Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (1)

O áudio do artigo (2)

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal200122

Hashtags:

#Napoleon Hill– mergulhando neste autor.

Qual é a abordagem do artigo?

Saiba mais sobre a divisão acima, neste post.

Que tipo é de autor?

Mapas mentais do artigo:

 

 

As 30 melhores frases (formato vídeo): https://youtu.be/kmh_9fkwwvI

As 30 melhores frases (formato ppt): https://bit.ly/3qKN44I

Os Mapas Mentais que fiz, a partir do livro (formato vídeo): https://youtu.be/gSHf_E–ahw

Os Mapas Mentais que fiz, a partir do livro (formato PPT): https://bit.ly/3fIpq2v

Vamos ao artigo:

Texto da versão 2:

“Ou você controla sua mente ou ela controla você.”Hill.

Objetivo do livro

Tirar as pessoas da zona de conforto para que elas sejam mais felizes, através de uma pesquisa feita pelo autor daqueles que ele considera que tiveram “sucesso”. Hill, na maior parte do livro, considera sucesso quem fez grandes fortunas.

Alguns insights depois que fiz o áudio do artigo:

  • Ler um livro didático é muito diferente do que assistir a uma série do Netflix: exige metodologia.
  • Na Nova Normalidade Digital, o conceito de Sucesso será muito mais descentralizado do que foi no passado.
  • Quando o poder se concentra, há um aumento, na mesma proporção, do Sucesso Exógeno (mais de fora para dentro do que de dentro para fora).
  • Napoleon Hill é um representante típico de uma época em que todo mundo queria ser o Tio Patinhas, cujo hobbie era nadar no cofre forte.
  • A Revolução Digital está aumentando a demanda pelo Sucesso Endógeno (aquele que vem mais de dentro para fora do que de fora para dentro).
  • A normalidade é muito mais fácil, mas deixa um tremendo vazio, pois, no fundo, você sabe que a sua vida está passando e você não está se potencializando.

Alguns comentários:

O livro “Quem pensa, enriquece” de Napoleon Hill (1883 – 1970) é denso, que precisa de uma análise bem detalhada para ser bem utilizado pelos empreendedores.

O Paradigma Estrutural de Hill é:
  • todos querem viver um Sucesso Exógeno (definido de mais de fora para dentro do que de dentro para fora);
  • o caminho do sucesso é igual para todos e ele tem um método;
  • sucesso é ter muito dinheiro;
  • e que para se chegar ao Sucesso Exógeno Monetário – que todos, segundo Hill, querem –  basta seguir as dicas, os segredos, do autor, que fez dinheiro vendendo a sua metodologia de “sucesso“.
  • Sair da chamada Normalidade Normal é a base para quem quer viver uma vida com uma taxa elevada de Sucesso Endógeno.
  • O Sucesso Endógeno, assim, exige uma vida de experimentação, na qual você luta para ser cada vez mais você.
  • Podemos dizer que o Sucesso Endógeno é a capacidade que cada pessoa tem de exercitar, o máximo possível, os seus potenciais.
  • Não resta dúvida que adotar o Sucesso Exógeno como referência é muito mais fácil, pois você procura aquilo que os outros dizem que é sucesso e não aquilo que é sucesso para você.
  • Conheci muitas pessoas que queriam ser especiais em uma atividade, na qual elas iam ser apenas medianas. E não apostavam mais nos seus talentos únicos.
  • Sucesso Endógeno é a capacidade que temos de viver, ao máximo, nossos potenciais únicos.
  • De quando em quando, muito raramente, aparecem pessoas em todos os setores com um dom e uma vontade especial que modificam os paradigmas.
  • Hoje, temos um movimento descentralizador no mercado que pede um conceito de sucesso mais personalizado.
Do ponto de vista paradigmático, ou filosófico, o livro de Hill é ultrapassado, pois o ambiente hoje do empreendedorismo está muito mais próximo de Mark Manson, que defende o Sucesso Endógeno (definido mais de dentro para fora do que de fora para dentro).
Hoje, temos um movimento no mercado que pede um conceito de sucesso mais personalizado.
No livro  “A Estrutura das Revoluções Científicas” de Thomas Kuhn (1922 – 1996), o autor defende que na maior parte do tempo vivemos na normalidade.
De quando em quando, muito raramente, aparecem pessoas com um dom especial que modificam os paradigmas em todos os campos.
Porém, cada pessoa possui seus próprios dons e o que podemos chamar de Sucesso Endógeno é a capacidade que temos de viver, ao máximo, nosso potencial.
Muitas vezes, assisti pessoas que queriam ser especiais em uma atividade, na qual elas iam ser apenas medianas.
Não resta dúvida que adotar o Sucesso Exógeno como referência é muito mais fácil, pois você procura aquilo que os outros dizem que é sucesso e não aquilo que é sucesso para você.
Podemos dizer que o Sucesso Endógeno é a capacidade que cada pessoa tem de levar, ao máximo, o seu potencial.
No artigo de segunda, vou comentar sobre os dois tipos de ambição: a pivotada e a idealizada.
Pivotar o sucesso em qualquer área da sua vida é testar diversas hipóteses do seu potencial e da sua capacidade de levá-lo adiante, fazendo ajustes o tempo todo.
O Sucesso Endógeno, assim, exige uma vida de experimentação.
O livro de Hill, apesar de na maior parte do tempo defender o Sucesso Exógeno Monetário como a grande referência para todas as pessoas, passa muitas dicas interessantes da procura das pessoas para sair da normalidade.
Sair da normalidade é a base para quem quer viver uma vida com uma taxa elevada de Sucesso Endógeno.
A música do Zeca Pagodinho: “Deixa a vida me levar” é emblemática do Sucesso Exógeno: os outros definem como será a sua vida e não você.
Chamo atenção, em especial, para as 30 frases que selecionei do livro, que são fantásticas como ferramentas de automotivação.
E também para os mapas mentais, que são um resumo ótimo para vários diálogos entre os empreendedores.
Empreendimento Saudável: conseguir ter uma vida sustentável, fazendo aquilo que mais gosta, conseguindo servir a um cliente da melhor forma possível.
É isso, que dizes?

Texto da versão 1:

Conhecimento não tem valor, exceto pelo que pode ser adquirido com sua aplicação relacionada a algum fim válido.Hill.

Porém, o livro de Hill NÃO é um livro filosófico, mas metodológico.
Hill faz um bom levantamento dos problemas humanos para realizar algo diferente, para empreender, que servem, independente do objetivo, para quem quer sair da normalidade.
Assim, é preciso uma certa adaptação, um ajuste para que o livro de Hill possa ser oferecido para a formação dos empreendedores.
Hill é um autor prolífico, lembra muito o Taleb – tem muito a dizer, com muitos detalhes, o que exige mais de que vai lê-lo.
É um livro que você precisa dedicar MUITO tempo para poder sintetizar e poder colocar no seu cotidiano (que é o que interessa), como ocorre com o Taleb.
Tem coisas em Hill que são estruturais e outras conjunturais.
Porém, o livro tem várias dicas, ideias, insights e frases interessantes, que podem servir para o mundo dos empreendedores, pois, apesar de defender de forma veemente o Sucesso Exógeno Monetário, ele tem dicas úteis para qualquer tipo de sucesso.
O livro “Quem pensa, enriquece” de Napoleon Hill não pode ser “servido” sem filtros, pois pode mais atrapalhar do que ajudar.
Mas existe um Hill que sobrevive ao tempo e é este o que nos interessa.

O que fica datado em Hill:

  • o objetivo de todo mundo deveria ser um só: gerar riqueza monetária, fama, sucesso;
  • todos têm a mente adaptada para esse tipo de jornada, bastando querer;
  • todos que atingirem esse objetivo estarão felizes;
  • o dinheiro, leia-se grandes fortunas, é a principal referência para definir quem é vencedor de quem é fracassado;
  • e que existe uma fórmula mágica e única para que se atinja esse objetivo.

Note bem que se eu entrevistar todos os corredores de fórmula 1, eles terão um perfil parecido, mas não posso generalizar que TODO mundo pode ser um piloto de Fórmula 1. Existem algumas características pessoais de um piloto de fórmula 1, que pouca gente tem.

Quando se entrevista pessoas que fizeram grandes fortunas, tem algo naquelas mentes, naquele jeito de ser, que não pode ser generalizado para todas as pessoas.

Existem algumas coisas, que podem servir para todos, mas o ponto de partida para que se consiga determinado tipo de conquista, depende das objetividades e subjetividades particulares.

O livro de Hill é importante, pois populariza e sistematiza determinadas condutas eficazes de pessoas que conseguiram seus objetivos, independentes quais sejam.

Aprender com quem conseguiu a sua Felicidade Saudável é bom para todo mundo, desde que não se imagine que a Felicidade Saudável de fulano é igual a de Sicrano.

Existem pessoas que nasceram e se sentem felizes em liderar grandes projetos, mas não podemos generalizar que TODO mundo tem este perfil e precisa fazer isso para se sentir mais feliz.

Outro ponto importante é relativizar a questão do dinheiro.

Dinheiro é uma ferramenta para que possamos viver melhor, mas não podemos chamar uma ferramenta, que é meio, não um fim em si mesmo.

As pessoas querem ganhar dinheiro para fazer algo com o dinheiro e não ter dinheiro, como o Tio Patinhas, para ficar nadando dentro de um cofre forte.

Os autores renascentistas, tais como Mark Manson (veja minha análise aqui) defendem claramente o oposto dessa visão de felicidade massificada e o dinheiro pelo dinheiro:

  • cada um tem um personal sucesso, que tem que ser medido mais de dentro para fora do que de fora para dentro;
  • a felicidade é personalizada;
  • o dinheiro não é o epicentro do sucesso, apenas uma ferramenta para que a vida seja sustentável;
  • e que NÃO existe uma fórmula mágica e única para que se atinja o personal objetivo de cada um.

Há no mundo do empreendedorismo esta divisão:

  • os Hillianos, que têm o foco exclusivamente no dinheiro, no curto prazo, que tende a ter problemas num ambiente tão competitivo como o atual;
  • e os Mansinianos, que NÃO têm o foco exclusivamente no dinheiro, há um pensamento de longo prazo, que tende a prosperar mais num ambiente tão competitivo como o atual.

O que eu diria?

Que na formação dos empreendedores Hill deveria ser abordado, com muitas ressalvas, destacando os problemas filosóficos e se concentrando nas sugestões metodológicas.

Eu organizaria assim uma formação empreendedora:

  • os Bimodais para a visão geral de por que e para onde estamos indo;
  • o Mark Manson como o centro para o autoconhecimento do empreendedor com foco no Sucesso Endógeno.
  • o Eric Ries para a jornada inicial da startup.
  • e o livro “Empreender: a arte de se foder todos os dias e não desistir” de Israel Salmen e Lucas Marques para a fase da escalada de uma startup média que quer se expandir.

Hill entraria para pincelar nestas etapas, com algumas frases e dicas.

É isso, que dizes?

O que marquei no livro?

Frases top

“A liderança pela força não se sustenta. A liderança por consentimento dos seguidores é a única que consegue se sustentar.”

“Dinheiro sem cérebro é sempre perigoso.”

“O passo mais importante na comercialização de serviços é selecionar uma ocupação na qual você possa mergulhar por inteiro.”

“A oportunidade tem o hábito tímido de entrar pela porta dos fundos.”

“A história de praticamente todas as grandes fortunas começa no dia em que um criador de ideias e um vendedor de ideias se juntam e trabalham em harmonia.”

“Ideias são o ponto de partida de todas as fortunas.”

“Imaginação é como um músculo: pode ser fortalecida com o uso.”

“Sucesso e fracasso são em grande parte resultados do hábito.”

“Conhecimento não tem valor, exceto pelo que pode ser adquirido com sua aplicação relacionada a algum fim válido.”

“Pessoas bem-sucedidas nunca deixam de adquirir conhecimento especializado relacionado a seus maiores objetivos, seus negócios ou sua profissão.”

“As que não são bem-sucedidas normalmente cometem o engano de acreditar que o período de aquisição de conhecimento acaba quando se conclui a escola.”

“Qualquer pessoa é educada quando sabe onde buscar o conhecimento de que precisa e como organizar esse conhecimento em planos de ação definidos.”

“Conhecimento só é poder potencial. Só se torna poder quando e se organizado em planos definidos de ação e direcionado para um fim definido.”

“Toda adversidade traz com ela a semente de uma vantagem equivalente.”

“Se você desenvolveu o hábito de ver a vida apenas de sua perspectiva, pode cometer o engano de acreditar que suas limitações são, de fato, a medida correta das limitações.”

“Uma das causas mais comuns de fracasso é o hábito de desistir diante de uma derrota temporária.”

“O fracasso é um trapaceiro com um aguçado senso de ironia e astúcia.”

“Uma das principais fraquezas da pessoa comum é ter muita familiaridade com a palavra impossível.”

“Ter um desejo ou uma definição de objetivo para sua vida tem um efeito sinérgico sobre a capacidade de atingir metas.”

“Não se deixe diminuir por ninguém por ser um sonhador.”

“Não se importe com o que “eles” dizem, caso sofra uma derrota temporária.”

“Hoje o mundo é cheio de oportunidades que os sonhadores do passado nunca conheceram.”

“O ponto de transformação na vida daqueles que alcançaram o sucesso normalmente acontece no momento de alguma crise, pela qual são apresentados ao seu “outro eu”.”

“Comece conhecendo um lado de sua personalidade que não reconhece obstáculos, que não reconhece derrotas.”

“A vida é um patrão justo, ela dá o que você pede.”

“A maioria das pessoas fracassa pela falta de persistência na criação de novos planos para substituir aqueles que falharam.”

“A procrastinação, o oposto da decisão, é um inimigo comum que praticamente todas as pessoas precisam dominar.

“Não espere problemas, pois eles tendem a não desapontar.”

“Deixe grandes pessoas darem forma à sua vida.”

“As pessoas têm o hábito de tomar decisões muito lentamente, quando tomam, e de mudar essas decisões de forma rápida e frequente, quando deveria ser o oposto.”

“Uma das qualidades mais notáveis de Henry Ford era o hábito de tomar decisões rápidas e definitivas e mudá-las lentamente. Essa qualidade era tão pronunciada em Ford que deu a ele a fama de obstinado.”

“Pessoas que fracassam são, em geral, facilmente influenciadas pelas opiniões dos outros e permitem que fofocas, rumores, opiniões alheias e notícias de jornais formem seu pensamento.”

“Opiniões são os bens mais baratos da Terra.”

“Se você é muito influenciado pelas opiniões dos outros quando toma decisões, não terá sucesso em nenhuma empreitada.”

“Amigos e parentes próximos, mesmo sem ter a intenção, muitas vezes nos prejudicam com “opiniões” e, às vezes, com a ridicularização, pensando que são engraçados.”

“Milhares de homens e mulheres carregam complexos de inferioridade durante toda a vida porque uma pessoa bem-intencionada, mas ignorante, destruiu sua confiança com opiniões ou a ridicularização.”

“É característico das pessoas que têm conhecimentos limitados tentar dar a impressão de que sabem mais do que realmente sabem. Essas pessoas geralmente falam demais e escutam de menos.”

“Diga ao mundo o que você pretende fazer, mas primeiro mostre.”

“As grandes decisões que serviram de base à civilização implicaram grandes riscos, muitas vezes o risco de morte.”

“Os líderes em cada área da vida decidem com rapidez e firmeza. Essa é a principal razão pela qual são líderes. O mundo costuma abrir espaço para pessoas cujas palavras e ações demonstram que elas sabem para onde estão indo.”

“Nenhum homem conquista grande sucesso sem se dispor a sacrifícios pessoais.”

“Lembre-se de que a sua real riqueza pode ser medida não pelo que você tem, mas pelo que você é.”

“A falta de persistência é uma das principais causas de fracasso.”

“Desejos fracos trazem resultados fracos, assim como um fogo brando gera pouco calor.”

“Uma coisa é certa: se você não tiver persistência, não alcançará sucesso notável em nenhuma vocação.”

“Se você fizer um estudo imparcial sobre profetas, filósofos e líderes religiosos do passado, chegará à inevitável conclusão de que a persistência, a concentração do esforço e a definição de objetivo foram as principais fontes de suas realizações.”

“As pessoas assumem a natureza, os hábitos e o poder de pensamento daqueles com quem se associam.”

“Escolha associar-se a pessoas que compartilhem de valores, objetivos e interesses comuns, mas que tenham individualmente um forte desejo de contribuir com o esforço geral.”

“O mundo é governado pelas emoções humanas, e são elas que estabelecem o destino da civilização.”

“A vida é um tabuleiro de xadrez e o jogador na sua frente é o tempo.”

“Foi uma grande surpresa para mim quando descobri que a maior parte da feiura que via nos outros era apenas um reflexo da minha própria natureza”.

“Construir álibis para explicar o fracasso é um passatempo nacional.”

“Ou você controla sua mente ou ela controla você.”

“Ou você controla sua mente ou ela controla você. Não existe meio-termo. O método mais prático para controlar a mente é o hábito de mantê-la ocupada com um objetivo definido apoiado por um plano definido.”

“Seria possível uma pessoa que você considera um amigo ser, na realidade, seu pior inimigo por causa da influência negativa em sua mente?”

“Sem dúvida a fraqueza mais comum de todos os seres humanos é o hábito de deixar a mente aberta às influências negativas de outras pessoas.”

“Procure deliberadamente a companhia de pessoas que o influenciem a pensar e agir por si mesmo.”

“Até um cachorro ou cavalo sabe quando o dono não tem coragem.”

“O maior de todos os remédios para o medo da morte é um desejo ardente de realização, apoiado por um serviço útil aos outros.”

Glossário

Imaginação sintetizada –  por meio dessa capacidade, você organiza antigos conceitos, ideias ou planos em novas combinações. A imaginação sintetizada não cria nada. Simplesmente funciona com o material da experiência, educação e observação com que é alimentada;

Imaginação criativa – por meio da faculdade da imaginação criativa, a mente humana finita tem comunicação direta com a inteligência infinita, a faculdade pela qual “palpites” e “inspirações” são recebidos. Os grandes líderes do comércio, da indústria e das finanças e os grandes artistas, músicos, poetas e escritores se tornaram grandes porque desenvolveram a capacidade da imaginação criativa.

MasterMind –  formado por indivíduos que têm o mesmo interesse, uma profunda noção de missão e de compromisso com o mesmo objetivo. O

Existem duas formas de liderança. A primeira, e de longe a mais eficiente, é a liderança por consentimento e com a simpatia dos seguidores. A segunda é a liderança pela força, sem o consentimento e a simpatia dos seguidores.

Uma pessoa educada é alguém que desenvolveu de tal forma suas faculdades mentais que pode adquirir o que quiser, ou seu equivalente, sem violar os direitos dos outros.

Posto de outra forma, autossugestão é sugestionar a si mesmo.

Uma filosofia é um sistema de princípios que guiam seus pensamentos e ações e fornecem um código de ética e um padrão de valores.

Determinação canina – persistência em se concentrar em um único desejo. Ou Desejo definido – queimou todas as pontes atrás dele. Manteve seu desejo até este se tornar a obsessão dominante de sua vida – e finalmente um fato.

Poder pode ser definido como “conhecimento organizado e inteligentemente dirigido”.

O sexto sentido é a porção da mente subconsciente que foi referida como imaginação criativa.

Uma definição de gênio pode ser: “Alguém que descobriu como aumentar a intensidade do pensamento até o ponto de poder se comunicar livremente com fontes de conhecimento não disponíveis no ritmo de pensamento comum”.

Links

  • Daniel Goleman criou um argumento convincente de que o jeito como as pessoas lidam consigo e com seus relacionamentos, o qual ele chama de inteligência emocional ou IE, é um indicador muito melhor que o QI para prever se uma pessoa será bem-sucedida na vida;
  • W. Clement Stone chamou o processo de fórmula R2A2 – Reconhecer e Relacionar, Assimilar e Aplicar. Se você fizer isso com tudo que vê, ouve, pensa e experimenta, desenvolverá um novo jeito de olhar para coisas conhecidas;
  • Edward De Bono, um dos mais respeitados especialistas no campo, escreveu mais de 25 livros, inclusive os best-sellers O pensamento lateral e Os seis chapéus do pensamento, cujo objetivo é, literalmente, fazer você pensar;
  • Feel the Fear and Do It Anyway, de Susan Jeffers, Wishcraft, de Barbara Sher, e Do What You Love, The Money Will Follow, de Marsha Sinetar;
  • O best-seller de Gabriele Rico, Writing the Natural Way, usa uma técnica chamada clustering para romper o bloqueio de escritor, e Tony Buzan utiliza um método similar para abrir a mente, que ele chama de Mind Mapping. Em seu best-seller Superlearning, Sheilah Ostrander e Lynn Schroeder mostram maneiras de usar a música clássica, e Roger von Oech sugere quebra-cabeça e charadas como estímulos em A Whack on the Side of the Head.
  • Marc Myers, editor de um dos informativos de autoajuda mais influentes do país, o Bottom Line/Personal, escreveu um livro intitulado How to Make Luck: 7 Secrets Lucky People Use to Succeed.
  • Sugiro veementemente que você leia uma biografia de Maomé, especialmente a de Essad Bey.

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)

Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da BIMODAIS e ganhar a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

Quer comprar o último livro feito dentro da escola “Civilização 2.0”, é por aqui:
https://sun.eduzz.com/347192

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO – MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat