Feed on
Posts
Comments

áudio do artigo 

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal180522

Novas Hashtags:

#MBKM Reflexões com os alunos desta Pós.

Frases de Divulgação do Artigo

  1. Um Futurismo de Excelência, assim, diferente da vidência, procura apontar Tendências Estruturais e evita predizer mudanças conjunturais.
  2. É a análise das regras mais fixas do Sapiens (na luta pela sobrevivência), que permite compreender os Padrões Mais Fixos da espécie e projetar as Tendências Futuras Estruturais.
  3. Passada a Pandemia, tudo vai voltando ao normal e o que fica são as macrotendências, que já existiam, tais como a independência do Sapiens, cada vez mais, ao espaço físico.
  4. Um bom exemplo de Cisne Negro é a pandemia, que modificou completamente o cenário de curto prazo, mas não o de longo.
  5. O que prejudica a análise de longo prazo é a visão romântica da espécie, de quem acredita que podemos fazer tudo e que não temos limites – o que não é verdadeiro.
  6. As grandes macrotendências humanas tendem a seguir um determinado padrão, pois todos os dias precisamos fazer coisas sempre iguais, tais como: comer, beber água e dormir.
  7. Quando tentamos criar Cenários Estruturais, há padrões na sociedade humana, em função das demandas de sobrevivência, que são mais fáceis de serem previstas.
  8. Quanto mais queremos prever o curto prazo, mais difícil é a proceder o diagnóstico, pois ele está sujeito a qualquer fator disruptivo.

Mapa(s) Mental (is) do Artigo:

Vamos ao Artigo:

“A crítica e o debate são os únicos meios de chegar mais perto da verdade.” – Popper.
É possível prever o futuro?
Antes de mais nada é preciso definir que o futuro existe, não é uma fantasia.
Algumas tendências de mudança vão se sobrepor a outras e é tarefa dos Futuristas de Excelência se antecipar a elas.
Quando procuramos fazer um Diagnóstico de Cenário temos algumas opções como vemos abaixo.
Os vários tipos de Cenários Futuros:
  • Cenário Estrutural – aquele dos grandes movimentos da espécie, no longo prazo;
  • Cenário Conjuntural– aquele dos micro movimentos da espécie, no curto prazo;
  • Cenário Micro Conjuntural – aqueles do super micro movimentos da espécie, no curtíssimo prazo.
Quanto mais queremos prever o curto prazo, mais difícil é  proceder o diagnóstico, pois ele está sujeito a qualquer fator disruptivo. 
De maneira geral, é mais comum se achar que é mais fácil prever o curto do que o longo prazo, o que não é verdade.
Quando tentamos criar Cenários Estruturais, há padrões na sociedade humana, em função das demandas de sobrevivência, que são mais fáceis de serem previstas.
O curto e o curtíssimo prazo estão sujeitos ao que Nassim Taleb chama de Cisnes Negros, que podem surpreender e alterar as previsões, mas o longo prazo, não.
As grandes macrotendências humanas tendem a seguir um determinado padrão, pois todos os dias precisamos fazer coisas sempre iguais, tais como comer, beber água e dormir.
O que prejudica a visão da visão de longo prazo é a visão romântica da espécie, que acredita que podemos fazer tudo e que não temos limites – o que não é verdadeiro.
Um bom exemplo de Cisne Negro é a pandemia, que modificou completamente o cenário de curto prazo, mas não o de longo.
Passada a Pandemia, tudo vai voltando ao normal e o que fica são as macrotendências, que já existiam, tais como a independência do Sapiens, cada vez mais, ao espaço físico.
Padrões históricos bem construídos, via Teorias Futuristas, permitem trabalhar, de forma mais fácil, com as Macro Tendências.
Assim, quando as pessoas dizem que o futuro é incerto. Sim, conjunturalmente, temos várias possibilidades, que ficam à mercê de eventos inesperados, mas estruturalmente temos uma certa regularidade.
O Sapiens precisa ser visto como mais uma Espécie Viva, que precisa cumprir determinadas regras para continuar sobrevivendo.
É a análise das regras mais fixas do Sapiens (na luta pela sobrevivência), que permitem compreender os Padrões Mais Fixos da espécie e projetar as Tendências Futuras Estruturais.
Um Futurismo de Excelência, assim, diferente da vidência, procura apontar Tendências Estruturais e evita predizer mudanças conjunturais.
Quando mergulhamos no diálogo sobre Futurismo, temos duas vertentes:
  • Os Previsibilistas – aqueles que acreditam ser possível prever alguma coisa sobre o futuro;
  • Os Imprevisibilistas – aqueles que NÃO acreditam ser possível prever alguma coisa sobre o futuro.
Porém, um Futurista de Excelência tem a noção que a sua capacidade de previsão é principalmente no âmbito do Cenário Estrutural e muito menos nos Conjunturais.
O que os clientes do Futurista de Excelência precisa são dos grandes nortes e como ele acaba se refletindo nos eventos no curto e no curtíssimo prazo.
A Ciência Futurista tem como missão, assim, entender os Padrões Estruturais da sociedade, que em alguns momentos se modificam como agora.
Um Futurista é, assim, um tipo de historiador, que vai para a história não para analisar fatos e dados, mas para procurar Padrões Estruturais.

Um Futurista é, portanto, um cientista, que tem como ferramenta principal a Ciência da Sobrevivência, que se dedica ao estudo dos Macro Movimentos do Sapiens para sobreviver.
A análise do Macro Cenário, portanto, ajuda na visão geral e traça um norte mais de longo prazo para nortear decisões de curto prazo.
É isso, que dizes?

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da BIMODAIS e ganhar a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

Quer comprar o último livro feito dentro da escola “Civilização 2.0”, é por aqui:
https://sun.eduzz.com/347192

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS.

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat