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#Verticalização – criando e/ou desenvolvendo este conceito.

 

Os Mapas Mentais Conjunturais do Artigo:

Os Mapas Mentais Estruturais do Artigo:

 

Historietas:

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Com a chegada da Curadoria, o Sapiens consegue quebrar os limites da Taxa de Qualidade em Grande Quantidade.
  2. A Curadoria (Uberização e Blockchenização) gerou um Ambiente de Sobrevivência, que permite o aumento da Taxa de Confiança entre Desconhecidos.
  3. O Sapiens saiu do Século XX muito mais massificado do que antes, gerando a demanda por um Movimento de Personalização das Ofertas em Larga Escala.
  4. Quando analisamos a chegada da Curadoria, tanto a Uberização quanto a Blockchenização, o que percebemos é a possibilidade de gerar personalização em larga escala a baixo custo.
  5. É impossível entender o atual cenário se não colocarmos a Revolução Midiática Digital na sua verdadeira dimensão.
  6. Parece óbvio e evidente que se aumentamos a Taxa da Complexidade da Demanda OBRIGATORIAMENTE teremos que aumentar a Taxa da Complexidade da Oferta.
  7. A principal dificuldade que temos hoje para compreender o novo cenário é o desconhecimento do papel da demografia na Macro-História do Sapiens.
  8. A Confiança para a Cooperação demanda OBRIGATORIAMENTE que as pessoas tenham algum tipo de conhecimento mútuo.

Vamos ao Artigo:

“A tendência perpétua da raça humana de crescer além dos meios de subsistência é uma das leis gerais da natureza animada, que não podemos esperar mudar.” – Malthus.

Quando vamos fazer uma análise de cenário, antes de tudo, é preciso diagnosticar de que tipo de Fenômeno Histórico estamos abordando.

Temos os seguintes tipos de Fenômenos Históricos:

  • Cosmo-Históricocom consequências de bilhões ou milhões de anos;
  • Macro-Históricocom consequências em milênios ou séculos;
  • Meso-Históricocom consequências em séculos ou décadas.
  • Micro-Histórico – com consequências em décadas ou anos;
  • Super-Micro-Histórico – com consequências em anos, meses ou semanas.

Uma pandemia é um Fenômeno Micro-Histórico, assim como uma guerra. Já uma Revolução Midiática é um Fenômeno Macro-Histórico, como foram a chegada da oralidade e da escrita.

Portanto, é impossível entender o atual cenário se não colocarmos a Revolução Midiática Digital na sua verdadeira dimensão.

Quando passamos a analisar o atual cenário dentro da Macro-História, podemos perceber tendências que são impossíveis de serem detectadas com outras análises.

Temos, por exemplo, o aumento exponencial da população nos últimos 220 anos, que é determinante para entender as demandas que temos neste novo século.

Fato é:

A principal dificuldade que temos hoje para compreender o novo cenário é o desconhecimento do papel da demografia na Macro-História do Sapiens.

Quando aumentamos a população, temos uma reação em cadeia na sociedade, na direção de procurar formas mais sofisticadas de resolver o novo Patamar de Complexidade Demográfica.

Parece óbvio e evidente que se aumentamos a Taxa da Complexidade da Demanda OBRIGATORIAMENTE teremos que aumentar a Taxa da Complexidade da Oferta.

Se chegamos a marca dos oito bilhões de Sapiens, que demandam 24 bilhões de pratos de comida todos os dias, de alguma forma conseguimos atingir, bem ou mal, este novo Patamar de Oferta, naquilo que é o básico do básico.

O principal problema Civilizacional que temos hoje não é tanto da quantidade de produtos e serviços básicos e essenciais, mas principalmente da qualidade que conseguimos oferecer para as demais demandas.

Aumentos Populacionais acabam por impulsionar a massificação da produção para que se possa atingir a quantidade necessária de ofertas para o aumento das demandas.

Quanto aumentamos a população temos, OBRIGATORIAMENTE, um Movimento Civilizacional Espontâneo na direção do Aumento da Taxa de Verticalização da Sobrevivência.

Podemos dizer que aumentos populacionais acabam por gerar, no curto e médio prazo, a demanda por Mídias Mais Centralizadoras, que facilitam por um determinado tempo o aumento da Taxa de Massificação Humana tanto objetiva, quanto subjetiva.

Foi o que ocorreu no século passado, quando tivemos o aumento da Taxa de Verticalização da Sobrevivência Humana, com Mídias Mais Centralizadoras para que pudéssemos resolver o problema do aumento da Taxa da Complexidade das Demandas.

O Sapiens, assim, saiu do Século XX muito mais massificado do que antes, gerando a demanda por um Movimento de Personalização das Ofertas em Larga Escala.

Quando analisamos a chegada da Curadoria, tanto a Uberização quanto à Blockchenização, o que percebemos é a possibilidade de gerar a personalização em larga escala a baixo custo.

Quando aumentamos a população, geramos um inusitado fenômeno que é o aumento da Taxa de Desconhecimento entre as Pessoas.

O pulo do gato da Curadoria, tendo no seu epicentro os Algoritmos, é a possibilidade de permitir o aumento da Taxa de Cooperação entre Desconhecidos.

É por causa do aumento gradual da Taxa de Desconhecimento entre as Pessoas, que fomos precisando criar cada vez mais Intermediários para viabilizar a Cooperação.

É preciso entender que existem certos padrões Macro-Históricos, que nos levam a:

  • o Sapiens é uma espécie cooperativa – isso faz parte da sua estrutura da sobrevivência;
  • a cooperação é dependente da confiança entre as partes;
  • quando aumentamos a população, aumentamos o desconhecimento entre as pessoas, reduzindo a  Taxa de Confiança;
  • nestes momentos, surge a necessidade de  uma Intermediadores Cooperativos para validar a confiança entre as partes;
  • os Intermediadores Cooperativos são provisórios, até que tenhamos novas Mídias Mais Descentralizadas, que permitam o surgimento de Modelos de Cooperação Mais Horizontais.

A Confiança para a Cooperação demanda OBRIGATORIAMENTE que as pessoas tenham algum tipo de conhecimento mútuo.

Com o aumento populacional e o surgimento de uma Mídia Mais Centralizada, tivemos no século passado o aumento da Taxa de Intermediação da Cooperação.

Tivemos até a chegada do Digital, o aumento exponencial dos Intermediários da Cooperação, para que pudessem suprir o problema do aumento da Taxa de Desconhecimento entre as Pessoas. 

Criamos, assim, Intermediários Cooperativos Sonoros que passaram a garantir o aumento da Taxa de Confiança para que as diversas Cooperações pudessem ser feitas entre as partes.

A base das ofertas prestadas pelas Organizações Tradicionais é justamente a venda da confiança em um ambiente mais verticalizado.

O Sapiens passou a comprar de forma mais verticalizada, no século passado, pois não tinha confiança na compra a distância de fornecedores desconhecidos.

O que a Curadorianovo Macro Modelo de Cooperação Humanaconsegue oferecer, através dos Algoritmos, é justamente o aumento da Taxa Confiança em Desconhecidos a Distância, através da Reputação Digital (estrelas, curtições, comentários).

Corretores de todos os tipos, contadores, cartórios, bancos, diversos tipos de empresas de serviços que surgiram no último século nada mais eram do que Intermediários da Cooperação dentro do Ambiente de Sobrevivência Sonoro.

O que está ocorrendo hoje com a Revolução Civilizacional 2.0? É a gradual migração do tipo de Intermediação da Cooperação Sonora para a Algorítmica.

A Curadoria (Uberização e Blockchenização) gerou um Ambiente de Sobrevivência, que permite o aumento da Taxa de Confiança entre Desconhecidos.

Com a chegada da Curadoria, o Sapiens consegue quebrar os limites da Taxa de Qualidade em Grande Quantidade.

Tipos de Cooperação Humana:

  • para a Sobrevivência Objetiva – produtos e serviços essenciais diretos;
  • para a Sobrevivência Subjetiva – produtos e serviços, que complementam os itens essenciais.

A Curadoria nos permite não só melhorar a nossa Sobrevivência Objetiva, mas também permitir a melhoria da qualidade da Sobrevivência Subjetiva.

É isso, que dizes?

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GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

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