Estive ontem no evento da IBM “Lotus Sphere 2009″ e assisti a palestra de Luiz Prohmann, responsável pela implantação de uma Intranet colaborativa no HSBC, premiada pelo Nielsen Norman Group como uma das 10 melhores do mundo.

Apresentaçao aqui.

Palestra da HSBC no evento da IBM.

Palestra da HSBC no evento da IBM.

Das boas práticas para quem vai seguir os caminhos destaco do que vi ontem:

1- antes de começarem o projeto, entrevistaram, segundo eles, mais de 3500 funcionários dos mais diferentes escalões para saber os rumos a serem tomados, em um processo de baixo para cima, o que é fundamental para acertar os rumos do projeto;

2- optaram pela implantação gradual por fases, nas quais os usuários estão colhendo benefícios a cada etapa;

3- o pessoal da TI, (no caso Luiz Prohmann) falou na palestra – e tem isso como norma na implantação – de que se trata de um processo cultural e não tecnológico.

O que ainda me chamou a atenção:

1) lembrou que a palavra co-laborar, vem do latim laborar, trabalho, o que nos ajuda na a nossa velha bandeira do blog que colaborar é trabalhar juntos.

(Viajei no termo eu-laborar, que seria o trabalho do eu sozinho, ou dos departamentos isolados.)

2) a reafirmação da luta de todos contra a visão quadrada e compartimentada da troca de informações nas empresas, um slide bom sobre isso foi apresentado:

Como é e como deveria ser...

Como é e como deveria ser...

3- os anexos de e-mail agora são colocados na Intranet e depois vão, via links, para o destinatário, preservando e armazendo estes documentos de uma forma lógica e recuperável;

4-ainda: um banco afirmar que a colaboração veio para ficar e é apenas uma questão de tempo….fortalece bem a idéia, ligando ela, inclusive à produtividade, veja o slide:

O futuro virá...não tem alternativa...

4- por fim, a criação de blogs para o presidente, agora para diretores e a perspectiva para departamentos. Ainda vão chegar, não falaram nisso, de um para cada funcionário. E me parece que vão ainda pensar na idéia de que tudo que um empregado fizer vai para o seu blog, como tenho postado aqui.

Vou fazer contato com o palestrante para ver se consigo a palestra deles para meus 20 leitores.

É isso…

Ainda sobre a minha ida lá falarei:

Como as ferramentas das grandes empresas, tipo IBM, estão tentando chegar ao quarto de um adolescente, no mundo que virou de cabeça para baixo no qual a inovação de software está nas garagens e não nos grandes laboratórios. E ainda que a inovação hoje não é mais a idéia das ferramentas, mas como o mundo dos adolescentes vai “cair” no mundo formal corporativo, aí está o novo desafio, pois não se trata de como sera, pois já é, mas como se adequará, engraçado né…

Aguardem.

—————————

Pós-escrito – 2 de abril de 2009

Segue foto oficial do evento:

dsc09076