Feed on
Posts
Comments

“A única constante é a mudança.”Heráclito.

Mudar é ir para outro. É algo, como diz Heráclito, que ocorre sempre, mas não paramos para pensar adequadamente sobre o tema.

O primeiro tipo de mudança parte da sua origem: exógena (de fora para dentro) ou endógena (de dentro para fora) das pessoas ou dos grupos.

A Pandemia e a Internet são mudanças exógenas, já você, por conta própria, decidir mudar de bairro ou de emprego são mudanças endógenas.

O segundo tipo de mudança se deve a alterações de hábitos e valores. Hábitos são arraigados, mas muito menos do que valores.

O terceiro aspecto que podemos observar é a velocidade. Quanto mais rápida for a mudança, seja endógena ou exógena, seja alteração de hábitos e/ou valores, mais aumentará a taxa de dificuldade para se adaptar à ela.

Podemos desenhar os três fatores de mudança na seguinte figura:

Podemos, a partir dos três aspectos das mudança dizer o seguinte:

  • quanto mais exógena (de fora para dentro) for a mudança, mais difícil será a adaptação à ela;
  • quanto mais obrigar a alteração de valores, mais difícil será a adaptação à ela;
  • quanto mais rápida for, mais difícil será a adaptação à ela.

E podemos, a partir dos três aspectos das mudanças, trabalhar com taxas de dificuldade às mudança, que varia, obviamente, de pessoa para pessoa.

Quanto mais exógena, rápida e alterar valores, de maneira geral, mais as mudanças sofrerão resistência e causarão sofrimento e vice-versa.

É isso, que dizes?

Saia de Matrix. Venha ser um Futurista Bimodal, com a melhor formação sobre o futuro do Brasil.

https://sun.eduzz.com/377798

Leave a Reply

WhatsApp chat