O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)
Link encurtado: https://encurtador.com.br/nyH29
Os Mapas Mentais do Artigo:
Síntese do Artigo:
Resumo feito pelo Tio Bard:
Para a Bimodais, a felicidade é um projeto consciente de cada pessoa, que visa manter uma sensação continuada de equilíbrio entre motivação, tranquilidade e criatividade. Essa definição enfatiza o aspecto ativo da felicidade, como algo que deve ser construído e não apenas esperado.
O Aprendismo é uma visão geral diante da vida que defende que aprender, de forma continuada e progressiva, é a forma mais sábia ao longo da estada.
O Aprendismo é uma ferramenta fundamental para o Sapiens 2.0, pois nos ajuda a construir uma vida mais feliz e plena, em um mundo em constante mudança.
Frases de Divulgação do Artigo:
- Felicidade é um projeto consciente de cada pessoa, que visa manter uma sensação continuada de equilíbrio entre motivação, tranquilidade e criatividade.
- Felicidade não é algo que cai do céu, mas se constrói.
- A sensação de que estamos criando algo original e único, colocando nosso potencial para fora é algo que aumenta consideravelmente nossa sensação de felicidade.
- Quando defendemos a ideia de que é preciso ter mais Sabedoria, podemos resumir esta demanda como ter um Projeto de Felicidade mais eficaz.
- Quanto mais gente temos no mundo, mais e mais o Sapiens precisa aprender a lidar melhor com as novas taxas de complexidade.
- Uma pessoa mais sábia é aquela que faz escolhas melhores no seu personal Projeto de Felicidade.
- A sugestão do Bimodais é levar a vida focada no aprendizado, em uma linha do Aprendismo.
- Aprendismo, assim, é uma visão geral diante da vida que defende que aprender, de forma continuada e progressiva, é a forma mais sábia ao longo da estrada.
- Não adianta estar muito tranquilo sem motivação e nem muito motivado, mas intranquilo.
- Não adianta estar com uma certa tranquilidade e motivação, mas sem nenhuma criatividade.
- Só conseguimos atingir melhores taxas no nosso Projeto de Felicidade quando conseguimos descobrir as nossas vocações e, a partir delas, criar projetos propositivos de longo prazo.
- A sensação de que estamos criando algo original e único, desenvolvendo os nossos potenciais ao longo do tempo é algo que aumenta consideravelmente nosso bem estar.
O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?
Vamos ao Artigo:
“Cada ser em si carrega o dom de ser capaz, de ser feliz.” – Almir Sater.
(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)
Resumo feito pelo Tio Bard, baseado em texto que escrevi no nosso novo livro “Sapiens 2.0: como viver em um mundo muito mais descentralizado e inovador?“:
Papo Geral sobre Felicidade
Para a Bimodais, a felicidade é um projeto consciente de cada pessoa, que visa manter uma sensação continuada de equilíbrio entre motivação, tranquilidade e criatividade. Essa definição enfatiza o aspecto ativo da felicidade, como algo que deve ser construído e não apenas esperado.
Um projeto de felicidade nos leva a fazer duas escolhas estruturais e fundamentais:
- A visão geral de atitude diante da vida: o que é importante para nós, o que nos motiva, o que nos dá paz de espírito.
- As sensações a serem alcançadas: tranquilidade, motivação e criatividade.
Assim, uma pessoa mais sábia é aquela que faz escolhas melhores no seu próprio Projeto de Felicidade.
Aprendismo como visão geral de atitude diante da vida
Para construir um projeto de felicidade, é preciso escolher valores guia que nos orientem ao longo da jornada. A sugestão do Bimodais é levar a vida focada no aprendizado, em uma linha do Aprendismo.
O Aprendismo é uma visão geral diante da vida que defende que aprender, de forma continuada e progressiva, é a forma mais sábia ao longo da estada.
Métricas para o Projeto de Felicidade
Para medir o sucesso de um projeto, é importante definir métricas que sejam relevantes e mensuráveis. No caso do Projeto de Felicidade, baseado no Aprendismo, as métricas sugeridas são:
Tranquilidade: O sentimento de paz e serenidade.
Motivação: O sentimento de energia e disposição para agir.
Criatividade: O sentimento de capacidade de gerar novas ideias.
Projetos de Felicidade com melhores taxas
Para alcançar uma felicidade mais estrutural e duradoura, é importante dividir o projeto de felicidade em dois campos distintos:
- O campo dos problemas cotidianos: esses problemas são gerados de fora para dentro e são meios para alcançarmos nossos objetivos. Para lidar com eles, é importante desenvolvermos resiliência e flexibilidade.
- O campo dos problemas de propósito: esses problemas são gerados de dentro para fora e são fins em si mesmos. Para lidar com eles, é importante descobrir nossas vocações e criar projetos propositivos de longo prazo.
A felicidade estrutural é aquela que é baseada em projetos propositivos, que nos permitem desenvolver nossos potenciais. Essa felicidade é mais duradoura porque é baseada em algo que vem de dentro de nós, e não de fatores externos.
A felicidade conjuntural, por outro lado, é aquela que é baseada em fatores externos, como eventos ou situações momentâneas. Essa felicidade é mais volátil e não nos traz a mesma sensação de satisfação e realização.
O Aprendismo é uma ferramenta fundamental para o Sapiens 2.0
No contexto do Sapiens 2.0, o Aprendismo é uma ferramenta fundamental por dois motivos principais:
- As Revoluções de Mídia incentivam a descentralização de poder, o que leva a uma tendência geral da procura maior pela Felicidade Estrutural e menor pela Felicidade Conjuntural.
- As Revoluções de Mídia também aumentam o ritmo das mudanças, o que significa que o Aprendismo passa a ser uma escolha fundamental para lidar com um ambiente mais mutante.
Quanto mais gente temos no mundo, mais e mais o Sapiens precisa aprender a lidar melhor com as novas taxas de complexidade. Isso significa que temos que sermos muito mais resilientes diante dos problemas, compreendendo a importância do aprendizado progressivo.
Portanto, o Aprendismo é uma ferramenta fundamental para o Sapiens 2.0, pois nos ajuda a construir uma vida mais feliz e plena, em um mundo em constante mudança.
É isso, que dizes?
“Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” – Leo Almeida.
“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.
“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.
Zap: 21-996086422 (Nepô, chega de MIMIMI!)
Se quiser pegar a parte final da décima imersão, aproveite a promoção: R$ 2o0,00 no pix.
https://a.co/d/3r3rGJ0
Se você gosta dos artigos do Nepô, que tal nos ajudar na nossa pesquisa fazendo um PIX no valor que achar melhor? Pix: cnepomu@gmail.com Te envio um e-book da safra de 2023.
GRIFOS COM LETRAS INICIAIS EM CAIXA ALTA: CONCEITOS BIMODAIS.