Feed on
Posts
Comments

Escrevemos aqui sobre o processo de Conhecimento em Espiral e em Carrossel, que é um jeito de lidar com a melhoria contínua, ou não, de como aprendemos sobre a vida. Neste momento estamos discutindo o “Como conhecemos?”.

Porém, há outro fator importante no processo de aprendizagem, quando avaliamos as causas do processo de Conhecimento, que nos leva à pergunta: “Por que conhecemos?”

E, na resposta à pergunta “Por que conhecemos?”, podemos ter duas definições: o Conhecimento Rabo (o conhecimento com foco para a sobrevivência) e o Conhecimento Cachorro (o conhecimento voltado para ele mesmo).

O Conhecimento Rabo entende o aprendizado como uma ferramenta para o ser humano sobreviver melhor, que tem sempre um determinado foco para a vida.

O Conhecimento Cachorro entende o aprendizado como uma fim em si mesmo, as pessoas aprendem pelo prazer de aprender, sem nenhum foco para a vida.

Obviamente, que você pode ter no aprendizado constante um hobbie, uma forma de passar o tempo, que está distante da sua atividade profissional.

O conhecimento se torna uma espécie de série do Netflix, da qual você tem curiosidade.

É o conhecimento de lazer, por hobbie, por curiosidade pessoal, o que não entra aqui na nossa conversa.

Estamos falando aqui de Conhecimento Profissional, que você utiliza para resolver problemas de adaptação de alguém a determinado fenômeno.

Nestes casos, no Conhecimento Profissional não se pode considerar que o Conhecimento é o próprio objetivo, pois você estuda para servir a alguém. Tanto você, quanto o conhecimento são ferramentas para tornar alguém menos infeliz.

Muito do que se vê e lê hoje em dia na formação dos jovens, principalmente, é o conhecimento voltado para provas e não para que possam ser profissionais melhores.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat