Feed on
Posts
Comments

A felicidade é determinada pelas escolhas e não pelo destino.” – Mark Mason.

O Sapiens é uma Tecnoespécie que tem uma alta taxa de independência em relação à genética.

Somos também uma espécie com a maior diferenciação entre os diferentes membros. A taxa de similaridade é muito maior.

Mais ainda.

Cada sapiens tem demandas objetivas e subjetivas específicas, que precisam ser atendidas para que se sinta melhor: desde o tamanho do calçado ao tipo de comida.

Quando aumentamos muito rapidamente a população – como fizemos nos últimos dois séculos – há uma necessidade de massificar a produção, reduzindo, assim, por obrigação, a taxa de personalização.

Crises civilizacionais – como a que estamos terminando agora – são marcadas não só pela escassez de ofertas, mas, principalmente, pela incapacidade de personalização.

Quando um ser humano – que é diferente dos demais – não consegue aumentar a sua taxa de personalização há uma forte tendência de redução da taxa de felicidade.

Não conseguimos criar um movimento exponencial de personalização (que podemos chamar de qualidade) para grandes quantidades em todas as áreas da sociedade.

A chegada de uma nova mídia marca o início da guinada civilizacional, pois passamos a ter novas ferramentas para garantir a qualidade personalizada para cada vez mais gente.

Tecnologias não são criadoras de mudanças, mas possibilitadoras das mesmas.

Tecnologias permitem que determinadas mudanças reprimidas “saiam do armário“, a partir das novas Tecnopossibilidades.

Porém, o aumento da taxa de felicidade das pessoas e dos grupos não é algo que vem de graça, pois há muito trabalho pela frente.

Temos hoje muito mais opções, que nos permitem muito mais personalização, porém é preciso que as pessoas se preparem objetiva e subjetivamente para viver num mundo menos massificado.

Um mundo com possibilidades de personalização, exige que as pessoas aumentem a taxa de autoconhecimento para fazer escolhas cada vez melhores, a partir de seus critérios de felicidade.

Uma Revolução Midiática Civilizacional tem um grande mega objetivo: capacitar as pessoas a tomar melhores decisões individuais para ajudar ao todo a lidar com a complexidade demográfica progressiva.

Na renascença civilizacional que estamos apenas iniciando temos que aumentar a taxa de responsabilidade de cada um com a sua personal felicidade para que todos possam viver melhor.

É isso, que dizes?

Venha ser um Futurista Bimodal, com a melhor formação sobre o futuro do Brasil. Nós somos a nave Nabucodonosor, aquela mesma que te tira e te deixa fora de Matrix. Bora? 

https://sun.eduzz.com/377798

Leave a Reply

WhatsApp chat