Feed on
Posts
Comments

Homens que rejeitam a responsabilidade do pensamento só podem existir como parasitas do pensamento dos outros.” – Ayn Rand.

Hoje, é mais do que comum, é hegemônico, chamar as mídias digitais de “redes sociais”. Porém, o conceito é equivocado e vai atrapalhar a sua forma de pensar e agir.

Redes sociais são todas aquelas formadas por mais de uma pessoa e existem desde que o sapiens desceu das árvores.

O que temos, ao longo do tempo, é a chegada de novas mídias, tecnologias que permitem a sofisticação da relação dentro e entre as redes sociais.

Podemos dizer que tivemos as mídias gestuais, orais, escritas e agora digitais, suportando as diferentes redes sociais ao longo do tempo.

O conceito “redes sociais” passa a ideia de que agora o que é novo é o surgimento de redes, o que não é verdade, pois o sapiens sempre operou em redes.

O fator variante das redes, volto a dizer, é a chegada de novas tecnologias midiáticas.

Quando repetimos, à exaustão, redes sociais, não conseguimos enxergar e compreender que vivemos hoje a chegada de novas mídias, que mudam a forma como as redes sociais operam.

Um conceito ruim, gera uma visão de mundo ruim, o que implica, ao longo do tempo, em decisões ruins. É por causa disso que a criação de conceitos exige muito cuidado.

Se você quer ser mais preciso e exato evite o termo “redes sociais” opte por mídias digitais, que fará o contraponto com as mídias eletrônicas, por exemplo.

Vejamos a frase.

Mídias digitais permitem que haja um fluxo muito maior de interação entre as pessoas, sofisticando as redes sociais existentes e criando novas.

Dá para perceber a diferença?

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat