Feed on
Posts
Comments

“O antigo deve ser pensado em função do novo.”Gaston Bachelard.

Vivemos hoje uma Revolução Midiática Civilizacional – um macro movimento sistêmico e espontâneo de ajuste civilizacional, que visa equilibrar a sociedade com o novo patamar demográfico.

A Revolução Midiática Civilizacional é uma macro “Tecno-Pandemia”, que tem, gradualmente, criado um novo “Normalzão”.

Como defendemos aqui a Tecno-Pandemia é um fenômeno DRED (Desconhecido, Rápido, Estrutural e Disruptivo), que causou uma Macro Anomalia nas Ciências Sociais.

Diferente da Ruptura Endógena nas Ciências Sociais (um cientista sugere a mudança) proposta por Charles Darwin (1809-82), a Revolução Midiática Civilizacional é uma Ruptura Exógena (um fenômeno que obriga a mudança na forma de pensar e agir).

A Revolução Midiática Civilizacional Digital é, assim, uma Anomalia Exógena, pois é um fenômeno que não era reconhecido como relevante para grande parte dos pesquisadores da sociedade.

Uma Anomalia Exógena gera mais confusão do que uma Anomalia Endógena, pois não existe um autor que sugere uma mudança na forma de pensar e agir de determinada Ciência, que todos podem ler, analisar e se posicionar.

Hoje, há um enorme esforço para compreender a Revolução Midiática Civilizacional, mas o primeiro passo é admitir a Anomalia Exógena.

Uma Anomalia significa a incapacidade de compreensão das ideias de um autor ou determinado fenômeno pelos atuais paradigmas.

Uma Anomalia Exógena é caracterizada pela chegada de um novo fenômeno, até então, desconhecido pelo senso comum de determinada Ciência.

As Ciências Sociais estudam a sociedade humana e a analisa em diferentes aspectos, a partir de diferentes áreas, tais como Economia, Direito, Administração, Educação.

Há um pilar central nas Ciências Sociais, que divide os pesquisadores, que podemos chamar de “Qual é o motor da história?”. Ou “Quais são os fatores que levam às mudanças estruturais da sociedade?”.

Marxistas, por exemplo, defendem que o motor da história é a contínua luta de classes entre explorados e exploradores. Liberais acreditam que há uma ordem espontânea na procura de um ambiente mais ruim para um menos ruim.

Liberais se alinham mais às ideias de Darwin, que analisam a espécie num movimento espontâneo pela adaptação diante da sobrevivência ao longo do tempo.

A atual Revolução Midiática Civilizacional questiona ambas as correntes hegemônicas, pois aponta, pela lógica, que temos um “motor da história tecno”.

A afirmação de Pierre Lévy de que “novas mídias provocam novas Eras Civilizacionais” (leia o livro Cibercultura) sugere um novo motor da história, que consegue explicar melhor tanto o passado quanto o presente.

Pierre Lévy, como os pesquisadores da Escola Canadense de Comunicação, sugerem um ajuste para sanar a Anomalia Exógena, trazendo o aspecto tecnológico para explicar as grandes mudanças civilizacionais, incluindo a atual.

Os pesquisadores Bimodais aqui no Brasil acrescentaram o Fator Demográfico no novo Motor da História sugerido pelos canadenses. Segundo nossa versão é o contínuo aumento populacional o Fator Causante das Revoluções Midiáticas Civilizacionais.

Temos, assim, uma proposta de modificação no Pilar Central das Ciências Sociais, que é uma proposta disruptiva de mudança na forma de se encarar o Motor da História.

Este, a nosso ver, o principal ajuste filosófico teórico para superar a Anomalia Exógena, que atingiu as Ciências Sociais, que terá desdobramentos na visão geral e em cada uma das respectivas áreas.

É isso, que dizes?

Se você não está entendendo nada do que está ocorrendo. Está de saco cheio de tanto MIMIMI. Se sente uma pessoa inquieta diante da vida. Você precisa conhecer a Bimodais. A sua vida vai mudar! Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

Leave a Reply

WhatsApp chat