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O áudio do artigo.

“O antigo deve ser pensado em função do novo.”Gaston Bachelard.

Não se percebe nitidamente, mas existe, sempre existiu e existirá o que podemos chamar de Mercado de Conceitos.

O Mercado de Conceitos é o espaço de consumo, no qual se compra e vende Narrativas sobre determinados aspectos da realidade, no qual atuam Conceituadores de todos os tipos.

Os consumidores recorrem ao Mercado de Conceitos, pois querem explicações para decidir melhor sobre algum tipo de desconforto diante de determinado fenômeno.

Existem momentos em que há uma demanda maior no Mercado de Conceitos  por determinadas Narrativas, quando temos Fenômenos Inusitados, que causam o aumento da Taxa de Desconforto.

Quanto mais inusitado é um fenômeno e mais causa desconforto, mais aumenta a demanda por explicações conceituais sobre ele. E mais e mais Conceituadores tentarão vender seus serviços.

A Pandemia é um bom exemplo de um Fenômeno Inusitado, que gera forte demanda no Mercado de Conceitos pelos desconfortos trazidos.

O aumento de demanda pela explicação de determinados Fenômenos Inusitados, acaba criando uma certa crise no Mercado de Conceitos:

  • Há a atração de novos Conceituadores de todo o tipo, que se aproveitam da demanda emergencial não seguindo determinadas normas mais consistentes da explicação de fenômenos;
  • Há um Emocionalismo maior dos Clientes dos Conceitos, que passam a se utilizar de menos lógica e comprar conceitos menos consistentes;
  • Passa-se a utilizar mais técnicas de propaganda do que explicativas mais estruturadas;
  • O Mercado de Conceitos, em função disso, passa a ter um aumento exponencial da Taxa de Conceitos Tóxicos, com a ampliação da Taxa de Confusão, reduzindo a qualidade das decisões que são tomadas.

A atual Crise do Mercado de Conceitos sobre o Mundo Digital gera um caos momentâneo para todos os consumidores, que passam a decidir de forma menos lógica.

Hoje, assistimos a Crise no Mercado de Conceitos, tanto nas Narrativas sobre a Pandemia, como as que se dedicam a explicar o Mundo Digital.

Há uma verdadeira competição desenfreada, sem muitos critérios, para apresentar Narrativas de todos os tipos para os Clientes dos Conceitos, gerando muito ruído e pouca explicação.

Podemos classificar, assim, no Mercado de Conceitos as seguintes situações

  • Fenômenos Inusitados – aqueles que fogem da normalidade;
  • Fenômenos Não Inusitados – aqueles que NÃO fogem da normalidade

E dentro dos Fenômenos Inusitados:

  • Fenômenos Inusitados com Alta Taxa de Desconforto – que geram bastante desconforto;
  • Fenômenos Inusitados com Baixa Taxa de Desconforto que NÃO geram desconforto.

Futuristas Competitivos Bimodais têm que compreender que a Revolução Midiática Civilizacional Digital é um Fenômeno Inusitado, que gera Alta Taxa de Desconforto nos Ambientes Profissionais.

E, por causa disso, precisam aprender a conviver em um Mercado de Conceitos em crise, com forte difusão de Conceitos Tóxicos, dificultando bastante o trabalho dos Conceituadores de Excelência.

Conceituador de Excelência é aquele que consegue entregar para os clientes explicações mais próximas dos fatos.

Os Clientes de Conceitos de Fenômenos Inusitados, que causam Alta Taxa de Desconforto, têm uma Alta Demanda por explicações e acabam consumindo Conceitos menos consistentes e, por sua vez, tomando decisões mais ineficazes.

Este ambiente cria um risco e uma oportunidade para os Futuristas Competitivos Bimodais:

  • O risco – não conseguir, no curto prazo, espaço num mercado tão poluído por Conceitos Tóxicos, com os clientes cada vez mais insatisfeitos;
  • A oportunidade – criar e vender um Ferramental Conceitual mais estruturado, consistente, que, no médio e longo prazo, terá cada vez mais espaço, pois as decisões ineficazes vão gerar muito gasto e pouco resultado.

Os Futuristas Competitivos Bimodais precisam persistir, tendo a noção de que toda a “fumaça” de Conceitos Tóxicos e Inconsistentes irá, aos poucos, se dissipando e ficando aquelas que conseguem se aproximar mais dos fatos.

É uma questão de tempo, que exige paciência.

É isso, que dizes?

Colaborou o Bimodal: Rodrigo Palhano.

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GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE NOVOS E ANTIGOS CONCEITOS BIMODAIS. 

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados apenas uma vez à direita foram usados para divulgação do artigo nas Mídias Digitais.

Os parágrafos que estão deslocados duas vezes à direita foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO/MAPA MENTAL BIMODAL:

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