com a Web, mas teremos chances de mudar algumas coisas, sabendo que o ser humano continua o mesmo com a sua violência inata, desde que descemos das árvores no passado. […]

  3. […] Já disse isso várias vezes no blog, inclusive na discussão sobre felicidade e Internet. […]

Leave a Reply

WhatsApp chat