Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal250523
Frases de Divulgação do Artigo:
- Quanto maior for o volume de informação na sociedade, mais as pessoas terão que ter Sabedorias Mais Fortes.
- O Sapiens – por ser uma Tecnoespécie Reflexiva – precisa escolher o tempo todo.
- O que vale uma camiseta: “Sem foco, sem filtro!
- Pessoas ou organizações sem foco, não conseguirão filtrar bem a informação.
- Quanto mais uma pessoa sabe para onde quer ir mais e para onde quer ir menos, mais ela tem facilidade de filtrar a informação.
- Se não há uma Estratégia Mais Forte, não há condição de se filtrar adequadamente a informação.
- É da qualidade da filtragem de informação que poderemos tomar melhores ou piores decisões.
- A Filtragem de Informação é a etapa primária de um processo de tomada de decisão, que precisa ter como norte a Filtragem das Sabedorias.
Vamos ao Artigo:
“Não temos um problema de excesso de informação, mas de filtros.”- Clay Shirky.
(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)
O que acho no Google sobre filtros e filtragem?
“O termo “filtro” tem etimologia do latim philtru e do grego phíltron. Entende-se por filtro algo que seleciona o que passa por ele, deixando passar apenas o que não é filtrado.”
São sinônimos de filtrar: “selecionar, separar, escolher.”
O Sapiens – por ser uma Tecnoespécie Reflexiva – precisa escolher o tempo todo.
Viver para o Sapiens é escolher.
A qualidade do bem estar das pessoas, das organizações e das regiões sempre irão depender das escolhas que fazemos.
E aí temos dois níveis.
Dito isso, é preciso, assim, separar as diferentes Filtragem (Escolhas) de Informação que temos:
- Filtragem de dados e informação – algo mais operacional e menos estratégico;
- Filtragem de sabedorias – algo mais estratégico e menos operacional.
As Escolhas de Sabedoria vêm na frente, que dá um norte, os propósitos e, a partir dela, temos a Filtragem dos Dados e da Informação.
Escolhas de Sabedorias Fracas e Ruins nos levam à vidas ruins e vice-versa.
É preciso praticar o hábito das Escolhas Fortes, que começam com a Sabedoria e, na sequência, dos dados e da informação.
É preciso aprender a escolher as Sabedorias que melhor funcionaram no passado – formas mais adequadas de explicação e de atuação diante dos fenômenos – e promover os necessários ajustes às mudanças do Ambiente de Sobrevivência do presente.
Quando abordamos o tema da Filtragem da Informação, portanto, estamos, na verdade, abordando por consequência a Filtragem de Estratégias de Jornada.
Optamos pela definição de Estratégia de Jornada, pois vale tanto para pessoas, organizações ou regiões.
Nesta sequência da Filtragem de Estratégias de Jornada, temos:
- Quais são as Sabedorias de Jornada que guiam as decisões?
- Quais são os dados e informações que vão ajudar a ir em frente?
A Escolha de Sabedorias Fortes, portanto, antecede as Escolhas de Informações Fortes.
Uma Estratégia da Jornada Forte vale tanto para organizações quanto para pessoas.
Temos no processo de sobrevivência do Sapiens a seguinte escala:
- Para sobreviver, precisamos decidir;
- Para decidir precisamos nos informar;
- E para nos informar, precisamos filtrar.
Assim, podemos dizer que:
A Filtragem de Informação é a etapa primária de um processo de tomada de decisão, que precisa ter como norte a Filtragem das Sabedorias.
Pessoas ou organizações sem foco, não conseguirão filtrar bem a informação.
O que vale uma camiseta: “Sem foco, sem filtro!”
É isso, que dizes?
“A Bimodais me dá um background filosófico e psicológico sobre inovação, que me ajuda na minha vida e no meu trabalho.” – José Flávio Albernaz Mundim.
“Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.” – Leo Almeida.
“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.
“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.
Quer experimentar a Bimodais por um mês?
Paga R$ 100,00, se quiser ficar paga apenas mais R$ 100,00 e fica até o final de junho. Vai ter acesso ao novo livro em produção “Ciência da Inovação”. Me zapeia: 21-99608-6422
Se você gosta dos artigos do Nepô, que tal nos ajudar na nossa pesquisa fazendo um PIX no valor que achar melhor? Pix: cnepomu@gmail.com Te envio um e-book da safra de 2023.
GRIFOS COM LETRAS INICIAIS EM CAIXA ALTA: CONCEITOS BIMODAIS.