Feed on
Posts
Comments

Uma tecnologia só é uma tecnologia, se você nasceu antes dela.” – Alan Kay.

Diante de cada vez mais tecnologias os Tecnofóbicos ou os Tecnoingênuos levantam a voz e dizem que isso “vai contra a natureza humana”. Será?

A Tecnofobia e a Tecnoingenuidade fica ainda pior quando se fala no futuro próximo na chegada de ciborgues, chips no cérebro, mudanças genéticas.

Na verdade, a resposta progressiva do titio Marshall McLuhan à questão filosófica estrutural “Quem somos?” pode ser traduzida em: ” sempre fomos uma Tecnoespécie”.

O Sapiens, quando virou Sapiens, só fez isso quando descobriu o potencial das tecnologias para melhorar a sua qualidade de sobrevivência.

O Sapiens, assim, NUNCA foi natural. Mais ainda. O que é natural no Sapiens é justamente a criação contínua de novas tecnologias.

Se é da essência das outras espécies serem escravas da genética. É da essência do Sapiens poder reinventar tecnologias e recriar a sua forma de sobreviver e viver.

O Sapiens, diferente das outras espécies, vive num Tecnoplaneta, que vamos reinventando ao longo da jornada, a partir dos desafios que vão surgindo.

Conforme as tecnologias e cosmovisões que vamos criando, podemos ser o que fomos, somos e seremos. Somos, assim, uma espécie naturalmente mutante.

Quando os Tecnofóbicos e Tecnoingênuos (aqueles que ainda não entenderam a nossa essência) querem rejeitar tecnologias não podem utilizar o argumento da perda da “naturalidade humana”.

Tecnologias sempre têm dois lados: os problemas que resolvem e os que criam logo em seguida.

Questionar novas tecnologias com o falso argumento de que estamos perdendo a nossa naturalidade, anotem, é um falso argumento. É uma tentativa vã de ir contra a nossa natureza mutante.

Pode-se tentar minimizar impactos de tecnologias que se massificam, porém JAMAIS com o argumento que estamos perdendo algo natural.

Tecnologias podem até ser inadequadas – como colocar um som alto num recanto que pede silêncio – isso é um problema de adequação e não de desnaturalização.

É isso, que dizes?

Venha ser um Futurista Bimodal, com a melhor formação sobre o futuro do Brasil. Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat