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O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Resumo feito pelo Tio Bard:

A Metodologia Bimodal para Escola de Pensamento 2.0 foi modificada para que a produção dos textos seja coordenada no Google Docs. O “Escritos do Nepô de 2024” passa a ser o espaço para brainstorms conceituais, enquanto a produção mais organizada será feita em livros específicos, como “Metodologia de Leitura de livros Didáticos”, “Reflexões do Nepô sobre o trabalho de Conceituador” e “Felicidade Blockchain”.

A Revolução Midiática, que ocorre no início de cada Era Civilizacional, representa a migração de poder do centro para as pontas. Isso significa que as pessoas passam a ter mais opções e, consequentemente, mais poder de escolha. No Mercado 2.0, as organizações que querem competir precisam se preocupar muito mais com o cliente do que nos tempos do Mercado 1.0. Isso porque o cliente está mais maduro e com mais opções, e sempre haverá um concorrente pronto para roubar seu negócio. A ideia de se ganhar dinheiro pelo dinheiro sem propósito de longo prazo não se sustenta no Mercado 2.0. Isso porque o cliente está mais exigente e sempre buscará empresas que tenham um propósito claro e que entreguem felicidade.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Os concorrentes da Curadoria 1.0 não virão de organizações similares uberizadas, mas de novas blockchenizadas.
  2. No Mercado 2.0, há mais espaço para os missionários, pois passa a ser possível uma relação mais próxima com os clientes.
  3. Um Propósito Mais Fraco ficou mais difícil de ser praticado no Mercado 2.0, pois o cliente passou a ter mais poder e a concorrência é muito maior.
  4. Quando se imagina uma empresa com mais propósito, estamos falando de se concentrar em tudo aquilo que aumenta a felicidade do cliente.
  5. Organizações foram criadas para tornar o Sapiens mais feliz, através de alguma atividade, que entrega bens tangíveis ou intangíveis.
  6. “O bordão “precisamos focar no cliente”, assim, não é uma opção, mas uma obrigação dos novos tempos.
  7. Organizações que querem disputar o Mercado 2.0 passam a ser obrigadas a se preocupar muito mais com o cliente do que nos tempos do Mercado 1.0.
  8. Quanto mais uma mídia é descentralizada, maior será o poder das pontas sobre o centro.

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

“Vivemos a oposição entre missionários e mercenários. Os jovens tendem a ser mais missionários.”Paulo Veras.

Permitam um parênteses, antes de entrar no texto.

O presente texto “Escritos do Nepô de 2024” modifica a Metodologia Bimodal para Escola de Pensamento 2.0  

Até a 10ª Imersão o epicentro da produção dos textos era o meu blog (nepo.com.br). Isso mudou agora.

A produção do texto tem sido dentro do Google Docs, de forma coordenada, pois aqui temos:

  • A sequência de textos que pode ser acessada por interessados de forma integrada e que será disponibilizada na Amazon;
  • A produção do Glossário, tanto de Conceitos Novos e Antigos;
  • Bem como a Bibliografia sugerida.

Dentro deste ponto de vista, a produção conceitual da Bimodais passou a ser:

  • “Escritos do Nepô de 2024”, que passa a ser o espaço para Brainstorms Conceituais, com registro e organização;
  • A Produção mais Organizada, tal como: “Metodologia de Leitura de livros Didáticos”, “Reflexões do Nepô sobre o trabalho de Conceituador” e o livro central e mais importante do ano “Felicidade Blockchain”.

Houve também, em função da mudança, a possibilidade de curtir mais, por exemplo, o livro “Unicórnio verde-amarelo” , de Paulo Veras e Tania Menai, que tem sido guia inspirador ao longo da atual semana.

Fato é que o meu “Galo Leitor” cantou mais alto com o livro de Veras e Menai.

Feito o parênteses, entremos no texto.

O depoimento da trajetória da 99 apresenta bem o cenário dos novos Paradigmas da Curadoria, fundamentais para grupos e pessoas viverem melhor na Civilização 2.0.

Dizem eles: 

“A equipe compartilhava do nosso sonho. Buscava, de verdade, construir uma história a longo prazo. Boa parte do time abriu mão de salários mais polpudos para se juntar a nós. A gente ralava muito, dava prioridade aos clientes, às relações com todas as pontas envolvidas na start-up e a todas as questões do negócio. Adoro o título do livro de Howard Schultz , então CEO da Starbucks: “Pour Your Heart Into It” (Dedique-se de coração). O compromisso de “despejar o coração”.// “Eu costumava repetir para o time que a gente iria refundar a empresa a cada três meses.”// “O modelo de gestão segue a filosofia de dar autonomia às pessoas . Todo mundo é um pouco dono da sua área . É um modelo descentralizado , pouco hierárquico , em que se delega o poder de resolver problemas.”

O que podemos aprender e refletir sobre tudo isso?

Em primeiro lugar, precisamos ter a compreensão de que no início das Eras Civilizacionais, com a chegada de uma Revolução Midiática, temos uma forte retomada do poder das pontas.

Eis a Regra Bimodal da relação entre mídia e poder:

  • Quanto mais uma mídia é centralizada, maior será o poder do centro sobre as pontas;
  • Quanto mais uma mídia é descentralizada, maior será o poder das pontas sobre o centro.

Vivemos hoje a migração de poder do centro para as pontas e uma série de Paradigmas começam a se ajustar nesse processo.

Numa Revolução Midiática, o cidadão passa a ter mais opções, ganhando mais poder de escolha e isso dá a ele mais poder.

Organizações que querem disputar o Mercado 2.0 passam a ser obrigadas a se preocupar muito mais com o cliente do que nos tempos do Mercado 1.0.

O bordão “precisamos focar no cliente”, assim, não é uma opção, mas uma obrigação dos novos tempos.

A ideia de se ganhar dinheiro pelo dinheiro sem propósito de longo prazo não se sustenta muito, pois:

  • O cliente está mais maduro e com mais opções;
  • E sempre haverá um concorrente pronto para roubar o cliente.

Quando se pensa em propósito, necessariamente, voltamos a falar de felicidade.

Organizações foram criadas para tornar o Sapiens mais feliz, através de alguma atividade, que entrega bens tangíveis ou intangíveis.

Quando se imagina uma empresa com mais propósito, estamos falando de se concentrar em tudo aquilo que aumenta a felicidade do cliente. 

Assim, a ideia de aumentar a Taxa de Propósito passa a ser muito mais afinada com as demandas do Mercado 2.0.

Propósito, segundo o Tio Bard, é a razão de ser de algo ou de alguém. É aquilo que dá sentido à vida, ao trabalho ou a qualquer outra atividade. O propósito pode ser pessoal, profissional ou até mesmo coletivo.

Vejamos como a Revolução de Mídia afeta o Mercado:

  • Nos tempos do Mercado 1.0, o propósito mais mainstream passou a ser a tentativa de monopolizar determinado nicho de mercado, fazer a maior quantidade de dinheiro possível, reduzindo a entrega de felicidade para o cliente. As coisas cresceram de importância e os valores perderam espaço;
  • Já nos novos tempos do Mercado 2.0, o propósito tem sido o de ocupar determinado nicho de mercado, aumentando a felicidade do cliente, colocando o dinheiro em segundo plano.Os valores voltaram a ter mais espaço e as coisas perderam importância.

Podemos definir, assim, dois tipos de Propósito, seja de uma organização ou de um profissional:

  • Propósito Mais Fraco – aquele que é mais baseado em coisas do que em valores, que para prosperar precisa de um ambiente mais centralizado e uma monopolização dos clientes;
  • Propósito Mais Forte – aquele que é mais baseado em valores do que em coisas, que para prosperar precisa de um ambiente mais descentralizado com mais autonomia dos clientes.

Um Propósito Mais Fraco ficou mais difícil de ser praticado no Mercado 2.0, pois o cliente passou a ter mais poder e a concorrência é muito maior.

A tendência, tanto na Inovação Pessoal quanto na Organizacional, passou a ser de um Propósito Mais Forte.

Num Propósito Mais Forte, temos as seguintes tendências:

Pensamento de longo prazo;

  • Foco no cliente, com a procura da Felicidade no processo ganha-ganha com o cliente;
  • Capacidade constante de revisitar os paradigmas;
  • Descentralização das decisões;
  • Passagem da visão de mercado mais mercenária para a mais missionária.

Volto a eles.

“Vivemos a oposição entre missionários e mercenários. Os jovens tendem a ser mais missionários.”

Acredito que a dicotomia mercenários versus missionários expressa bem a passagem que estamos vivendo.

Propósitos Mais Fracos são mais Mercenários do que Missionários.

Eu diria que no Mercado 1.0 os Propósitos Mais Mercenários tinham mais espaço de se dar bem do que no Mercado 2.0.

No Mercado 2.0, há mais espaço para os missionários, pois passa a ser possível uma relação mais próxima com os clientes. 

Fato é que estamos nestas primeiras décadas do novo século tendo a passagem da Gestão para a Curadoria 1.0 (Uberização).

A história da 99 marca bem uma espécie de Gestionamento da Curadoria.

O que isso quer dizer?

A venda da 99 para uma firma chinesa, com um Propósito Mais Fraco, faz parte da crise que a Curadoria 1.0 vive.

Explico.

Houve um rearranjo no qual os grandes players da Curadoria 1.0 conseguiram monopolizar o mercado.

Hoje, é muito difícil que tenhamos uma concorrência mais ampla da Curadoria 1.0, o que faz com que haja uma tendência de aumentar a taxa de Propósitos Mais Fracos e se reduzir a de Propósitos Mais Fortes.

Porém, se analisarmos de forma mais ampla, a competição da Curadoria 1.0 com a própria Curadoria 1.0 me parece com pouco espaço.

Porém, o Cliente 2.0 está cada vez mais maduro e exigente e começa a demandar novas alternativas.

A crise já existente da Curadoria 1.0 com seus clientes nos levará à explosão da Curadoria 2.0, com o uso intenso do Blockchain, que oferecerá novas alternativas para os clientes.

Na verdade, a chegada da Curadoria 2.0 (Blockchenização) será a Revolução dentro da Revolução.

Ou seja.

Os concorrentes da Curadoria 1.0 não virão de organizações similares uberizadas, mas de novas blockchenizadas.

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.

Tenho duas sugestões para que você possa apoiar e participar do nosso projeto:

a) entrar para a escola na décima primeira imersão batizada de Felicidade 2.0. O valor é de R$ 715,00, ficando até o final de junho de 2024.

Terá com isso: áudios de 18 minutos todos os dias, acesso ao novo livro “Sapiens 2.0: como viver melhor em um mundo muito mais descentralizado, dinâmico e inovador?”, participação nas lives mensais lives.

Basta depositar no pix / cnepomu@gmail.com

b) caso esteja sem tempo para entrar para a escola, mas gosta muito do nosso projeto, peço que colabore com um PIX para mantê-lo vivo, pode depositar qualquer valor no seguinte e-mail: cnepomu@gmail.com

Quem depositar qualquer valor, poderá fazer os cursos avulsos que faremos ao longo do semestre.

Agradeço à adesão à escola ou a colaboração via PIX para o nosso projeto.

Forte abraço,

Nepô.

Com prazer informo que meu novo livro foi este mês para as livrarias. Já está à venda na Amazon: https://a.co/d/3r3rGJ0

 

 

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