Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Resumo feito pelo Tio Bard:

O texto aborda o tema da felicidade, destacando que ela é um conceito complexo e que pode ser compreendida de diferentes maneiras, ficando no epicentro do controle da sociedade. O autor argumenta que a felicidade não é algo que pode ser controlado diretamente, mas que é preciso um conjunto de cuidados para que ela floresça.

O texto apresenta dois paradigmas sobre felicidade: a felicidade mais fraca e a felicidade mais forte. A felicidade mais fraca é baseada em bens e coisas, é de curto prazo e está mais associada aos conceitos de sucesso mainstream. A felicidade mais forte é baseada em valores e sensações, é de longo prazo e está mais associada à individualidade.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Felicidade, repito, não é chuva, mas chuveiro que exige regulagem todos os dias.
  2. A Felicidade é como uma planta: por mais que se queira que ela floresça é preciso um conjunto de cuidados para que as flores brotem.
  3. Sucesso e Felicidade definem o rumo que as pessoas terão na vida e isso faz que se tornem temas FORTEMENTE políticos.
  4. A noção de Sucesso e Felicidade estão no epicentro do controle de qualquer ambiente social.
  5. Me diga como você pensa Felicidade e Sucesso e te direi quem és.
  6. Me diga como um determinado ambiente da sociedade dissemina o conceito de Felicidade e Sucesso e te direi o grau de centralização ou descentralização do mesmo.
  7. Temos a fantasia de que compramos a felicidade no site “Feliz Agora” e ela, com certeza, vai chegar, como um pacote da Amazon vai chegar, na minha porta no dia seguinte.
  8. Um Projeto de Felicidade Mais Forte demanda uma série de visões e atitudes para que determinados sentimentos – que nascem de dentro para fora – passem a ser mais frequentes na nossa vida.
  9. Você não manda nos seus “Cachorrinhos Internos”. No máximo, o que você faz é aprender, com o tempo, a lidar com eles para que eles balancem o rabo e não te mordam.
  10. Seus Cachorrinhos Internos são uma espécie de cliente que você precisa aprender a agradar e fidelizar tanto quanto os clientes externos.

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

“Cada ser em si carrega o dom de ser capaz, de ser feliz.”. – Almir Sater.

Temos visto por aqui que o tema Felicidade é cercado de problemas.

Não é à toa.

Sucesso e Felicidade definem o rumo que as pessoas terão na vida e isso faz que se tornem temas FORTEMENTE políticos.

A noção de Sucesso e Felicidade estão no epicentro do controle de qualquer ambiente social.

Me diga como você pensa Felicidade e Sucesso e te direi quem és.

Me diga como um determinado ambiente da sociedade dissemina o conceito de Felicidade e Sucesso e te direi o grau de centralização ou descentralização do mesmo.

Assim, é preciso dizer que:

Quando queremos ajudar as pessoas a desenvolver Projetos de Felicidade Mais Fortes temos OBRIGATORIAMENTE que enfrentar a “banheira de piche” dos Paradigmas equivocados sobre o tema.

Vivemos hoje, aliás, a passagem dos conceitos de Felicidade 1.0 (da Gestão) para o 2.0 (da Curadoria):

  • Felicidade Curadora ou 2.0 – Felicidade que pode ser praticada dentro das novas Tecnopossibilidades Digitais;
  • Felicidade Gestora ou 1.0 – Felicidade que era praticada dentro dos limites das Tecnopossibilidades da Oralidade e da Escrita.

Um dos Paradigmas equivocados sobre Felicidades mais difundidos é de que controlamos diretamente nossa felicidade. Isso não acontece.

A Felicidade é como uma planta: por mais que se queira que ela floresça é preciso um conjunto de cuidados para que as flores brotem.

Felicidade, repito, não é chuva, mas chuveiro que exige regulagem todos os dias.

Um Projeto de Felicidade Mais Forte demanda uma série de visões e atitudes para que determinados sentimentos – que nascem de dentro para fora – passem a ser mais frequentes na nossa vida.

E aí temos um impasse entre duas visões sobre Projetos de Felicidade:

  • Felicidade Mais Fraca – menos reflexiva, mais operada pela Mente Primária do que pela Secundária, de curto prazo, mais baseada em coisas do que em valores, mais exógena (de fora para dentro do que de dentro para fora), que se aproxima mais dos conceitos de sucesso mainstream por ser mais massificada;
  • Felicidade Mais Forte – mais reflexiva, mais operada pela Mente Secundária do que pela Mente Primária, de longo prazo, mais baseada em valores do que em coisas, mais endógena (mais baseada de dentro para fora do que de fora para dentro), que se distancia mais dos conceitos de sucesso mainstream por ser mais personalizada.

Repare que a Felicidade baseada em bens e coisas imagina que ser mais feliz é algo direto. 

Temos a fantasia de que compramos a felicidade no site “Feliz Agora” e ela, com certeza, vai chegar, como um pacote da Amazon vai chegar,  na minha porta no dia seguinte.

Felicidade baseada em valores e sensações, a Mais Forte, entretanto, não funciona desse jeito.

Eu preciso ter visões e atitudes específicas para que os meus “cachorrinhos internos” balancem o rabinho e me gerem, de forma continuada, cada vez mais as Sensações TBMRC (Tranquilidade, Bom Humor, Motivação, Resiliência e Criatividade).

Anote e guarde isso para toda a sua vida: 

Você não manda nos seus “Cachorrinhos Internos”. No máximo, o que você faz é aprender, com o tempo, a lidar com eles para que eles balancem o rabo e não te mordam.

Seus Cachorrinhos Internos são uma espécie de cliente que você precisa aprender a agradar e fidelizar tanto quanto os clientes externos.

Assim, num Projeto de Felicidade Mais Forte você precisa conhecer as demandas dos seus cachorrinhos para que eles possam abanar o rabinho para você.

Não é algo que você determina, de forma direta: “olha galera canina vamos acordar motivados, criativos, resilientes, bem humorados e tranquilos, pois eu quero e estou mandando.”

Isso não rola.

É preciso escolher tanto a forma de ver a Felicidade quanto praticar as atitudes para que possamos gerar as sensações mais positivas, vejamos as siglas para facilitar o processo:

  • Visão – passar pelo processo VCQPMDTA (Ter uma Visão de Cenário Forte, Questionar os Paradigmas Mainstream e Descobrir o Tapete de Aladim);
  • Atitudes – passar a ter atitudes que geram mais bem estar, na linha FGHEAD (Foco, Gratidão, Honestidade, Empreendedorismo, Aprendizado e Disciplina);
  • E, por fim, permitir que as sensações TBMRC possam fluir.

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.

Tenho duas sugestões para que você possa apoiar e participar do nosso projeto:

a) entrar para a escola na décima primeira imersão batizada de Felicidade 2.0. O valor é de R$ 715,00, ficando até o final de junho de 2024.

Terá com isso: áudios de 18 minutos todos os dias, acesso ao novo livro “Sapiens 2.0: como viver melhor em um mundo muito mais descentralizado, dinâmico e inovador?”, participação nas lives mensais lives.

Basta depositar no pix / cnepomu@gmail.com

b) caso esteja sem tempo para entrar para a escola, mas gosta muito do nosso projeto, peço que colabore com um PIX para mantê-lo vivo, pode depositar qualquer valor no seguinte e-mail: cnepomu@gmail.com

Quem depositar qualquer valor, poderá fazer os cursos avulsos que faremos ao longo do semestre.

Agradeço à adesão à escola ou a colaboração via PIX para o nosso projeto.

Forte abraço,

Nepô.

Com prazer informo que meu novo livro foi este mês para as livrarias. Já está à venda na Amazon: https://a.co/d/3r3rGJ0

 

 

Leave a Reply