Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no Mapa Mental da Escola Bimodal.

 

Veja as tabelas mais atualizadas dos Mapa Mental da Escola Bimodal: ( https://bit.ly/2RK8HTX )

“Muitas pessoas pensam que estão a pensar quando estão apenas a re-arrumar os seus preconceitos.”William James.

Vivemos hoje um Fenômeno Social Recorrente denominado Revolução Midiática Civilizacional.

Uma Revolução Midiática Civilizacional é um Fenômeno Social Raro, porém vital para os destinos do Sapiens, marcando com a sua chegada e massificação o início e o fim de Eras Civilizacionais.

Muitos Conceituadores Profissionais de Plantão, que ganham dinheiro com seus conceitos, têm cometido um enorme Erro Epistemológico, até agora não percebido pela maior parte dos respectivos clientes.

A maior parte dos Conceituadores Profissionais de Plantão consideram a chegada do Mundo Digital como um Fenômeno Social Único, inédito. Encaram o Digital como se nada parecido tivesse ocorrido com nossa espécie no passado.

Ignoram, por exemplo, COMPLETAMENTE os estudos da Escola de Comunicação de Toronto, que há 70 anos atrás iniciou o estudo das Revoluções Midiáticas.

Cometem, portanto, alguns Erros Epistemológicos Graves, que listamos abaixo:

  • Comparativismo Tóxico – incapacidade de comparar diferentes situações,  problemas, não conseguindo promover comparações adequadas para a tomada de decisões, tais como procurar fenômenos similares no passado;
  • Historiofobia – não aprender com o passado quais foram os Conceituadores, que podem nos ajudar a entender o que está ocorrendo, tais como identificar e classificar os padrões das Revoluções Midiáticas;
  • Ineditismo Tóxico – considerar que determinado fenômeno recorrente é inédito por absoluta falta de análise e estudo.

 

Veja as tabelas dos Erros Epistemológicos, já detectados pelos Bimodais: ( https://bit.ly/3wQ6fdw ).

Os Erros Epistemológicos, tais como o Comparativismo Tóxico impede que possamos compreender os Padrões Conceituais existentes em Revoluções Midiáticas Civilizacionais.

Novas mídias, aprendemos com o estudo da Recorrência Histórica, têm na sua estrutura básica Três Fatores Estruturais:

Veja aqui a última versão da tabela: ( https://bit.ly/2TCmUTx ).

Uma Revolução Midiática Civilizacional apenas se caracteriza quando temos presentes na sociedade Três Novos Fatores Estruturais das Mídias (Novo Canal, Novo Modelo de Armazenamento e Nova Linguagem).

Quando temos apenas, por exemplo, a chegada de novos Canais Midiáticos, como foi o caso das Mídias Eletrônicas (rádio e televisão) não temos uma Revolução, mas uma Evolução Midiática.

Numa Evolução as mudanças são mais incrementais e menos disruptivas, impactando menos a civilização humana.

Vejamos a tabela:

Veja aqui a última versão da tabela: ( https://bit.ly/2TCmUTx ).

Quando aplicamos estes Padrões Conceituais das Revoluções Midiáticas ao Mundo Digital, conseguimos enxergar algo que normalmente os Conceituadores Profissionais de Plantão não conseguem.

E podemos definir, até agora, algumas etapas bem distintas da atual Revolução Midiática Civilizacional Digital, que provocam mudanças bem diferentes na sociedade humana:

  • a gradual evolução da chegada e massificação de novos Canais;
  • a gradual evolução da chegada e massificação de novo Modelo de Armazenamento;
  • a gradual evolução da chegada e massificação de nova Linguagem.

Cada uma destas etapas, significa mudanças estruturais na sociedade. E geralmente ocorrem nesta ordem: novos Canais, novo Modelo de Armazenamento e, por fim, Nova Linguagem.

Podemos, assim, identificar três momentos distintos:

Veja aqui a última versão da tabela: ( https://bit.ly/2TCmUTx ).

A forma como se pratica a comunicação, é preciso que entendamos isso, é o DNA de Sobrevivência de qualquer espécie viva.

O Sapiens, por ser uma Tecnoespécie, diferente das demais, é a única que altera, de forma recorrente, o seu Modelo de Sobrevivência.

Todo Ambiente Produtivo da sociedade opera sobre o Ambiente Midiático. Quando mudamos este último, temos a possibilidade, gradual, de alterar o primeiro.

Quanto mais a Revolução Midiática Civilizacional Digital avança, com suas respectivas Tecnopossibilidades,  mais e mais, há um processo de Reintermediação do Comando e Controle do Mais Verticalizado Ambiente Produtivo (centralizado) para um Mais Horizontalizado Ambiente Produtivo (descentralizado).

Quando os Conceituadores Profissionais de Plantão defendem a “Transformação Digital” das Organizações Tradicionais para este novo Ambiente Produtivo se referem apenas à  Digitalização.

A Digitalização, chegada e massificação de Novos Canais e Novo Armazenamento, sem dúvida, é mais perceptível, sem a necessidade de recorrer ao passado. Na Digitalização, temos mudanças mais incrementais e menos disruptivas.

Porém, a chegada da Nova Linguagem dos Ícones (curtidas, estrelas, compartilhamentos), que permite o surgimento de um novo e disruptivo Modelo de Sobrevivência é mais difícil de ser percebida sem a Recorrência Histórica.

A Digitalização exige apenas alterações superficiais nos Valores e Paradigmas Administrativos. Já na Uberização e na Blockchenização temos a demanda por mudanças estruturais nos Valores e Paradigmas Administrativos.

Na Digitalização, estamos alterando apenas hábitos, porém não Valores e Paradigmas mais Estruturantes, como no caso da Uberização e principalmente da Blockchenização o que torna o processo de mudança muito mais complexo.

Porém, quando analisamos os Fatores Consequentes das Revoluções Midiáticas Civilizacionais observamos a demanda contínua e progressiva da espécie pela criação de Ambientes de Sobrevivência mais Horizontalizados e Descentralizados.

Por que isso?

Mais gente no planeta, nos obriga, necessariamente a criar Ambientes de Sobrevivência Mais Horizontalizados e Descentralizados para que possamos melhorar nossa qualidade de vida.

Este é um novo Padrão Conceitual da nossa espécie: a única forma de lidar com mais Complexidade Demográfica Progressiva é a criação de Ambientes de Sobrevivência cada vez Mais Participativos.

Ambientes de Sobrevivência mais Horizontalizados e Descentralizados são necessários, em função da Complexidade Demográfica Progressiva, que vai tornando os antigos Ambientes de Sobrevivência Mais Verticalizados e Centralizados obsoletos.

É isso, que dizes?

Este artigo foi sugerido pelo seguinte Bimodal: Anderson da Silva Costa. 

Vem tomar pílula vermelha todos os dia na Bimodais.  Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO)

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados apenas uma vez à direita foram usados para divulgação do artigo nas Mídias Digitais.

Os parágrafos que estão deslocados duas vezes à direita foram selecionados com as melhores frases do mês. 

Leave a Reply

WhatsApp chat