Feed on
Posts
Comments

Versão 1.3 – 23/07/21

O áudio do artigo.

Link Encurtado: https://bit.ly/artigobimodal210721

“Você pode ignorar a realidade, mas não pode ignorar as consequências de você ignorar a realidade.”Ayn Rand.

Este texto faz parte dos Artigos Didáticos Bimodais, por isso são mais densos, com forte preocupação conceitual e servem de base para que se possa entender, dialogar e aprimorar a Narrativa dos Bimodais.

É Ferramental Conceitual para que os Futuristas Competitivos Bimodais e respectivos clientes, em particular, e a sociedade, de maneira geral, possam lidar melhor com este novo cenário disruptivo.

O objetivo do artigo é detalhar a Metodologia Bimodal para Atuação dos Futuristas.

O Futurismo Competitivo tem a intenção de ajudar profissionais e organizações a se adaptar a esse novo Ambiente Civilizacional, profundamente alterado no Pós-Digital.

é necessário, antes de tudo, em primeiro lugar, contar com o apoio dos Futuristas Mudancistas.

Os Futuristas Mudancistas são os responsáveis dentro das atividades do Futurismo Competitivo de promover mudanças no Mindset dos Clientes para que possam compreender, de forma mais ampla, o que está ocorrendo, antes de se tomar qualquer Decisão Competitiva.

Os Futuristas Mudancistas, entretanto, seja lá o nome que cada um se apresente para esta função, precisam OBRIGATORIAMENTE de uma Narrativa Futurista para apresentar aos respectivos clientes.

Se você assistir a qualquer palestra, workshop, conteúdo sobre o Mundo Digital, ali terá o trabalho de um Futurista Mudancista, que escolheu, de forma mais ou menos consciente, uma Narrativa Futurista, que está sendo oferecida para os consumidores daqueles conceitos.

Assim, o primeiro passo mais eficaz para a necessária e obrigatória Adaptação Civilizacional é a escolha de uma Narrativa Futurista para que se possa, a partir dela, tomar as Decisões Competitivas, que serão apoiadas por outros dois perfis de Futuristas Operacionais: o Migracionista e o Startupizador.

O Futurista Mudancista cuida das mudanças do pensar. E o Migracionista e o Startupizador no agir.

(Temos ainda na Metodologia Bimodal sobre Futurismo para Futuristas os perfis Conceituais: o Epistemólogo (como pensar melhor?), o Conceituador (como conceituar melhor?) e o Dialogador (como dialogar melhor?), que dão suporte aos Futuristas Operacionais.)

O Futurista Migracionista é aquele que vai ajudar pessoas, profissionais e organizações, que estão ligados ao antigo Ambiente Civilizacional a migrar para o novo ambiente, com todas as dificuldades que isso implica, em função do apego ao antigo legado e a carteira convencional de clientes, que continuam sendo atendidos.

O Futurista Startupizador é aquele que vai partir do zero com novos empreendimentos para se aproveitar das novas Tecnopossibilidades do novo Ambiente Civilizacional, tendo a vantagem de ter que lidar menos com o apego ao antigo ao antigo legado e a carteira convencional de clientes.

Assim, a definição destes perfis de Futuristas Competitivos Operacionais (Mudancistas, Migracionistas e Startupizadores) se encaixam nas atividades de muita gente neste mercado, que foram classificadas dessa maneira pela Metodologia Bimodal sobre Futurismo para Futuristas.

O que fazemos aqui na Bimodais ao criarmos uma Metodologia Bimodal sobre Futurismo para Futuristas é classificar as atividades dos Futuristas e explicitar, DE FORMA BEM ENFÁTICA que há escolhas, o tempo todo, que estão sendo feitas pelos respectivos clientes.

Assim, a Narrativa de Futurismo Bimodal é UMA DAS MUITAS disponíveis no mercado e é do acerto da mesma que se poderá ajudar ou atrapalhar clientes a se inserir na nova Era Civilizacional.

O papel, agora falando especificamente dos Futuristas Competitivos Operacionais Bimodais, de um Futurista Mudancista, diferente dos demais, é apresentar a Narrativa de Futurismo Bimodal para seus clientes para que eles possam mudar a forma de pensar sobre o presente e o futuro.

Na projeção que temos sobre o Momento Bimodal Civilizacional, não estamos vivendo uma continuidade entre o velho e o novo, pois há o surgimento dos Ubers – que estão tomando cada vez mais espaço no mercado – com um novo Modelo Administrativo Disruptivo,  que se utiliza de Ferramental Operacional e Conceitual bem distintos se comparados com o passado.

Os Ubers praticam uma nova forma de Comando e Controle e, por causa disso, podem ser muito mais exponenciais do que as Organizações Tradicionais, conseguindo quebrar uma antiga barreira administrativa humana: de conseguir entregar qualidade personalizada para grande quantidade de clientes.

Assim, um Futurista Mudancista Bimodal não pode, por uma questão de compromisso ético com a sua profissão,  iludir o cliente de que a pura e simples Digitalização de vários processos, diante de organizações cada vez mais Uberizadas será uma Decisão Competitiva suficiente no longo prazo.

O cliente do Futurista Mudancista Bimodal pode até decidir não ousar agora “voos” mais altos e disruptivos, porém os Mudancistas Bimodais tem a OBRIGAÇÃO de alertá-los de que a tendência da Nova Civilização é cada vez mais Youtubes e menos Netflixes e TvGlobos.

Já Os clientes dos Migracionistas Bimodais, todos detentores de organizações tradicionais, que estejam dispostos a voos mais altos e disruptivos, que queiram iniciar a jornada em direção à Uberização, precisam entender que é preciso criar duas áreas separadas.

Desenvolvemos aqui, para proceder a Migração, a Metodologia de Inovação Bimodal Administrativa, que tem a seguinte sugestão:

  • Na primeira área, o que podemos chamar de Motor 1 Bimodal, irá se promover as inovações no Antigo Modelo de Administração, se utilizando dos Novos Canais e do Novo Armazenamento Digital, mas se manterá o mesmo Modelo de Comando e Controle, não se utilizando da Nova Linguagem dos Rastros. A referência aqui é algo na linha do Nubank e do Netflix;
  • Na segunda área, o que podemos chamar de Motor 2 Bimodal, irá se promover as inovações para se criar o novo Modelo de Administração, se utilizando dos Novos Canais, do Novo Armazenamento e da Nova Linguagem dos Rastros. A referência aqui é algo na linha do Bitcoin e do Youtube.

Quando pensamos no trabalho dos Startupizadores Bimodais, a sugestão é iniciar empresas já no novo Modelo Administrativo, abandonando os antigos modelos e procurando criar Ambientes Administrativos Uberizados ou Blockchenizados.

Há uma fantasia bem difundida no Senso Comum de que TODOS os Futuristas enxergam o amanhã mais ou menos da mesma maneira, que as Narrativas Futuristas são mais ou menos iguais e que a escolha de uma determinada Narrativa Futurista não terá QUASE NENHUM impacto na respectiva Taxa de Competitividade.

Por fim, se verifica uma forte tendência dos Clientes dos Futuristas a contratar Narrativas Futuristas que sejam compatíveis com o que se tem capacidade de compreender e aceitar, nem sempre procurar um que tenha mais lógica e esteja mais afinado com os eventos similares ocorridos no passado.

Porém, como diz Ayn Rand (1905 – 82), nossa querida Epistemóloga:

“Você pode ignorar a realidade, mas não pode ignorar as consequências de você ignorar a realidade.”

É isso, que dizes?

Colaborou o Bimodal: Renato Azevedo.

Vem tomar pílula vermelha todos os dia na Bimodais.  Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO)

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados apenas uma vez à direita foram usados para divulgação do artigo nas Mídias Digitais.

Os parágrafos que estão deslocados duas vezes à direita foram selecionados com as melhores frases do mês ou definições de conceitos, que são enviados regularmente para os Bimodais.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com todos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas e ter a possibilidade de dialogar sobre elas com o Curador da Escola e com os outros Bimodais.)

 

Leave a Reply

WhatsApp chat