Feed on
Posts
Comments

A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento.” – Platão.

O Sapiens, por ser uma Tecnoespécie, precisa definir diversas coisas em sua vida, pois tem um alta taxa de independência sobre a genética.

Perguntas estruturais e respostas progressivas da filosofia são ferramentas fundamentais para que pessoas e grupos vivam melhor.

Das respostas progressivas filosóficas vamos criando valores, que guiam nossos hábitos e nossa relação mais ou menos adequadas com os fenômenos da realidade.

E podemos dizer que temos dois tipos de valores que são criados no tempo:

  • Os valores exógenos são aqueles adotados com baixa taxa de consciência e questionamento – muito mais herdados do que construídos;
  • Os valores endógenos são aqueles adotados com alta taxa de consciência e questionamento – muito mais construídos do que herdados.

De maneira geral, por tendência, temos na sociedade muito mais a prática de valores exógenos (criados de fora para dentro) do que endógenos (criados de dentro para fora).

No final de Eras Civilizacionais há um aumento exponencial dos valores exógenos em detrimento dos endógenos.

A tendência de alta dos valores exógenos ocorre por causa do aumento populacional, que obriga a sociedade a viver um processo de massificação, tanto objetiva quanto subjetiva.

A chegada de novas linguagens inicia um novo ciclo renascentista, com a tendência de alta dos valores endógenos. As pessoas começam a questionar os antigos valores exógenos.

Revoluções Midiáticas, um movimento de ordem espontânea da espécie, tem como grande objetivo tornar as pessoas mais capazes de decidir cada vez mais e melhor.

O aumento da taxa de valores exógenos é um fenômeno típico do processo coletivo de massificação e os endógenos de personalização.

Uma pessoa que procura aumentar a taxa de autoconhecimento pode ter certeza que se dedicará a desenvolver valores endógenos, questionando os exógenos.

Estamos no início de um grande movimento renascentista, a partir da chegada da nova linguagem, que nos permitirá construir uma sociedade muito mais sofisticada do que a atual.

É isso, que dizes?

Saia de Matrix. Venha ser um Futurista Bimodal, com a melhor formação sobre o estudo do futuro no Brasil.

https://sun.eduzz.com/377798

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat