Feed on
Posts
Comments

A Hillary Clinton disse no México que o muro que separa os dois países não é a solução, mas, na mesma matéria, informa-se que os EUA continuarão a construir a parte que falta da obra.

O que se fala e o que se faz.

O que se fala e o que se faz.

O Lula, por exemplo, diz que o governo dele é voltado para o povo, mas os lucros dos bancos nunca foram tão grandes.

A diferença do que falamos para o que realmente fazemos, muito mais do que um problema político passou a ser um dilema tecnológico-informacional, pois no mundo carente de relevância a mentira (ou melhor, o desconhecimento da verdade pelo prório usuário) atrapalha cada vez mais.

O Google, principal representante desse futuro, por exemplo, anunciou que  já se basear somente naquilo que o usuário busca, mas também no website que visita.

É a tentativa de substituir o modelo atual do “aquilo que eu digo ou acho que faço”, por aquilo que “realmente faço e necessito”.

Essa inteligência necessária na rede para ampliar a relevância  exige a chegada de um novo personagem: o robô inteligente.

O meu robô....

O meu robô....

Qual a diferença dos softwares que temos hoje em dia na Web para o que vamos chamar de robôs inteligentes?

A Web, de certa forma é burra, não aprende com seus usuários.

Já os robôs aprenderão com os nossos hábitos, utilizando códigos de inteligência artificial, a partir das nossas ações, cliques, visitas, hábitos.

Sim, poderemos programar manualmente os nossos robôs.

E podemos dizer também quando vamos querer que ele aja automaticamente.

Mas a idéia é que “alguém artifical” estará nos ajudando a lidar e filtrar a massa cada vez maior de informação.

Seu personal robô assistente.

É uma escalada na qual tivemos para nos apoiar a recuperar e filtrar grandes massas da informação, entre outros,  as fichas catalográficas, os computadores, o Altavista, o Google e agora os robôs inteligentes.

Alguns softwares anti-spam, por exemplo,  já vâo nessa direçâo, aprendendo com seus hábitos para saber quem é e quem não é spammer.

A Inteligência Artificial será apenas um novo tipo de código desenvolvido por pessoas, que têm determinado tipo de opções pré-definidas com os quais o usuário vai interagindo e utilizando áreas de códigos e da base de dados em lugar de outras.

Diria que um campo novo e espetacular para quem quer o iniciar uma nova carreira, tanto na área de tecnologia, que precisará de programadores para os novos códigos, quanto para o  pessoal de informação, para quem caberá a concepção, a interface e o ajuste fino na relação de uso.

Um campo e tanto que se abre....

Um campo e tanto que se abre....

Do ponta de vista conceitual, é o surgimento de uma nova articulação entre os humanos na área informacional: tivemos camadas, no qual predominaram  o um para um (na rede de conhecimento oral), um para muitos  (na rede de conhecimento escrita), muitos para muitos  (na atual rede de conhecimento digital), e agora o eu-robô e, mais adiante, o robô-robô, um aprendendo e filtrando em cima do outro (na rede de conhecimento da inteligência artificial).

Quando?

Não muito longe.

Me interessa receber e-mails de fulano, mas não quando ele fala do Flamengo..;)

O site que vejo da Coca-Cola não será o mesmo que você vê.

Meu robô sabe que eu não gosto de Coca cafeínada.

E vai aprendendo quando eu clicar no site da Coca e me perguntará quando perceber alguma contradição.

Claro, se eu assim desejar.

(Sempre há a possibilidade na vida de se desligar o celular, sabia disso?) 😉

Viagem?

Nem tanto.

Quer quantos litros de informação?
Quer quantos litros de informação?

O New York Times publicou um artigo sobre softwares educacionais nos quais a Inteligência artificial passa a ser um instrumento importante no ensino nas escolas americanas.

Com esses novos softwares o estudante não só aprende como também ensinam aos robôs, num processo relacional.

O robô aprende com os erros dos estudantes e aprimora as lições. Os resultados são animadores.

Não, os professores não acabam, mas passam a apicultores e depois como gestores de robôs, além do dia-a-dia com a turma.

Se existe a possibilidade de discutirmos uma Web 3.0 (se é assim que vamos chamar a nova rede de conhecimento),  apostaria que estaremos discutindo uma Internet que aprende, cercada de inteligência artificial e de uma relação umbilical dos usuários e com seus robôs pessoais.

Saíremos do atual interação da vez  muitos para muitos para a articulação nova: eu-robô.

(Notem que a passagem de uma rede de conhecimento para outra se caracteriza pela massificação de um novo tipo de articulação informacional entre os humanos. Pela primeira vez, teremos robôs nos ajudando nesse processo, como forma de sobreviver ao caos informacional.)

E mais: a idéia também que os dos robôs pessoais poderão conversar com outros robôs pessoais, formando redes sociais de robôs-robôs, tudo na tentativa de ajudá-lo a ter mais relevância.

O futuro já está presente entre nós, basta ver as pequenas mudas que estão crescendo aqui e ali…

Dá medo?

Dá, mas não tem muito como pular do trem, tem?

O trem me parece cheio...

Me diga...

Um pouco mais sobre essa procura do que as pessoas realmente fazerm on-line no livro Click. Em português. E um capítulo grátis em PDF.

Pós-escrito – 08.04.2009

Robôzinhos em ação:

A Revista Info 278, de abril de 2009,  informa na matéria de “O Barato do Buscapé”,  que fala do “Buscapé na hora” um robozinho que informa ao usuário se a compra que ele está fazendo é a melhor opção entre outras lojas. Um exemplo do início das redes dos robôs? Vamos em frente…

Pós-escrito – 13.04.2009

Robôzinhos em ação:

O Globo de ontem publicou entrevista (precisa de assinatura – grátis – para acessar) com Luiz Alberto Oliveira, que aponta nessa direção do mundo de robôs, não falando apenas dos robôs na rede.luiz_alberto

Pós-escrito – 04.05.2009

Invention Could Revolutionize Internet Research

Sunday, 3 May 2009


The biggest internet revolution for a generation will be unveiled this month with the launch of software that will understand questions and give specific, tailored answers in a way that the web has never managed before.

4 Responses to “A web 3.0 será a rede dos robôs?”

  1. cnepomuceno disse:

    O artigo que citei acima:

    Dois cafés e a conta… por Mauro ventura

    Revista O Globo

    Assim que terminou a entrevista, Luiz Alberto Oliveira foi para sua casa e, depois, seguiu para o apartamento de Oscar Niemeyer. Como faz toda terçafeira, há oito anos, ele coordenou, sentado na cabeceira, um encontro que reúne uns poucos privilegiados em torno de assuntos como física, cosmologia, literatura, história, filosofia e arquitetura. Naquela noite, o tema surgiu a partir de uma pergunta de Niemeyer sobre Platão. “Fomos da arquitetura da cidade grega até as tecnologias das grandes navegações”, diz esse físico, de 56 anos, doutor em cosmologia, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e professor de história e filosofia da ciência. As reuniões, das 20h30m às 22h30m, são sagradas. ?Se ficar resfriado e não for, ele reclama?, diz, com bom humor. Oliveira, que começa dia 30 na Casa do Saber o curso “Grandes ideias e marcos da história das ciências”, elogia iniciativas como a de Jorge Sá Martins na UFF de querer reciclar professores de ensino médio de física. O ensinamento mais precioso que já recebeu de Niemeyer foi: “A luta pela beleza, pela vida e pela liberdade é longa.”
    *REVISTA O GLOBO: Em seus cursos, você costuma dizer que vem um novo homem por aí. Como será ele?

    LUIZ ALBERTO OLIVEIRA*: Não seremos os mesmos nem viveremos como nossos pais. A civilização está em processo de mutação. Não que o humano deixará de existir, mas ele será diversificado, multiplicado, pluralizado. Será uma versão 2.0 da espécie, híbrido de homem e máquina.

    *Como será essa fusão entre homem e máquina?

    *Já estamos cruzando cérebro com computador. No futuro, vai ser possível que pessoas incapazes de se movimentar controlem a cadeira de rodas com o pensamento. No Japão já há testes para ajudar, com pernas artificiais, idosos com dificuldade de locomoção. Ao mexer as próprias pernas, eles mexem as mecânicas. Num primeiro momento, é com gesto. No segundo, com fala. Depois, com o olhar, até que será diretamente com o pensamento. O brasileiro Miguel Nicolelis, na Universidade de Duke, implantou eletrodos no cérebro de um macaco, que comandou as pernas de um robô no Japão. Também será possível ampliar a força por algum tipo de associação entre corpo humano e artefato, como um esqueleto externo que permita carregar grandes pesos. Só que, em vez do controle manual, será pelo pensamento.

    *O ritmo das mudanças tem sido cada vez maior…

    *Há uns 20 anos, metade da Humanidade jamais tinha feito uma ligação telefônica. Em 2008, metade da população ? três bilhões ? tinha celular. Será muito curiosa a definição do que é ser despossuído em 2011, quando 6/7 tiverem o aparelho. Será pobre quem não tiver casa, comida e celular. Uma das características humanas é a sociabilidade. Falamos muito uns com os outros. O celular incrementa isso. Não temos ideia do que vai acontecer na próxima geração, quando essa capacidade de socialização for explorada. Fui a uma festa e havia jovens tirando fotos e filmes pelo celular e passando para um grupo em outra festa, e vice-versa. Eles estavam em duas festas ao mesmo tempo. O celular se espalhou dessa forma em pouco mais de 20 anos. Já uma tecnologia decisiva como o arado pesado, que cava fundo o solo e aumenta a produção, demorou três séculos para ir da Andaluzia à Germânia. É como se hoje a gente condensasse muito futuro no presente. O presente fica gordo de futuro.

    *Dê exemplos de outras mudanças que virão.

    *Com os avanços da medicina e o controle de moléstias genéticas, a longevidade de algumas pessoas poderá não ter limite. Conforme o grau de acesso aos recursos médicos e à nutrição básica, surgiria uma situação inédita. Pela primeira vez haveria uma separação da população por castas etárias: uma legião de efêmeros, uma minoria de duráveis e uma elite de perpétuos.

    *Mas nem todo mundo poderá usufruir disso…

    *Há um contraste que vai se exacerbar. De um lado, essa minoria de perpétuos. Do outro, a vida desvalorizada do jovem que vai morrer baleado, aqui ou no Afeganistão. Isso vai se agravar, à medida que os meios de alcançar a longevidade serão restritos, porque decorrem de pesquisas de ponta. Vemos outra situação extrema: de um lado, a produção de super-humanos, com tônus muscular mais adequado, nutrição a mais saudável possível; do outro, a dupla epidemia de obesidade e desnutrição. Indica um desbalanço. Onde está o humano aí? Para o lado do super ou do sub?

Leave a Reply

WhatsApp chat