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O áudio do artigo.

“Os pessimistas têm razão, mas quem muda o mundo são os otimistas”. – Anônimo.

Qual é a grande mudança de paradigma que precisamos fazer para entender o atual presente e futuro estruturalmente disruptivo?

Diria que é preciso alterar a forma como encaramos o Motor da História Humana.

Hoje, o Senso Comum, acredita que o Motor da História Humana é motivado por mudanças sociais, políticas e econômicas.

Os Historiadores Convencionais procuram fatos desse tipo para traçar as marcas das mudanças das Eras Civilizacionais.

Porém, os Historiadores Convencionais ignoram dois fatores fundamentais para entender as mudanças estruturais na Macro História: as Revoluções de de Mídia e a relação destas com a Complexidade Demográfica Progressiva.

Há um grave equívoco na forma de entender o Motor da História Humana, que nos impede de compreender a própria essência do Sapiens.

Anote:

Somos uma Tecnoespécie (a única do planeta), que pode aumentar a população, de forma integrada, e, por causa disso, quando isso ocorre, precisamos mudar a forma de nos comunicar e depois de sobreviver.

Enquanto não fizermos as correções necessárias para pensar um novo Motor da História Humana será IMPOSSÍVEL ter uma visão mais clara do presente e, principalmente, do futuro!

A Bimodais tem se esforçado para apresentar um Cenário Futurista mais compatível com os fatos e, por causa disso, teve a necessidade de empreender uma profunda revisão científica.

Vivemos hoje uma verdadeira Anomalia Epistemológica, pois os fatos que assistimos não estão mais rimando com as teorias de plantão.

Nesta jornada, tivemos a necessidade de sair apenas da análise dos fatos, mas rever os Padrões Estruturais da História Humana.

A Revolução Midiática Civilizacional Digital demonstra que o a história da humanidade precisa ser recontada.

As mídias são o DNA Civilizacional, que, quando se altera, gera um processo em cadeia em toda a sociedade.

Passamos a fazer revisões nos Paradigmas Convencionais das Ciências Sociais e chegamos a conclusões bem diferentes do Senso Comum.

O primeiro passo, na direção de uma compreensão melhor, foi a guinada da procura de Conceituadores mais consistentes, que tivessem especialização em Revoluções Midiáticas.

Nessa direção, encontramos os Conceituadores da Escola de Pensamento de Toronto (Canadá), que defenderam que as tecnologias e as mídias não são neutras para a sociedade humana.

O Sapiens vive dentro de um Tecnoambiente Midiático, que estrutura toda a nossa forma de sobrevivência.

Mais.

A chegada e massificação de novas mídias são as responsáveis pelo Processo Detonador das novas Eras Civilizacionais.

O Mundo Digital nos obriga a uma revisão disruptiva de como enxergamos a história humana.

O que a Bimodais agregou aos Conceitos Hegemônicos da Escola de Pensamento de Toronto foi:

  • as causas das revoluções midiáticas estão ligadas ao aumento demográfico;
  • e as consequências das revoluções midiáticas para a sobrevivência humana é a criação de um  novo Ambiente Estrutural de Participação.

(Marshall McLuhan (1911 – 1980), por exemplo, nosso Conceituador Disruptivo, analisou vários aspectos de alterações cognitivas subjetivas e objetivas, mas não se dedicou a analisar as mudanças na forma de sobrevivência.)

Um Conceituador Disruptivo é aquele que inaugura um novo DNA Filosófico e, com ele, se inicia a jornada de uma nova Escola de Pensamento.

A Bimodais se preocupou, principalmente, em observar as consequências das Revoluções Midiáticas para as mudanças nas Estruturas de Sobrevivência do Sapiens.

Há hoje, sem dúvida, uma demanda muito grande da sociedade para entender o novo século, fortemente modificado pela chegada das novas mídias.

Tivemos, assim, que trabalhar, algo similar à Pandemia, com um Fenômeno Atípico, que exige da sociedade explicações e tratamentos urgentes.

Analisamos o fenômeno recorrente das Revoluções Midiáticas, a partir da chegada do Digital, e pudemos apontar os Fatores Causantes e Consequentes da mesma.

O Fator Causante Primário das Revoluções Midiáticas é o Aumento Populacional na seguinte sequência de fatores:

AUMENTO POPULACIONAL -> AUMENTO DE COMPLEXIDADE -> OBSOLESCÊNCIA ESTRUTURAL DOS AMBIENTES DE SOBREVIVÊNCIA -> REVOLUÇÃO MIDIÁTICA

O Fator Causante Secundário das Revoluções Midiáticas é a Obsolescência Estrutural dos Ambientes de Sobrevivência na sequência de fatores:

OBSOLESCÊNCIA ESTRUTURAL DOS AMBIENTES DE SOBREVIVÊNCIA -> AUMENTO DA TAXA DE PADRONIZAÇÃO -> REDUÇÃO DA TAXA DE QUALIDADE-> DEMANDA POR MODELOS MAIS SOFISTICADOS DE SOBREVIVÊNCIA

O Fator Consequente Geral das Revoluções Midiáticas é a Demanda por Modelos Mais Sofisticados de Sobrevivência na sequência de fatores:

DEMANDA POR MODELOS MAIS SOFISTICADOS DE SOBREVIVÊNCIA -> NOVOS MODELOS DE SOBREVIVÊNCIA -> AUMENTO DE PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA -> NOVA ERA CIVILIZACIONAL

E a seguir os Fatores Consequentes Específicos:

  • REINTERMEDIAÇÃO PARA INTERMEDIÁRIOS MAIS SOFISTICADOS;
  • FONTES INFORMACIONAIS AMPLIADAS;
  • QUEBRAS DAS ANTIGAS BARREIRAS DE TEMPO E LUGAR;
  • PARTICIPAÇÃO COM QUEBRA DAS ANTIGAS RESTRIÇÕES DE CONTATO ENTRE CONHECIDOS E DESCONHECIDOS;
  • PERSONALIZAÇÃO.

O objetivo principal da nova era é permitir que o Sapiens, que tem a demanda da Personalização Progressiva, possa exercê-la, através da Participação Progressiva.

A Personalização Progressiva só pode ter espaço para se desenvolver quando temos novas Mídias, que permitem criar novos Macro Modelos de Sobrevivência.

Podemos, assim, usar a metáfora do restaurante a quilo para definir a nova Era Civilizacional, na qual , em função, da necessidade de “comer” rápido e muita gente, tirou-se os intermediários (garçons, cozinheiros ” a la carte”, nutricionista) para acelerar o processo, deixando o cliente personalizar o seu próprio prato.

A nova Era Civilizacional pode ser descrita assim: sai o prato feito, padronizado e entra o restaurante a quilo, a quantidade com qualidade personalizada.

No Século a quilo, o que as pessoas querem é poder se servir e escolher, de forma cada vez mais barata e flexível na direção da Personalização Progressiva.

É isso, que dizes?

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)

O artigo contou com a colaboração dos Bimodais: Átila Pessoa, Rodrigo Palhano e Fernanda Pompeu.

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE NOVOS E ANTIGOS CONCEITOS BIMODAIS. 

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados apenas uma vez à direita foram usados para divulgação do artigo nas Mídias Digitais.

Os parágrafos que estão deslocados duas vezes à direita foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO/MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

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