Feed on
Posts
Comments

“A inovação encontra, em seu começo, uma oposição acima de tudo teimosa.”Mises.

Um dos grandes erros dos projetos de inovação, principalmente os disruptivos, é o de não saber escolher o perfil adequado da equipe, principalmente do coordenador.

Podemos dividir, de maneira bem geral, os humanos em dois grandes grupos: os que nascem com Alta Taxa de Inquietude (menos gente) e os que têm Baixa Taxa de Inquietude (muito mais gente).

Parece uma espécie de “arranjo genético”, no qual a sociedade precisa de uma maioria de pessoas para manter a espécie viva, repetindo atividades, mas uma pequena parcela com forte disposição para mudar e inovar.

A Alta Taxa de Inquietude vem de berço e se deve a algum tipo de “processador cerebral” especial, no qual há uma “memória RAM” maior, que já vem na “placa-mãe genética” de cada pessoa.

Uma “memória RAM cerebral” maior permite que a pessoa tenha mais capacidade para perceber a sua própria percepção e, com isso, promover revisões.

Uma “memória RAM cerebral” menor dificulta que a pessoa tenha mais capacidade para perceber a sua própria percepção e, com isso, promover revisões.

Pessoas menos inquietas têm mais facilidade com rotinas e repetições, o que chamamos aqui de alta taxa de Conhecimento em Carrossel, que gira sempre dentro dos mesmos paradigmas.

Pessoas mais inquietas têm menos facilidade com rotinas e repetições, o que chamamos aqui de alta taxa de Conhecimento em Espiral, que gira, quase sempre, dentro de novos paradigmas.

Um dos erros mais grosseiros – e bem comum – é escolher pessoas  com Baixa Taxa de Inquietude para liderar ou gerenciar os projetos inovadores.

O lema principal de uma pessoa com Baixa Taxa de Inquietude, que lidera um projeto de inovação é o seguinte: Inovar pode, mudar jamais!

Uma pessoa com Baixa Taxa de Inquietude tem muito pouco apetite para o risco – está acostumada a repetição – e, por isso, tenderá a deixar o “freio de mão” ligado no projeto inovador.

Pessoas com Baixa Taxa de Inquietude trarão um Ceticismo Tóxico para ideias novas – avessas às experimentações, erros, ajustes e riscos – algo inerente a um projeto inovador.

Cada projeto inovador, tem uma determinada Taxa de Disrupção e quanto mais alta for mais, mais precisará de perfis inquietos e vice-versa.

O grande “pulo do gato” de projetos de inovação recai na escolha adequada da dosagem, entre os perfis mais e menos inquietos, principalmente na liderança do mesmo.

A escolha adequada das Taxas de Inquietude, entretanto, tem que ser complementada por uma Narrativa Inovadora Adequada, mas isso é papo para outro artigo.

É isso, que dizes?

Se você não está entendendo nada do que está ocorrendo. Está de saco cheio de tanto MIMIMI. Se sente uma pessoa inquieta diante da vida. Você precisa conhecer a Bimodais. A sua vida vai mudar! Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

 

Leave a Reply

WhatsApp chat