Feed on
Posts
Comments

Temos visto aqui que o Sapiens, a única Tecnoespécie conhecida, até então, precisa descentralizar decisões para viver melhor.

Isso NÃO é uma ideologia política, social ou econômica, mas um padrão constatado no estudo das civilizações que geraram maior prosperidade.

Porém, quando falamos em descentralização é necessário precisar  do que exatamente estamos falando. Descentralizar é reintermediar as decisões de um determinado centro para as pontas.

Quando falamos em Reintermediar Decisões não estamos nos limitando a decisões políticas, mas principalmente Reintermediação de Decisões de Consumo.

Quanto mais determinado grupo de pessoas possa consumir de forma descentralizada, mais poderá lidar de forma adequada com a Complexidade Demográfica Progressiva.

Revoluções Midiáticas Civilizacionais permitem Descentralizações Estruturais. Ideologias, por exemplo, possibilitam Descentralizações Conjunturais.

O que estamos vivendo hoje com a chegada da Revolução Midiática Civilizacional Digital é a passagem de uma Descentralização Sonora (baseada nas mídias antigas) para uma Descentralização por Rastros (baseada nas novas mídias).

Estamos modificando de forma disruptiva e exponencial a descentralização, migrando de um DNA mamífero para um mais próximo dos insetos.

A Descentralização por Rastros permite que tenhamos uma escalada inusitada do aumento de participação nas decisões.

É um processo de Reintermediação Disruptivo, no qual cada pessoa nunca teve tanto poder de decisão como agora.

E o processo da Descentralização por Rastros está apenas começando: temos já a Uberização que é o uso distribuído da Linguagem dos Rastros, em Plataformas Centralizadas.

E ainda a Blockchenização que é o uso distribuído da Linguagem dos Rastros, em Plataformas Descentralizadas – quando a Revolução Civilizacional inicia a GRANDE RUPTURA.

É isso, que dizes?

 

Leave a Reply

WhatsApp chat