Feed on
Posts
Comments

“Os outros animais sobrevivem se adaptando ao em torno. O ser humano adapta o entorno a si mesmo.”Ayn Rand.

Vivemos nestes últimos dois anos dois fenômenos sobrepostos: a Revolução Midiática Civilizacional Digital e a Pandemia do Corona vírus. Ambos têm a mesma causa: o acelerado aumento demográfico.

Quanto mais gente no planeta, mais precisamos interagir para sobreviver com mais qualidade e quanto mais interagimos, mais precisamos de mídias mais sofisticadas (leia-se descentralizadas).

Quanto mais gente no planeta, mais precisamos interagir para sobreviver com mais qualidade e quanto mais interagimos, mais temos riscos de gerar Epidemias e Pandemias.

Mais gente gera globalização e as consequência positiva da globalização é a inovação midiática e a negativa é o risco de criação de Pandemias com cada vez mais frequência.

A Pandemia do Corona vírus e a Revolução Midiática Civilizacional Digital são fenômenos essencialmente diferentes.

Pandemias são Fenômenos Conjunturais, de curta ou média duração e Revoluções Midiáticas Civilizacionais são  Fenômenos Estruturais, de longa duração.

Podemos conviver com várias novas Pandemias, mas terão sempre efeito passageiro (a não ser que tenhamos uma devastadora que mate bilhões de pessoas).

Uma Revolução Midiática Civilizacional, por outro lado, tem um efeito permanente, pois altera a forma como interagimos uns com os outros.

Depois que começamos a falar (oralidade) nunca mais deixamos de fazê-lo. Ou mesmos de ler e escrever (escrita). E mesmo agora nunca mais deixaremos de usar algo similar a celulares e computadores.

Uma Revolução Midiática Civilizacional é um Fenômeno Social Recorrente e as suas respectivas aparições na história tem o que podemos conceituar de Efeito do Novo Canal e Efeito da Nova Linguagem.

O Efeito do Novo Canal de uma Revolução Midiática Civilizacional tem as seguintes características:

  • aumento exponencial da Taxa de Novas Fontes de Informação não mais atreladas à Velha Ordem (modelo de sobrevivência que entra em obsolescência);
  • aumento exponencial da Taxa de Interação entre as pessoas, quebrando antigas intermediações, que não eram possíveis nas Tecno-Características das antigas mídias;
  • aumento da Taxa de Mobilização com manifestações coletivas, que passam a questionar a forma de agir e pensar da Velha Ordem;
  • em resumo, as novas Tecnopossibilidades abertas pelos novos Canais Midiáticos permitem, conforme cada nova mídia , uma radical quebra dos antigos
    limites de interação tanto no tempo quanto de lugar.

O Efeito da Nova Linguagem de uma Revolução Midiática Civilizacional tem as seguintes características:

  • a partir das novas Tecnopossibilidades abertas pela nova Linguagem Midiática, o Sapiens pode iniciar a experimentação de uma nova forma de Comando e Controle sobre os processos administrativos.

Vivemos hoje, assim, mudanças estruturais na sociedade provocadas pelos Efeitos dos Novos Canais e da Nova Linguagem, que são um aumento exponencial da Taxa de Participação Social e na criação da Curadoria – Novo Macro Modelo de Comando e Controle por Rastros – muito mais descentralizado do que o anterior o antigo e agora em processo de obsolescência Macro Modelo de Comando e Controle por Sons.

O Novo Normal da Pandemia se caracterizou pelo uso massivo dos novos Canais Midiáticos para resolver o impasse das pessoas, que passaram a não poder mais circular como faziam, o que gerou a demanda emergente da quebra de barreira do tempo e lugar.

Porém, o Novo Normalzão, além da quebra da barreira de tempo e lugar,  será marcado principalmente, ao longo do tempo, pelo uso gradual da Curadoria (Macro Modelo de Comando e Controle por Rastros), que é muito mais sofisticado e, por isso, mais competitivo do que o da Gestão (Macro Modelo de Comando e Controle por Sons).

É isso, que dizes?

Se você não está entendendo nada do que está ocorrendo. Está de saco cheio de tanto MIMIMI. Se sente uma pessoa inquieta diante da vida. Você precisa conhecer a Bimodais. A sua vida vai mudar! Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

One Response to “O Novo Normal e o Novo Normalzão”

  1. Henrique disse:

    “Novo Macro Modelo de Comando e Controle por Rastros – muito mais descentralizado do que o anterior o antigo e agora em processo de obsolescência Macro Modelo de Comando e Controle por Sons.”
    O texto hoje foi um tanto complexo.pra mim. Confesso que estou meio perdido.
    Me explica melhor esses dois modelos por davor Nepo?
    Obrigado.

Leave a Reply

WhatsApp chat