Feed on
Posts
Comments

“A ciência normal frequentemente suprime novidades fundamentais, porque estas subvertem necessariamente seus compromissos básicos.”Thomas Kuhn.

A principal descoberta das pesquisas realizadas pelos Bimodais é a seguinte: estruturalmente, no longo prazo, há uma relação entre aumento populacionais, revoluções de mídia e revoluções organizacionais.

Uma Tecnoespécie como a nossa – podem existir outras no universo – é a única no planeta que consegue alterar, de forma estrutural,  os macro modelos de comunicação e administração, pois são tecnológicos.

É nossa Tecno Macro Estrutura de Sobrevivência Mutante, que permite que possamos aumentar o tamanho populacional e continuar sobrevivendo com Patamares de Complexidade cada vez maiores.

Pela ordem, temos como causa e consequência de um Espiral de Sobrevivência Contínuo: mais gente, novas mídias, novos modelos de administração. Novos modelos de administração, mais gente, novas mídias e assim vai…

Uma nova mídia é o Fator Detonante do início de novas Eras Civilizacionais, que permite que possamos criar Modelos de Administração mais distribuídos e, por causa disso, mais sofisticados.

Se analisarmos a Macro-História do Sapiens vamos perceber que os Macro Modelos de Administração que vingam e se disseminam são aqueles que permitem a descentralização das decisões.

Quando aumentamos o Patamar de Complexidade Demográfica, obrigatoriamente, temos que permitir que cada Sapiens participe cada vez mais das decisões de forma individual e coletiva.

Quanto mais gente houver no planeta, mais as decisões precisam ser distribuídas para que se possa melhorar a qualidade de sobrevivência individual e coletiva.

O que temos assistido depois da chegada e massificação da Revolução Midiática Civilizacional Digital é a a progressiva Reintermediação das Decisões, através da extinção gradual dos antigos intermediadores.

Temos em curso a primeira fase da Digitalização, quando estamos reintermediando intermediadores operacionais. E, na segunda, ainda incipiente, a reintermediação gerencial, através da Uberização e da Blockchenização – de forma cada vez mais distribuída.

As bases teóricas da formação dos atuais administradores ficaram obsoletas diante do estrutural e, até então, desconhecido fenômeno da Revolução Midiática Civilizacional.

A maior parte dos pensadores e consultores da Administração e dos Negócios ainda não conseguiu fazer a revisão teórica necessária para poder entender as mudanças estruturais que estão em curso.

Os Ubers têm surgido como novos Modelos Administrativos mais Descentralizados, que conseguem entregar muito mais com muito menos. E isso tem reduzido radicalmente a Taxa de Competitividade das Organizações Tradicionais. 

Gradualmente, mais e mais setores estão sentindo a redução do seu espaço no mercado, criando o que podemos chamar de Velha Ordem Civilizacional, que não consegue – e nem quer – entender o que está ocorrente e, por causa disso, se paralisa diante da Nova Ordem.

A Nova Ordem da Civilização 2.0 tem “duas pernas” disruptivas: novos Canais Digitais (computadores e celulares) e uma nova Linguagem – inspirada nos Rastros dos Insetos.

A Nova Ordem da Civilização 2.0 permite nova forma de Comando e Controle Organizacional, que irá, gradualmente, ser utilizada para resolver problemas que eram insolúveis na Velha Ordem.

Vivemos, assim, por causa do novo Modelo de Comando e Controle Digital (inspirado nos Insetos), a maior revolução civilizacional da história do Sapiens.

O nosso principal problema hoje é o seguinte: a atual Revolução Civilizacional é muito rápida, muito disruptiva e muito desconhecida.

O desconhecimento, a rapidez e a disrupção tem provocado uma profunda crise psicológica em quem estava habituado com as regras de Comando e Controle da Velha Ordem.

É preciso ter a noção do tamanho da mudança em curso para poder lidar com ela com adequação. Este tem sido o esforço dos Bimodais.

É isso, que dizes?

Venha ser um Futurista Bimodal, com a melhor formação sobre o futuro do Brasil. Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

Leave a Reply

WhatsApp chat