Feed on
Posts
Comments

“Não podemos usar velhos mapas para descobrir novas terras.”Gil Giardelli.

O Sapiens, diferente dos outros animais, é uma Tecnoespécie e pode experimentar gradualmente alterar o Tecno Modelo de Comunicação e Tecno Modelo de Sobrevivência.

Se tivermos que apontar a maior mudança que estamos passando entre tantas, com certeza, é o surgimento gradual de um novo Modelo de Comando e Controle baseado agora nos Rastros, inspirado no das formigas.

O Sapiens, portanto, não tem um Macro Modelo de Sobrevivência “natural”, mas Tecno-Ideológico, que vai se adaptando, conforme necessidade, ao longo da nossa jornada.

Nossa espécie vive em Tecno Ambientes Civilizacionais, que nos permitem aumentar a população e, por causa disso, somos obrigados, a criar novas mídias.

As mídias, assim, são Tecnologias Centrais, o ponto de partida de novas civilizações, que se iniciam com um novo Macro Modelo de Comunicação e depois, com a sua massificação, a disseminação gradual de um novo Macro Modelo de Sobrevivência.

Lobos, por exemplo, se comunicam pelos sons. O Modelo de Comunicação dos lobos define o Modelo de Sobrevivência, com um  Modo de Comando e Controle mais vertical.

O Modo de Comando e Controle Sonoro, ao estilo dos Lobos, define a necessidade de líderes-alfas e limita, por causa disso, a quantidade máxima de membros daquela espécie.

Formigas, por sua vez, se comunicam por Rastros. O Modelo de Comunicação das formigas define o Modelo de Sobrevivência, com um  Modo de Comando e Controle mais horizontal.

O Modo de Comando e Controle por Rastros, ao estilo das Formigas, define a não mais necessidade de líderes-alfas e amplia, por causa disso, a quantidade máxima de membros daquela espécie.

Um formigueiro pelo uso da Linguagem dos Rastros consegue manter vivos milhões de membros. Já os lobos, por usarem Linguagem Sonora, tem um limite máximo em torno de cinquenta membros.

As espécies animais não tecnológicas definem o Modelo de Sobrevivência, com respectivo Modo de Comando e Controle, conforme o número de membros.

As espécies animais tecnológicas, como o Sapiens (pode haver outras no universo) são OBRIGADAS  alterar o Modelo de Sobrevivência, com respectivo Modo de Comando e Controle, conforme amplia o número de membros.

Quanto mais membros houver numa espécie, mais horizontal terá que ser o Modelo de Comunicação e de Sobrevivência e o respectivo Modo de Comando e Controle.

As outras espécies não escolhem ou criam os Modelos de Comunicação ou de Sobrevivência e respectivo Modo de Comando e Controle, pois são automáticas, genéticas.

O Sapiens, por ser uma Tecnoespécie, conforme vai aumentando o número de membros precisa desenvolver tecnologias e ideologias,  que permitam ir criando modelos de Comando e Controle mais horizontais.

A horizontalização dos Modelos de Comando e Controle do Sapiens (novas tecnologias e ideologias) vai sendo implantada, gradualmente, através da experimentação.

O grande segredo das novas Plataformas Digitais Curadoras (Uberizadas) está justamente no uso intensivo do novo Modo de Comando e Controle por Rastro, inspirado nas formigas.

Vivemos hoje a maior disrupção administrativa da história do Sapiens, pois, até aqui, as inovações que fizemos foram na da horizontalização gradual do Modo de Comando e Controle Sonoro, ao estilo dos Lobos.

Com a Uberização (Curadoria), o ser humano deu o primeiro passo na direção da passagem do Modo de Comando e Controle dos Lobos (sonoro/liderança verticais mais estabelecidas) para o Modo Formiga (Rastros/lideranças horizontais e contextuais).

Vivemos hoje o momento de criação de novas Ideologias Estruturais para que nossos Corações e Mentes possam aceitar e adotar o novo Modo de Comando e Controle mais horizontal do Sapiens.

O novo Modo de Comando e Controle mais horizontal do Sapiens será cada vez mais disseminado, pois consegue resolver problemas antes impossíveis com o anterior.

É isso, que dizes?

Venha ser um Futurista Bimodal, com a melhor formação sobre o futuro do Brasil. Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

 

Leave a Reply

WhatsApp chat