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O áudio do artigo.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no Mapa Mental da Escola Bimodal.

Veja as tabelas mais atualizadas dos Mapa Mental da Escola Bimodal: ( https://bit.ly/2RK8HTX )

“O analfabeto do século 21 não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender.”Alvin Toffler.

O primeiro artigo sobre o tema pode ser visto aqui: ( https://bit.ly/artigonepo070621 ).

Antes de tudo, é preciso separar dois tipos de Conceitos: os para Leigos e os para Profissionais.

Vejamos a tabela Conceitos para Leigos e para Profissionais (novas versões da mesma podem ser vistas aqui): ( https://bit.ly/3w44bPf )

Se formos a um congresso de zoólogos, por exemplo, nenhum deles fará uma palestra sobre “beija-flores”, mas sobre um tipo específico de beija-flor, utilizando o nome científico do mesmo.

Qual o motivo?

Todos precisam saber de que tipo de beija-flor está se falando. São diversos tipos deles e é preciso saber especificamente de qual espécie se trata. Conceitos Profissionais precisam ter a maior precisão possível para que os especialistas possam se entender.

E, principalmente, reduzir a Taxa de Confusão, que se reflete no pensamento, nos diálogos, nas decisões e na qualidade de vida.

Conceitos pouco precisos geram decisões pouco precisas, simples assim.

O conceito “redes sociais” é impreciso, pois é utilizado da seguinte maneira:

“O Facebook é uma rede social” é tipicamente um Conceito Para Leigos e deve ser evitado para o uso profissional.

Analisamos e defendemos no artigo anterior de que os “Facebooks” são Plataformas Digitais utilizadas por diferentes comunidades, que podemos também chamar de Redes Sociais.

(Redes Sociais, no plural, é sinônimo de comunidades.)

A sentença profissional adequada, do ponto de vista dos Bimodais, deve ser:

“O Facebook é uma Plataforma Digital bastante utilizada por diversos tipos de Redes Sociais”.

Não podemos confundir as comunidades dos usuários (as redes sociais) que usam as Plataformas Digitais que permitem o uso.

O que NÃO constava no artigo passado é de que o termo “social” tem duas interpretações possíveis:

  • Social como sinônimo de relacionamento – “vou fazer uma social em uma na festa“.
  • E social como sinônimo de sociedade ou de uma comunidade específica – “Os problemas sociais daquela comunidade estão cada vez mais graves”.

Quando se afirma que o Facebook, em particular, é uma “Rede Social”, o que está se querendo dizer, para se aproximar dos fatos, é de que se trata de uma Plataforma Digital para Relacionamentos Pessoais.

E, na mesma linha, o Linkedin é uma Plataforma Digital para Relacionamentos Profissionais.

O que ainda também NÃO constava no artigo passado é de que o termo “rede” tem duas interpretações possíveis:

  • Rede como sinônimo de rede de computadores, internet – “cada vez mais utilizamos as redes para nos comunicar“.
  • E rede como sinônimo conjunto de pessoas – “A rede de solidariedade no Natal tende a aumentar”.

Quando se afirma que o Facebook, em particular, é uma “Rede Social”, o que está se querendo dizer, para se aproximar dos fatos, é de que se trata do uso de uma Rede de Computadores (como sinônimo de Plataforma Digital), que permite que pessoas se comuniquem para relacionamentos pessoais.

E, na mesma linha, o Linkedin é uma Rede de Computadores (como sinônimo de Plataforma Digital), que permite que pessoas se comuniquem para relacionamentos profissionais.

O Facebook é, assim, um tipo particular e específico de Plataforma Digital, que pode ser comparada com outras similares ou diferentes utilizadas por redes de pessoas (não só via computadores), mas sem eles também.

Não podemos considerar que antes da Internet não existiam redes sociais.  Eram Redes Sociais, que se utilizavam de outras mídias.

As redes sociais humanas não se iniciam com a Internet, usam mais uma mídia, entre as várias outras que existem, para continuar interagindo!

A cada Revolução Midiática o ser humano sofistica as ferramentas interativas das respectivas redes sociais. Assim, ninguém nunca chamou um “clube do livro” de rede social. Era uma comunidade que interagia, através da troca de livros.

Tudo isso é importante, pois quando queremos definir, o que de fato estamos usando e mudando é preciso que passemos a utilizar o termo Plataformas Digitais para definir os Facebooks, pois existem várias delas.

Futuristas de Excelência –  que precisam tomar decisões diante do Digital – não podem utilizar Conceitos Mais Leigos. Devem sempre procurar a maior precisão dos Conceitos Mais Profissionais.

Vejamos a tabela da Classificação dos Bimodais para as diferentes Plataformas Digitais e Comunidades Humanas. (novas versões da mesma podem ser vistas aqui): ( https://bit.ly/2TGulJo ).

Quando Futuristas Profissionais vão analisar os diferentes Ambientes Administrativos Digitais é preciso ter um critério mais preciso para comparar as diferentes experiências dos usuários para que possamos definir exatamente de que tipo de “beija-flor” estamos nos referindo.

Tais tabelas ajudam a todos os perfis dos Futuristas Externos  (que usam a Narrativa Futurista para ajudar a sociedade). São eles: os Mudancistas, os Migracionistas e os Empreendedores.

Tais conceitos permitem que eles possam ajudar respectivos clientes com explicações e respectivos projetos mais eficazes.

Os Futuristas Internos são os Epistemólogos, os Conceituadores e os Dialogadores, que preparam os Futuristas Externos para que possam exercer as suas funções e atender bem respectivos clientes.

É isso, que dizes?

Colaboraram com o artigo, os seguintes Bimodais: Átila Pessoa, Fernanda Pompeu, Rodrigo Palhano e Renato Sant Anna.

Vem tomar pílula vermelha todos os dia na Bimodais.  Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO)

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados apenas uma vez à direita foram usados para divulgação do artigo nas Mídias Digitais.

Os parágrafos que estão deslocados duas vezes à direita foram selecionados com as melhores frases do mês. 

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