Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo 

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal130422

Novas Hashtags:

#Fréderic Lenoir conhecendo este autor.

Frases de Divulgação do Artigo

  1. Os Inquietos Inovadores, por diferentes motivos genéticos/culturais, têm o perfil mais adequado para a criação de projetos de Inovação Disruptiva.
  2. Não procrastine: “A vida é aquilo que acontece enquanto você está fazendo outros planos.” – John Lennon.
  3. Em aberto: “Somos condicionados, mas não determinados a ser mais ou menos felizes.” – Lenoir.
  4. Escolhas: “…é preciso (…)saber limitar os desejos materiais para conceder mais lugar (…) à vida interior.” – Lenoir.
  5. Pensar é preciso: “Aquele que muda seu cérebro muda sua vida.” – Rick Hanson.
  6. Altruísmo Tóxico: “Quem abandona em si mesmo o saudável e alegre viver para servir a outrem toma para si um mau e desnaturado partido.” – Montaigne.
  7. Escolha as amizades: “…cada amigo feliz aumenta em 9% nossa probabilidade de ser feliz, enquanto cada amigo infeliz faz nosso capital de felicidade diminuir em 7%” – Lenoir.

Mapa(s) Mental (is) do Artigo:

Vamos ao artigo

O grande paradoxo da felicidade é que ela é tão indomável quanto cultivável.” – Lenoir.

Tenho lido os Autores Motivacionais para desenvolver a Segunda Linha de Pesquisa Bimodal, que é o desenvolvimento de uma Metodologia de Inovação da escola voltada para Inquietos Inovadores.

Segundo nossa análise, os Inquietos Inovadores, por diferentes motivos genéticos/culturais, têm o perfil mais adequado para a criação de projetos de Inovação Disruptiva.

Temos no exercício das leituras de Autores Motivacionais o seguinte desafio.

  1. marcar tudo que acho interessante;
  2. trazer as marcações para os artigos da escola;
  3. classificar de uma forma que tudo possa estar dentro de um Mapa Mental da Metodologia Bimodal de Inovação – ou como reforço ou como novidade.

A cada livro, vou conseguindo:

  1. dominar todo o aspecto tecnológico, escolhendo as melhores metodologias e tecnologias para a seleção;
  2. dominar o aspecto conceitual para que todas as frases se encaixem, de alguma forma, no Mapa Mental da Metodologia Bimodal de Inovação.

O Mapa Mental da Metodologia Bimodal de Inovação me permite:

  • comparar os diferentes autores;
  • perceber o que é reforço de um dos tópicos já classificados;
  • e o que é novidade criando novos tópicos.

Assim, podemos oferecer aos Inquietos Inovadores uma gama de sugestões para que possam individualmente e em grupo se Originalizar e, com isso, criar e inovar.

O processo é gradual e progressivo e sinto que tenho me aperfeiçoado em cada um dos livros, aperfeiçoando tanto na realização da metodologia de leitura, de análise e a posterior síntese de tudo que temos visto.

Vamos dar continuidade, portanto, a esse processo no terceiro artigo do livro do Lenoir.

Vejamos o que muda no Mapão da Excelência:

Novidade: “Não Procrastine”

“Enquanto esperamos viver, a vida passa.” –  Sêneca.

“É impossível ser feliz sem querer; é preciso, portanto, desejar a felicidade, e construí-la.”

Nesta linha me lembrei de uma frase e fui busca no Tio Google:

“A vida é aquilo que acontece enquanto você está fazendo outros planos.”John Lennon.

O problema das Zonas de Atuação e de Preocupação

“Concentramos todos os nossos esforços no exterior e negligenciamos o trabalho interior: o conhecimento de si, do domínio sobre nossas pulsões, a eliminação das emoções perturbadoras ou de representações mentais errôneas.”

Aqui, quando nos concentramos naquilo que nos afeta e na nossa Jornada de Excelência está focada no longo prazo, muitos poderão chamar de alienação.

Mas note que “alienar” vem de “tornar estrangeiro” de trazer aquilo que você pode alterar para perto e o que não pode para longe.

É saudável você alienar preocupações, que não te permitem fazer nada diante delas.

De maneira geral, temos uma:

  • Alienação Saudável – é aquela que você concentra seus esforços e preocupação cada vez mais naquilo que pode alterar;
  • Alienação Tóxica – é aquela que você concentra seus esforços cada vez mais naquilo que NÃO pode alterar.

Isso reforça nosso Mantra da Potência, importado do grupo dos anônimos:

  • Serenidade para o que não posso modificar;
  • Coragem para o que eu posso;
  • E sabedoria para perceber a diferença.

Mantra da Potência

“A busca por uma vida “boa” ou “feliz” é o que se chama de sabedoria.”

A luta entre o Austerismo versus o Hedonismo – um dos desafios da Ética da Existência

“…é preciso, a partir do momento em que necessidades fundamentais são satisfeitas, saber limitar os desejos materiais para conceder mais lugar à família, aos amigos, às paixões e à vida interior.”

“…esses dois fatores — prazer e sentido — entre os primeiros motivos exigidos para o “bem-estar subjetivo”

Métrica da Felicidade Endógena versus Exógena – um dos desafios da Ética da Existência

“O que alguém possui para si, o que o acompanha na solidão e que ninguém pode nem lhe dar, nem lhe tomar, eis o que é muito mais essencial do que tudo o que ele possui ou o que ele é aos olhos dos outros.”Schopenhauer.

“Descobrimos, então, que não somos suficientemente nós mesmos, que procuramos agradar a uns e outros sem nos respeitar, querendo passar uma imagem ideal ou fictícia para ser amado ou reconhecido; que talvez tenhamos levado uma vida afetiva ou profissional que não estava em conformidade com o que somos. Procuramos, a partir daí, ter um melhor conhecimento de nossa individualidade e compreender melhor nossa sensibilidade.”

“Jamais serás feliz enquanto fores torturado por um mais feliz.” Sêneca.

“Não basta ser feliz, ainda é necessário que os outros não o sejam!”.Jules Renard.

“Nossa felicidade depende do que somos, de nossa individualidade, enquanto, em geral, consideramos apenas o que temos.” – Schopenhauer.

A questão do Altruísmo Tóxico

“Quem abandona em si mesmo o saudável e alegre viver para servir a outrem toma para si um mau e desnaturado partido”.  Montaigne.

“Quando cada homem procura intensamente o que é útil para ele mesmo, é quando os homens são mais úteis uns para os outros.” –  Baruch Spinoza.

O nosso eterno problema com o conceito do Egoísmo

“Muito pelo contrário, o fato de se interessar por outrem reduz o egocentrismo, que é uma das principais causas da infelicidade.”

“A felicidade pode ser fruto de uma vida totalmente governada pelo egoísmo?”

O problema de não se afastar de Pessoas e Ambientes Tóxicos

Peguei no Tio Google:
“Mesmo que as pessoas mudem e suas vidas se reorganizem, os amigos devem ser amigos para sempre, mesmo que não tenham nada em comum, somente compartilhar as mesmas recordações. Pois boas lembranças, são marcantes, e o que é marcante nunca se esquece!”

“…cada amigo feliz aumenta em 9% nossa probabilidade de ser feliz, enquanto cada amigo infeliz faz nosso capital de felicidade diminuir em 7%”

“O exercício do espírito consiste assim em eliminar tudo o que em nós dificulta a alegria de viver.”

“…a felicidade reside no controle e na hierarquia dos prazeres.”

Não existe o Ser Profundo, mas as Vocações que o Cachorrinho Balança o Rabo

“…ser feliz, para os gregos, significa antes de tudo estar de acordo com nosso bom gênio, ou com a parte de divino que existe em nós. Eu diria: vibrar com nosso ser profundo.”

“Nossos genes condicionam, de fato, nossa disposição para a felicidade de modo considerável, mas eles não a determinam.”

Existe um Mundo Infeliz?

“Podemos ser felizes num mundo infeliz?”

As Fases da Felicidade – a terceira – do equilíbrio

“Carl Gustav Jung chama de “processo de individuação”, que se realiza por volta dos quarenta anos, quando fazemos o primeiro balanço de nossa existência.”

“Se Observe o Tempo todo”

“Aquele que muda seu cérebro muda sua vida.”Rick Hanson.

“Escolha conceitos fortes”

“A filosofia nos ensina a pensar bem para tentar viver melhor.”

“Se a filosofia não nos ajuda a ser felizes, ou menos infelizes, de que serve a filosofia?”André Comte-Sponville.

“Se Autoconheça”

“Quanto mais temos consciência de nossas experiências positivas, mais nosso prazer e nosso bem-estar aumentam.”

“A única coisa que nos resta a fazer é aprender a nos conhecer para levar uma existência em maior conformidade possível com nossa natureza.”

Papo das Escolas Gregas

“A maioria das obras dos filósofos gregos e romanos “emana de uma escola filosófica, no sentido mais concreto da palavra, na qual um mestre forma discípulos e se esforça para conduzi-los à transformação e à realização de si mesmos”.

Questões abertas:

  1. Existe uma predisposição genética para a felicidade ou para a infelicidade? Aristóteles já destacava essa ambiguidade: “É difícil saber se a felicidade é uma coisa que se pode aprender, ou se adquire por hábito ou algum outro exercício, ou se, finalmente, ela nos cabe por algum favor divino ou até mesmo pelo acaso.” // “A experiência, confirmada por inúmeras pesquisas científicas, mostra que temos certa responsabilidade pelo fato de sermos felizes (ou de não sê-lo). // “…a felicidade se relaciona, como veremos, com nossa sensibilidade, com nossa herança biológica, com o meio familiar e social no qual nascemos e crescemos, com o meio no qual evoluímos, com os encontros que balizam nossas vidas.”
  2. As condições exteriores (situação geográfica, situação de vida, meio social, situação civil, riqueza ou pobreza) exercem qual influência?
  3. Podemos ser mais ou menos felizes, modificando a percepção que temos de nós mesmos e da vida, modificando o olhar, os pensamentos, as crenças?
  4. A pessoa nasce pessimista ou otimista? – “Platão já havia estabelecido uma distinção entre os temperamentos rabugentos (duskolos), que não se alegram com os acontecimentos que lhes são favoráveis e se irritam com os que lhes são desfavoráveis, e os temperamentos alegres (ekolos) que, ao contrário, se alegram com os acontecimentos favoráveis e não se irritam com os desfavoráveis. Diríamos hoje que há os que veem sempre o copo meio vazio e os que o veem sempre meio cheio.”

Fico com esta frase de Lenoir:

“Somos condicionados, mas não determinados a ser mais ou menos felizes.”

Que segue uma da Carol Dweck que diz que –  independente qualquer coisa – sempre há a possibilidade de melhorar algo hoje do que fazíamos ontem.

Links

  1. Robert Misrahi – autor que não tem livros em português pelo Kindle;
  2. Montaigne e Spinoza foram os precursores de uma busca filosófica moderna da felicidade.

É isso, que dizes?

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da BIMODAIS e ganhar a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

Quer comprar o último livro feito dentro da escola “Civilização 2.0”, é por aqui:
https://sun.eduzz.com/347192

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS.

Leave a Reply

WhatsApp chat