O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)
Link encurtado: https://encurtador.com.br/tAOV6
Frases de Divulgação do Artigo:
- Somos, assim, dependentes da inovação, da nossa capacidade de nos reinventar para poder viver, de forma mais adequada, com cada vez mais Sapiens no planeta.
- Assim, inovar, de forma consciente e não instintiva, é algo estrutural na jornada do Sapiens.
- Os estudos científicos sobre inovação, entretanto, ainda estão engatinhando e precisamos reverter este processo.
- O Sapiens é a única espécie do planeta que é muito mais artificial do que natural.
- O Sapiens para virar Sapiens passa por um processo de formatação, quando um conjunto de Paradigmas Estruturais são armazenados na Mente Primária.
- Vivemos hoje uma crise civilizacional, em função da incompatibilidade da complexidade demográfica com os modelos de cooperação disponíveis.
- Nestes momentos de Macrocrises Civilizacionais, há um radical aumento da centralização da sociedade, com a disseminação de determinados Paradigmas Limitantes.
- O Sapiens 2.0 precisará ser muito mais inovador do que foi o 1.0, pois viverá num mundo em que o ritmo das mudanças será muito mais acelerado.
- Se você quer começar a incentivar um processo de aumento de Taxa de Inovação em qualquer pessoa ou grupo, o primeiro passo é questionar o Paradigma Limitante 1: a ilusão de que somos Puros e Não Formatados.
- O Sapiens tem uma Formatação Básica Obrigatória, que o faz ter formas de sentir, pensar e agir que guiam a sua vida.
- Nós NÃO temos um Ser Puro e Original que precisa ser conhecido e resgatado, pois este Ser Puro e Original NUNCA existiu!!!
- Inovar, assim, significa um processo de revisão continuada nos Paradigmas Estruturais com os quais fomos formatados.
O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?
Vamos ao Artigo:
“Ser é se reinventar.” – Rubens Alves.
(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)
Resumo feito pelo Tio Bard e revisado por mim, a partir do manuscrito do meu novo livro, que está sendo escrito: “A Secreta Arte da Inovação”:
O texto “A Arte Secreta da Inovação” trata da importância da inovação para a sobrevivência e o progresso da espécie humana. O autor, Carlos Nepomuceno, defende que a inovação é um processo natural e obrigatório da mente humana, que se dá por meio da revisão contínua dos paradigmas que nos moldam.
Para Nepomuceno, a inovação é fundamental para que a humanidade possa se adaptar às mudanças constantes do mundo em função do aumento progressivo da população. Ele afirma que o Sapiens é a única espécie do planeta que é capaz de inovar, e que essa capacidade é essencial para a nossa sobrevivência.
O autor divide a mente consciente humana em três esferas:
- Mente Primária: é a mente automática, que armazena os nossos paradigmas herdados da família, da escola e da sociedade.
- Mente Secundária: é a mente reflexiva, que é responsável pela revisão e aprimoramento dos paradigmas armazenados na Mente Primária.
- Bancada Criativa: é um espaço mental onde os paradigmas são revisados e novos paradigmas são criados e armazenados novamente na Mente Primária.
Nepomuceno afirma que a inovação ocorre quando a Mente Secundária identifica um problema nos paradigmas armazenados na Mente Primária. Quando isso acontece, os paradigmas são trazidos para a Bancada Criativa, onde são analisados e revisados.
O autor identifica alguns paradigmas limitantes que podem prejudicar a inovação, como:
- A ilusão de que somos puros e não formatados: esse paradigma impede que as pessoas reconheçam os paradigmas que as moldaram, o que dificulta a revisão e a criação de novos paradigmas.
- A crença de que somos imutáveis: esse paradigma impede que as pessoas se reinventem e se adaptem às mudanças.
- A crença de que a vida é sem sofrimento: esse paradigma impede que as pessoas enfrentem os desafios da vida, o que é necessário para o crescimento e o desenvolvimento, aceitando que mudar significa assumir uma taxa de sofrimento sustentável.
- A crença de que ser original é ruim: esse paradigma impede que as pessoas se expressem de forma autêntica, pois acham que o bom é imitar os outros.
- A crença de que somos únicos: esse paradigma impede que as pessoas reconheçam as suas múltiplas dimensões objetivas e subjetivas.
- A crença de que somos eternos: esse paradigma impede que as pessoas se preparem para a morte e que, a partir delas, tracem projetos estruturais de vida.
O texto “A Arte Secreta da Inovação” de Carlos Nepomuceno é uma importante contribuição para o debate sobre a inovação. O autor apresenta uma visão abrangente da inovação, que considera os aspectos psicológicos, sociais e culturais. O texto é uma fonte de inspiração para quem deseja se tornar um agente de inovação.
Se quiser ter acesso e participar do desenvolvimento do novo livro, entre para a Bimodais!
É isso, que dizes?
“Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” – Leo Almeida.
“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.
“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.
Quer experimentar a Bimodais por um mês?
Inovação com Ciência
Zap: 21-996086422 (Nepô, chega de MIMIMI!)
Entre agora (de agosto a final de dezembro de 2023) – não perca! R$ 600,00 pelo Pix!
Se você gosta dos artigos do Nepô, que tal nos ajudar na nossa pesquisa fazendo um PIX no valor que achar melhor? Pix: cnepomu@gmail.com Te envio um e-book da safra de 2023.
GRIFOS COM LETRAS INICIAIS EM CAIXA ALTA: CONCEITOS BIMODAIS.