Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo.

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal290921 

Resumo do artigo em tabela:

Vamos ao artigo:

“Você pode influenciar um sistema natural, mas não controlá-lo.”Peter Senge.

Futurismo é uma atividade transversal e multidisciplinar das Ciências Sociais voltada para prognosticar tendências para o amanhã.

O Futurismo opera sempre no médio e longo prazo.

O Futurismo é, na verdade, um novo ramo da história, uma espécie de “outro lado da moeda” do historiador.

Um Historiador organiza fatos para detalhar o passado; o Futurista gerencia padrões para prognosticar tendências futuras. 

Um Futurista é um tipo de historiador que olha, EXCLUSIVAMENTE, para o amanhã, a partir dos padrões passados.

O Futurismo NÃO é uma atividade nova, mas está ganhando uma nova roupagem, um novo nome, se organizando melhor, ganhando mais “musculatura“.

O Futurismo tem hoje como grande demanda explicações e prognósticos diante da inusitada chegada do Mundo Digital.

O Mundo Digital gerou uma Macrocrise Paradigmática nas Ciências Sociais, pois muito poucos previram, poucos entendem e são raros os que prognosticam com um certo método.

Macrocrise Paradigmática pode ser definida como determinado momento quando Conceituadores de Plantão, diante de qualquer fenômeno, não conseguem  detalhá-lo, não apenas do ponto de vista teórico ou metodológico, mas principalmente filosófico.

Podemos dizer que, se a Pandemia mobilizou o Sapiens para descobrir vacinas,  o Digital, uma Tecnopandemia, nos motiva a termos uma Tecnovacina.

Para entender o Digital, OBRIGATORIAMENTE, vamos precisar promover uma Revisão Disruptiva na Filosofia Social – o epicentro das Ciências Sociais.

Filosofia Social é um Ambiente de Diálogo Filosófico, que procura respostas para a seguinte pergunta: “como o Sapiens se adapta ao longo da Macro-História?”.

As atuais Mudanças Estruturais  precisam ser prognosticadas, através de um Futurismo de Excelência, que cria uma Nova Metodologia Estratégica.

Ferramentas Estratégicas de Curto Prazo operam, com relativo sucesso, com o levantamento e organização dos Fatos Correntes.

O Futurismo, ao contrário, precisa de Padrões Históricos para que possa fazer as projeções de médio e, principalmente, de longo prazo.

Vivemos hoje, neste início de novo século, o recorrente e pouco conhecido fenômeno de Mudanças de Mídia, que já ocorreram no passado.

Não é possível entender o Digital sem uma análise Macro-Histórica. Qualquer tentativa que for feita, sem seguir essa recomendação tenderá ao fracasso! 

Assim, o levantamento de Padrões Históricos Recorrentes feito pelos Futuristas tem como objetivo a consolidação de Equações Futuristas.

Equações Futuristas estabelecem relações entre as Forças Estruturantes da Macro-História do Sapiens para que o Futurista possa perceber quais são as Macrotendências Recorrentes.

Macrotendências Recorrentes são regras de sobrevivência do Sapiens que tendem a se repetir de alguma maneira ao longo da Macro-História.

Um Futurista de Excelência, assim, precisa criar Equações Futuristas, a partir de Padrões Estruturais Históricos eficazes para que possa projetar, no meio de muitas mudanças, quais são as mais ou menos relevantes e separar as conjunturais das estruturais.

Um Futurista de Excelência, portanto, visita à história à caça de padrões para projetar.

Um Futurista de Excelência, portanto, é um criador de um Motor da História para poder trabalhar.

Motores da História são relações feitas por um Cientista Social, que estabelecem relações entre Forças Relevantes, que nos permitem apontar Macrotendências Recorrentes do Sapiens.

Sem um Motor da História, um Futurista, simplesmente, não vai conseguir projetar no longo prazo.

É, assim, da qualidade do Motor da História que o Futurista escolher que será definida a sua excelência.

Podemos definir desta maneira o perfil de um Futurista:

  • trabalha sempre com prognósticos de médio e longo prazo;
  • precisa de Padrões Históricos Estruturantes Recorrentes para compor a sua Equação Futurista;
  • e, a partir disso, pode realizar prognósticos dos mais variados, tanto pelo Futurista Generalista (prognósticos gerais para a sociedade) como o Futurista Competitivo (prognósticos voltado para profissionais e organizações).

A BIMODAIS é uma escola de Futurismo Competitivo, que tem como a principal missão apontar Macrotendências para profissionais e organizações, que incorpore as mudanças advindas do Mundo Digital.

É isso, que dizes?

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da BIMODAIS e ganhar  a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS. 

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS  CONCEITOS BIMODAIS. 

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO/MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

Leave a Reply

WhatsApp chat