Feed on
Posts
Comments

Resumo do artigo feito pelo Tio Chatinho:

As melhores frases do artigo (selecionadas pelo Nepô):

“O principal objetivo da ciência é identificar padrões na aparente confusão da realidade.”

“O sensibilismo é quando analisamos os fenômenos apenas pelas sensações, emoções, opiniões momentâneas ou impressões superficiais.”

“O padronismo é quando conseguimos identificar padrões estruturais que se repetem nos fenômenos, permitindo uma análise mais consistente e menos emocional.”

“Quanto mais sensibilismo, mais confusão na análise da realidade.”

“Quanto mais padronismo, mais capacidade temos de compreender o que realmente está acontecendo.”

“Os 4 fatores funcionam justamente como uma lente para organizar a percepção dos fenômenos humanos, sociais, pessoais, históricos e organizacionais.”

“É fundamental perceber que as consequências são desdobramentos sistêmicos inevitáveis se o fator atuante não for acionado a tempo.”

“Sem uma intervenção consciente, o fenômeno segue sua inércia natural, muitas vezes em uma espiral descendente que compromete a sobrevivência.”

“O uso dos 4 fatores fenomenológicos nos ajuda a sair das análises apressadas e entrar numa percepção mais estrutural da realidade.”

“Em vez de apenas reagir aos acontecimentos, começamos a entender como eles são construídos.”

A realidade se torna menos caótica quando conseguimos enxergar os padrões que organizam os fenôenos.

Toda crise aparentemente repentina costuma ser apenas a explosão visível de causas silenciosamente acumuladas.

Quem analisa apenas as consequências acaba tratando sintomas sem compreender a engrenagem do problema.

O padronismo não elimina a sensibilidade, mas impede que ela se transforme em cegueira analítica.

Compreender fenômenos exige abandonar a caça aos culpados e passar a investigar os encadeamentos invisíveis da realidade.

As melhores frases dos outros:

“A ciência consiste em substituir o saber que parecia ser por um saber que é.” – Gaston Bachelard;

“O pensamento sem método é como uma bússola sem ponteiro.” – Gaston Bachelard;

“Pensar é organizar o mundo, e organizar o mundo é uma forma de agir sobre ele.” – Henri Bergson;

“A causa produz o efeito, mas o efeito não produz a causa.” – Boécio;

“As causas primeiras são as causas das causas.” – Santo Tomás de Aquino;

“Nada ocorre sem uma causa adequada.” – Baruch Spinoza;

“Onde não há método, não há ciência.” – Miguel de Unamuno;

“O mundo que percebemos não é o mundo real, mas um modelo do mundo construído por nossos cerebros.” – Lisa Feldman Barrett;

“O efeito não precede a causa.” – Thomas Henry Huxley;

Vamos ao Artigo:

“O principal objetivo da ciência é identificar padrões na aparente confusão da realidade.”Gregory Bateson.

Para entender melhor a realidade, precisamos simplificar os fenômenos.

A proposta da Escola Bimodal é trabalhar com quatro fatores fenomenológicos, que servem para analisar qualquer tipo de fenômeno e não apenas o Digital.

Aplicando os 4 fatores, conseguimos sair do sensibilismo e avançar para o padronismo.

O sensibilismo é quando analisamos os fenômenos apenas pelas sensações, emoções, opiniões momentâneas ou impressões superficiais.

O padronismo é quando conseguimos identificar padrões estruturais que se repetem nos fenômenos, permitindo uma análise mais consistente e menos emocional.

Quanto mais sensibilismo, mais confusão na análise da realidade.

Quanto mais padronismo, mais capacidade temos de compreender o que realmente está acontecendo.

Os 4 fatores funcionam justamente como uma lente para organizar a percepção dos fenômenos humanos, sociais, pessoais, históricos e organizacionais.

Os quatro fatores são:

  • Fator causante – o que vai gerando o fenômeno;
  • Fator detonante – o que inicia a mudança;
  • Fator consequente – o que começa a acontecer depois da mudança;
  • Fator atuante – o que pode ser feito para lidar melhor com o fenômeno.

Vamos detalhar.

O fator causante é aquilo que vai acumulando problemas ao longo do tempo.

Imagine alguém que fuma durante muitos anos. O cigarro vai criando, progressivamente, problemas no pulmão. Neste caso, o cigarro é o fator causante.

O fator detonante é aquilo que dispara a crise.

No caso do fumante, ele corre para pegar um ônibus, passa mal e precisa ser levado ao hospital. A corrida foi o fator detonante, pois acelerou um problema que já vinha sendo construído anteriormente.

O fator consequente é aquilo que começa a acontecer depois da crise inicial.

O fator consequente é aquilo que começa a acontecer depois da crise inicial. 

No exemplo do fumante, após o primeiro episódio, novas crises aparecem, a respiração piora e a pessoa começa a perder qualidade de vida. 

Em fenômenos sociais e civilizacionais, o fator atuante assume outras formas: novas teorias que explicam melhor a realidade, novos conceitos que organizam a percepção, novas metodologias que orientam a ação e novas tecnologias que ampliam as possibilidades. 

É exatamente o que a ciência busca entregar. 

A Escola Bimodal, por exemplo, trabalha para propor um fator atuante — uma resposta conceitual à crise de compreensão da Civilização 2.0 e desenvolveu, por exemplo, a Casa do Eu, uma ferramenta para que o Sapiens 2.0 possa viver melhor neste novo cenário. 

É fundamental perceber que as consequências são desdobramentos sistêmicos inevitáveis se o fator atuante não for acionado a tempo. 

Sem uma intervenção consciente, o fenômeno segue sua inércia natural, muitas vezes em uma espiral descendente que compromete a sobrevivência. 

Por fim, o fator atuante é aquilo que pode ser feito para lidar melhor com o fenômeno.

Neste caso, parar de fumar, melhorar a alimentação, fazer exercícios e iniciar um tratamento adequado.

Os 4 fatores ajudam justamente a reduzir o sensibilismo e aumentar o padronismo.

Muita gente confunde fator causante com detonante.

Outras analisam apenas as consequências sem perceber as causas estruturais do problema.

Há também quem fique procurando culpados, sem entender o encadeamento dos fenômenos.

Quando conseguimos separar adequadamente os quatro fatores, passamos a compreender a realidade com mais profundidade, clareza e consistência.

O uso dos 4 fatores fenomenológicos nos ajuda a sair das análises apressadas e entrar numa percepção mais estrutural da realidade.

Em vez de apenas reagir aos acontecimentos, começamos a entender como eles são construídos.

Por isso, dentro do Padronismo Forte temos que utilizar sempre os 4 Fatores Fenomenológicos.

É isso, que dizes?

O link para o Glossário Bimodal:

https://bit.ly/glossbimodais

Leave a Reply