Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo 

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal250122

Novas Hashtags:

#ciclos_civilizacionais como caminha a humanidade?

Qual é o tópico do artigo?

Saiba mais sobre a divisão acima, neste artigo.

Mapa(s) Mental (is) do Artigo:

Vamos ao artigo:

“…há hoje uma busca em conectar o trabalho com aquilo em que se acredita…”Gustavo Caetano.

Frases que surgiram, a partir dos áudios:

  • A partir do Digital, as pessoas estão se Startupizando;
  • O sucesso no Digital vem muito mais de dentro para fora do que de fora para dentro.
  • Estamos saindo de um ciclo massificador para um personalizador e isso está dando um nó nas nossas cabeças.
  • Vivemos hoje uma Renascença Civilizacional, com o aumento exponencial da taxa de inovação.
  • O Sapiens vai crescendo a população e isso nos obriga a mais e mais descentralizar o poder e personalizar a vida das pessoas.
  • É regra número um de uma Tecnoespécie: mais gente, mais e mais demanda por descentralização!

Existem várias teorias sobre os motivos da sociedade estar mudando tanto nestas últimas décadas, veja a escolha da BIMODAIS aqui.

Dentro da visão dos BIMODAIS, as mídias são as Tecnologias Centrais e provocam uma reação em cadeia de eventos, que dá início a Macro Mudanças Civilizacionais.  
Temos uma nova proposta de Motor da História:
  • Crescimento Populacional Progressivo (característica de uma Tecnoespécie);
  • mais gente demanda Novos Modelos de Comunicação;
  • novos Modelos de Comunicação permitem criar Novos Modelos de Intermediação e de Sobrevivência.

Existe um movimento de Ordem Espontânea Continuada, ao longo da história, que gera uma Descentralização Progressiva dos Processos e das Decisões do Sapiens.

É uma regra de toda Tecnoespécie: mais gente, mais e mais demanda por descentralização!

Vivemos, segundo a Teoria Geral de Mudanças BIMODAL, três momentos distintos, marcados pela chegada e consolidação dos Ambientes Midiáticos:
  • a Renascença Civilizacional, do surgimento da nova mídia ao momento de consolidação de novas Zonas de Atração;
  • a Consolidação Civilizacional, do surgimento e massificação das novas Zonas de Atração – que servem de guia para toda a espécie, permitindo um novo ciclo de aumento populacional;
  • e a Decadência Civilizacional, do novo ciclo de aumento populacional até o surgimento de uma nova mídia.

Que momento vivemos hoje?

Somos contemporâneos da passagem do Ciclo de Decadência Civilizacional para a Renascença.

Vejamos:

  • No Ciclo de Decadência Civilizacional –  temos uma tendência à massificação da sociedade com as objetividades e subjetividades das pessoas sendo fortemente influenciadas do centro para as pontas;
  • No Ciclo de Renascença Civilizacional –  temos um reversão da tendência da massificação da sociedade para a personalização com as objetividades e subjetividades das pessoas passando a ser influenciadas das pontas para o centro.

Mídias Concentradas aumentam a Taxa de Exogenia da Sociedade, na qual há uma maior  influência do centro para as pontas.

O aumento da Taxa de Exogenia da Sociedade é uma marca do Ciclo Decadente e final de uma Revolução de Mídia Passada, que chega ao seu final.

Vivemos um Ciclo Decadente no século passado, quando tivemos um aumento radical da influência do centro para as pontas na forma de agir e pensar das pessoas.

O Ciclo Decadente padronizou bastante a sociedade para que pudéssemos aceitar produtos e serviços mais massificados, que pudessem atender a muito mais gente.

Nos períodos de Decadência Civilizacional, iniciamos um processo de:

  • ampliação da visão de um ser humano mais homogêneo e menos heterogêneo;
  • um aumento da taxa dos valores por coisas e menos por ideias e propósitos.

Nos períodos de Renascença Civilizacional, que é o que vivemos agora no Pós-Digital, temos justamente o contrário:

  • ampliação da visão de um ser humano mais heterogêneo do que homogêneo;
  • um aumento da taxa dos valores por ideias e propósitos e menos por coisas.

Vejamos:

  • Nos Ciclos de Decadência Civilizacional – temos um centro mais ativo e um cliente/consumidor mais passivo;
  • Nos Ciclos de Renascença Civilizacional – temos um cliente/consumidor mais ativo e um centro mais passivo.

Isso influencia em diversas formas de agir e pensar e também na noção generalizada de sucesso.

Vejamos:

  • O sucesso no Ciclo Civilizacional Decadente é mais Exógeno do que Endógeno;
  • O sucesso no Ciclo Renascente é mais Endógeno do que Exógeno.

Hoje, temos uma Explosão da Personalização do Sapiens, um processo que nos permite o aumento da participação de cada pessoa nos processos e decisões.

Por isso, se fala tanto em valores, propósito, missão de vida, etc.

Estamos saindo de uma Velha Normalidade e entrando  em uma Nova Normalidade, na qual as pessoas serão muito mais autônomas do que foram no passado.

Estamos passando de uma Taxa de Autonomia do Sapiens menor para uma maior para que possamos lidar, de forma mais sustentável, com o novo Patamar Demográfico.

A passagem do Ciclo Decadente para o Renascente tem provocado um Gap Objetivo e Subjetivo no Sapiens, pois as pessoas estavam acostumadas a ter uma vida muito mais teleguiada (ou Zecapagodiada) do que hoje em dia.

É isso, que dizes?

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da BIMODAIS e ganhar a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

Quer comprar o último livro feito dentro da escola “Civilização 2.0”, é por aqui:
https://sun.eduzz.com/347192

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO – MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

Leave a Reply