Estive ontem no evento da IBM “Lotus Sphere 2009” e assisti a palestra de Luiz Prohmann, responsável pela implantação de uma Intranet colaborativa no HSBC, premiada pelo Nielsen Norman Group como uma das 10 melhores do mundo.
Das boas práticas para quem vai seguir os caminhos destaco do que vi ontem:
1- antes de começarem o projeto, entrevistaram, segundo eles, mais de 3500 funcionários dos mais diferentes escalões para saber os rumos a serem tomados, em um processo de baixo para cima, o que é fundamental para acertar os rumos do projeto;
2- optaram pela implantação gradual por fases, nas quais os usuários estão colhendo benefícios a cada etapa;
3- o pessoal da TI, (no caso Luiz Prohmann) falou na palestra – e tem isso como norma na implantação – de que se trata de um processo cultural e não tecnológico.
O que ainda me chamou a atenção:
1) lembrou que a palavra co-laborar, vem do latim laborar, trabalho, o que nos ajuda na a nossa velha bandeira do blog que colaborar é trabalhar juntos.
(Viajei no termo eu-laborar, que seria o trabalho do eu sozinho, ou dos departamentos isolados.)
2) a reafirmação da luta de todos contra a visão quadrada e compartimentada da troca de informações nas empresas, um slide bom sobre isso foi apresentado:
3- os anexos de e-mail agora são colocados na Intranet e depois vão, via links, para o destinatário, preservando e armazendo estes documentos de uma forma lógica e recuperável;
4-ainda: um banco afirmar que a colaboração veio para ficar e é apenas uma questão de tempo….fortalece bem a idéia, ligando ela, inclusive à produtividade, veja o slide:
4- por fim, a criação de blogs para o presidente, agora para diretores e a perspectiva para departamentos. Ainda vão chegar, não falaram nisso, de um para cada funcionário. E me parece que vão ainda pensar na idéia de que tudo que um empregado fizer vai para o seu blog, como tenho postado aqui.
Vou fazer contato com o palestrante para ver se consigo a palestra deles para meus 20 leitores.
É isso…
Ainda sobre a minha ida lá falarei:
Como as ferramentas das grandes empresas, tipo IBM, estão tentando chegar ao quarto de um adolescente, no mundo que virou de cabeça para baixo no qual a inovação de software está nas garagens e não nos grandes laboratórios. E ainda que a inovação hoje não é mais a idéia das ferramentas, mas como o mundo dos adolescentes vai “cair” no mundo formal corporativo, aí está o novo desafio, pois não se trata de como sera, pois já é, mas como se adequará, engraçado né…
Aguardem.
—————————
Pós-escrito – 2 de abril de 2009
Segue foto oficial do evento:
Muito interessante. “Intranet 2.0” era um termo que eu ainda não tinha ouvido falar. Sempre bom saber como funcionam as coisas em outras grandes empresas.
Gostei do termo “eulaborar”, na prática é amplamente mais utilizado que seu irmão colaborar.
legal isto,
adoraria receber a palestra no meu e-mail também.
Aliás, ele falou quem vai desenvolver essa web 2.0? se vai ser alguma empresa ou o próprio HSBC?
Abraço!
Prezado Cassius,
A Intranet 2.0 já é uma realidade no HSBC , já está implementada e outras ondas serão implementadas ao longo dos próximos 2 anos.
Quem desenvolveu esse projeto junto com o HSBC foi uma reconhecida empresa brasileira especializada em Gestão do Conhecimento e Portais Corporativos.
As ferramentas que fazem parte da solução do HSBC são da IBM (http://www-01.ibm.com/software/lotus/) :
– Correio, Calendário e Contatos : IBM Lotus Notes
– Portal : IBM Wesbphere Portal
– Redes Sociais : IBM Lotus Connections
– Comunidades de Prática : IBM Lotus Quickr
– Comunicação e Colaboração Unificada : IBM Lotus Sametime
Atenciosamente,
Leonardo
Prezado Nepomuceno,
Não esqueça de min, tenho interesse neste tema, trabalho com sharepoint em aplicação semelhante. Tens informações se eles usam Wiki e em que situação? nós aqui utilizamos com sucesso no manual da gerência como uma espécie de “roteador” de informações.
Felicidades,
Formanski
Formanki, se conseguir algo vou postar aqui, vamos ver…
[…] que o HSBC optou por focar essa mudança para Empresa 2.0, a partir do projeto que batizei no outro post de “Intranet 2.0“. Estão migrando de uma Intranet antiga para uma nova e, intuitivamente, migrando para um […]
Caro Nepomucemo,
Gostaria de obter uma cópia da palestra.
Obrigado,
Marcos, estou batalhando, aguarde…
Link para baixar as apresentações e fotos do evento (de SP).
http://www-03.ibm.com/e-business/br/campaign/2009/downloads/palestras_lcty.zip
Cassius
Complementando a informação do Leonardo, o desenvolvimento do projeto INTRANET no HSBC tem uma equipe propria e contou com uma empresa especializada em gestão do conhecimento e uma empresa integradora de soluções de TI.
Um projeto bastante complexo, interessante e que deu bastante trabalho para se tornar uma realidade.
Abraço
Luiz Prohmann
Formanski
No HSBC, utilizamos o conceito de Wiki dentro do que denominamos Sites Departamentais, onde o objetivo é que todas as informações do departamento fiquem hospedadas e recebam um processo adequado de governança.
Se for de seu interesse podemos trocar experiência sobre o assunto.
Abraço
Luiz Prohmann
Luís, queria agradecer a atenção e a visita e estaremos em contato para continuar publicando as experiências do HSBC aqui no blog.
Um forte abraço,
Nepomuceno.
Luiz Prohmann,
Tenho interesse sim, nós aqui temos, no manual da gerência, basicamente um livro eletrônico, semelhante ao conceito do manual da qualidade, onde na primeira página temos um sumário baseado em processos e competências essenciais, onde um dos processos é o Roteiro dos Novos, um guia para os que estão chegando agora no grupo, formado por outra página wiki que possui conteúdo espécífico e links, fotos para partes específicas do manual. Nosso objetivo é graduar a memória do usuário com quantidade de informações digeríveis e a medida que o usuário necessite de maiores detalhes pode, pelo sumário, buscar informações específicas, lembrando que estamos em um portal onde o recurso de busca está disponível em um banco de dados específico da gerência. Peço ao Nepomuceno que se pronuncie, indicando se este tipo de “diálogo” cabe neste forum.
Felicidades,
Formanski
Formanski, e Luiz,
estou com a idéia de fazer um wikishop, só reunindo projetos que realmente estâo acontecendo na Web 2.0
Alguma coisa de um dia ou dois.
Acredito que o mercado está maduro para que isso aconteça.
Pode ser presençial ou virtual.
Podemos começar a discutir isso por aqui.
Vocês apoiariam a idéia?
Que dizem?
Abraços,
Nepomuceno.
Eu apoio, participo de um grupo GIGCI – Grupo interativo de gestão do conhecimento e inovação e sujeito termos adesões lá também.
Formanski
[…] Se olha para o lada e ainda não temos exemplos suficientes no Brasil, talvez a IBM ou o HSBC. […]
[…] (Um exemplo é a Intranet 2.0 do HSBC.) […]
Nepo,
Você poderia me passar os arquivos do HSBC. O link está quebrado. Talvez eles tenham tirado o arquivo de lá.
abraços, Flavio
Flavio, realmente o link saiu do ar.
Vou procurar ver isso.
abraços,
Nepomuceno.
PS – não tenho o arquivo comigo.
Pessoal,
http://nepo.com.br/2009/08/06/a-intranet-do-hsbc-a-apresentacao/
Pronto, link restabelecido!
[…] Ambos os conceitos aparecem e começam a dialogar de novo, entrar muitas vezes um conflito, impondo à sociedade a redefinição do termo co-laborar (trabalhar juntos), como ocorreu, por exemplo, na palestra do HSBC. […]
[…] A Intranet 2.0 do HSBC. […]
[…] A Intranet 2.0 do HSBC. […]
[…] ideia de revisar o conceito de colaboração veio do pessoal da HSBC, ao implantarem a Intranet 2.0 […]
[…] ideia de revisar o conceito de colaboração veio do pessoal da HSBC, ao implantarem a Intranet 2.0 […]
[…] + aqui […]
[…] Para quem se interessa pelo assunto, vale a pena conferir este case do HSBC: http://nepo.com.br/2009/03/20/a-intranet-do-hsbc […]
[…] – Para quem se interessa pelo assunto, vale a pena conferir este case do HSBC: http://nepo.com.br/2009/03/20/a-intranet-do-hsbc […]
[…] Tenho coisas sobre isso aqui. sthefan Sthefan Berwanger Excesso de tecnologia, não apodrece a sociedade, já que temos pessoas ainda com pé no barro? (@cnepomuceno live onhttp://twitcam.com/5kw0q) 9 hours ago […]