Feed on
Posts
Comments

Áudio do artigo.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no Mapa Mental da Escola Bimodal:

Veja aqui a última versão do Mapa Mental Bimodal.

“As pessoas não resistem às mudanças. Elas resistem a ser mudadas.”Anônimo.

Mudar é abandonar determinados hábitos para outros.

De maneira geral,  podemos classificar dois tipos de mudanças de hábitos muito distintos:

  • As Mudanças Endógenas – que tem o Fator Causante Interno (de dentro do Mudado para fora dele);
  • As Mudanças Exógenas – que tem o Fator Causante Externo (de fora do Mudado para dentro).

Quando analisamos as demandas de mudanças, que passaram a ser exigidas diante do Mundo Digital, estamos nos referindo a Mudanças Exógenas, pois uma Revolução Midiática Civilizacional é um Fenômeno Social, que impacta as pessoas de fora para dentro.

Uma Revolução Midiática Civilizacional é um Fenômeno Social, que se caracteriza por propiciar novas ações de várias pessoas, em vários lugares distintos, a partir das novas Tecnopossibilidades das Ferramentas Midiáticas.

Mais ainda.

Uma Revolução Midiática Civilizacional se caracteriza também pela classificação “social”, que indica que não é um Fenômeno Não Social, tal como uma Tsunami, um Terremoto ou uma Pandemia.

Um Mudancista (profissional encarregado a ajudar pessoas a lidar com mudanças de todos os tipos)  precisa conhecer a natureza do fenômeno para poder classificar de que tipo de mudança estamos falando e qual é o desafio que terá para ajudar o seu cliente.

Abaixo uma tabela comparativa dos tipos possíveis de Mudanças Exógenas:

Um Mudancista de Excelência precisa aprender que Mudanças Exógenas têm uma maior Taxa de Dificuldade de Adaptação do que as Endógenas, pois a pessoa tem a sensação de estar sendo obrigada a mudar.

Um Mudancista de Excelência precisa aprender que Mudanças Sociais têm uma maior Taxa de Dificuldade de Adaptação do que as Não Sociais, pois a pessoa tem menos capacidade de se diferenciar da mesma.

Uma coisa é uma mudança tecnológica (mais invisível) outra é um terremoto (mais visível).

Um Mudancista de Excelência precisa aprender que Mudanças DREDS – Disruptivas, Rápidas, Estruturais, Desconhecidas e Sociais têm uma maior Taxa de Dificuldade de Adaptação do que as Mudanças Mais Lentas, Conjunturais, Conhecidas e Não Sociais.

A Bimodais definiu a Revolução Midiática Civilizacional Digital como uma Mudança Exógena DREDS (Disruptiva, Rápida, Estrutural, Desconhecida e Social). É o tipo de mudança que tem a maior taxa, de todas as possíveis, na escala da Dificuldade de Adaptação. 

Um Mudancista de Excelência precisa ter consciência da Taxa da Dificuldade de Adaptação de cada uma das mudanças que ajuda a lidar para que possa levar seus clientes a ter bons resultados.

Numa Mudança Exógena do Tipo DREDS demanda um ferramental particular, pois o Cliente da Mudança terá que cumprir a seguinte uma longa jornada de entendimento.

Um Mudancista que tem como desafio atender clientes de Mudanças Exógenas do Tipo DREDS precisa, antes de tudo, contar com uma Narrativa de Excelência, bem estruturada, para que possa ajudar na Migração Necessária.

Uma Narrativa de Excelência do Mudancista diante de uma Mudança Exógena do Tipo DREDS precisa detalhar:

  • de que tipo de disrupção está ocorrendo?
  • por que é tão rápida?
  • por que é tão estrutural?
  • por que é desconhecida?
  • e como se encaixa como um fenômeno social?

Se não houver uma compreensão e uma mudança profunda de Valores e Paradigmas do Cliente diante de uma Mudança Exógena do Tipo DREDS haverá muito mais dificuldade para que se possa adaptar a ela.

Mudanças Exógenas do Tipo DREDS exigem, basicamente, um Esforço de Adaptação Conceitual Filosófico diferente de outras mudanças que, de maneira geral, exigem um Esforço de Adaptação Conceitual Operacional.

É isso, que dizes?

Colaboraram os seguintes Bimodais: Rodrigo Palhano.

Quer entender o novo cenário digital? Você precisa conhecer e entrar na Bimodais – a melhor escola de Futurismo do país. Bora? 

Me manda um zap: 21-996086422

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO)

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados apenas uma vez à direita foram usados para divulgação do artigo nas Mídias Digitais.

Os parágrafos que estão deslocados duas vezes à direita foram selecionados com as melhores frases do mês. 

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat