Feed on
Posts
Comments

“Pela primeira vez na história da humanidade, a maioria das competências adquiridas por uma pessoa no início de seu percurso profissional estarão obsoletas no fim de sua carreira.”Pierre Lévy.

Narrativa Profissional é um conjunto de conceitos que cada pessoa desenvolve para atuar melhor no mercado.

A Narrativa Profissional tem como epicentro um Desconforto Foco, que um determinado cliente sente diante de um fenômeno específico.

O papel do profissional é fazer um alinhamento entre o desconforto do cliente diante do fenômeno específico, a partir de uma Narrativa Profissional cada vez mais eficaz, que envolve formas de pensar e agir progressiva.

A Narrativa Profissional, diante das atuais mudança de cenário, tem se tornado cada vez mais dinâmica e flexível, pois estamos saindo de um modelo de Organizações Mais Centralizadas (Gestão) para Organizações Mais Descentralizadas (Curadoria).

(Quando pensamos a Narrativa Profissional estamos falando de um Triângulo do Profissional de Excelência, que detalho mais aqui.)

Estamos aqui falando de um dos vértices do Triângulo do Profissional de Excelência que é o Tratamento Foco,  dividido em Conceitos, Ferramentas e Metodologias. O foco do artigo é abordar os Conceitos.

Os Conceitos (dentro do Vértice Tratamento Foco do Triângulo do Profissional de Excelência) são formados por duas estruturas básicas:

Conceitos Fins – aqueles voltados para o aperfeiçoamento da Narrativa Profissional, voltados para o problema/desconforto do cliente;

Conceitos Meios – aqueles voltados para refletir sobre o próprio processo de desenvolvimento de Narrativas Profissionais de maneira geral.

Os Conceitos Fins são criados pelos profissionais da mesma especialização, que estudam e atuam com o objetivo de minimizar o problema de um determinado cliente;

Os Conceitos Meios são criados pelos profissionais de especializações distintas, filósofos, teóricos, que estudam e atuam sobre a solução de problemas e desconfortos de clientes de maneira geral.

Vamos a exemplos:

No Propósito Profissional que escolhi  “ajudar pessoas, profissionais e organizações a lidar melhor com o mundo digital” posso dizer que os Conceitos Fins são aqueles possa explicar o Fenômeno Foco (Revoluções Midiáticas no Geral) e a Digital (em particular).

No Propósito Profissional que escolhi, “ajudar pessoas, profissionais e organizações a lidar melhor com o mundo digital” posso dizer que temos o Desconforto Foco que é a dificuldade de se adaptar a esse novo cenário Digital e, por fim, o Tratamento Foco (Conceitos, Ferramentas e Metodologias) para que este desconforto seja minimizado.

No Propósito Profissional que escolhi  “ajudar pessoas, profissionais e organizações a lidar melhor com o mundo digital” posso dizer que os Conceitos Meios são todos aqueles que me ajudam a melhorar a minha capacidade de criar o meu Triângulo de Profissional de Excelência cada vez melhor.

São meta conceitos voltados para o aperfeiçoamento da minha Narrativa Profissional.

Assim, por exemplo, posso dizer que quando leio Pierre Lévy (especialista em Revoluções Midiáticas) estou procurando Conceitos Fins. E quando leio Ayn Rand (especialista em construção de narrativas) estou procurando Conceitos Meios.

Assim, por exemplo, posso dizer que quando desenvolvo o conceito Complexidade Demográfica Progressiva estou desenvolvendo um Conceito Fim, que tenta explicar melhor o Fenômeno Foco.

E quando abordo o Edifício do Pensamento (que ajuda a pensar níveis diferentes diante de problemas – filosofia/teoria/metodologia/operacional/ desconforto) estou aprimorando um Conceito Meio, que tenta aprimorar a Narrativa Profissional.

Uma Narrativa Profissional vai ganhando qualidade quando há uma preocupação com os dois níveis: Conceitos Fins e Meios. Seria igual a uma marcenaria, quando o marceneiro não só pensa na mesa que está fazendo (fim), mas também nas ferramentas que vai utilizar (meio) para que ganhe tenha cada vez mais excelência.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat