Feed on
Posts
Comments

Tecnoespécies como o Sapiens (podem ter outras pelo universo) têm a capacidade de aumentar a população de forma integrada, algo que outros animais não conseguem.

Até a chegada da Prensa, em 1450, o Sapiens vivia em civilizações isoladas que viviam apogeus seguidos de colapsos localizados.

A chegada da Prensa, em 1450, foi, na verdade, a massificação da escrita, que estava restrita a muito pouca gente. Foi ali que se iniciou o processo de globalização.

Vivemos, ao longo dos últimos séculos, a globalização, que implica o aumento exponencial da interdependência entre todos os sapiens do planeta.

A massificação da escrita nos deixou de legado um movimento renascentista, que conseguiu conceber um modelo muito mais sofisticado de sociedade, unindo novas ideologias com novas tecnologias.

Foi este modelo mais sofisticado de sociedade, que se consolidou em 1800, que permitiu, pela primeira vez, um salto global de um para 8 bilhões de sapiens, em apenas 220 anos.

Muita gente critica o atual modelo de sociedade, mas isso é uma ingratidão. Hoje, 8 bilhões de pessoas podem viver, precariamente, ou não, algo que era impensável no passado.

Temos como legado uma crise civilizacional a ser resolvida, em função do mérito do atual modelo de sociedade, que precisa ser aprimorado.

A crise civilizacional apresenta sintomas em várias áreas e regiões. E o diagnóstico é o seguinte: a atual complexidade demográfica precisa de um modelo de sociedade mais sofisticado. Ponto!

A Pandemia de 2020 mostrou claramente isso: a sociedade de 8 bilhões precisa ser muito mais flexível, descentralizada, desterritorializada, destemporalizada do que a atual. Ponto!

Como no passado, estamos já agora em um período renascentista, no qual inovadores de todos os tipos estão criando a nova civilização mais adequada para a atual complexidade.

As pessoas com a pandemia tiveram a noção de que do jeito que está a coisa não vai e que é preciso mudanças muito mais profundas do que imaginavam.

Talvez,  2020 será conhecida no futuro como o ano em que “a ficha caiu”. A taxa de desapego do passado aumentou muito e isso é o legado positivo da atual pandemia.

É isso, que dizes?

Aproveite a promoção de final de ano. Entre na escola agora, pegue ainda o final da quarta imersão e fique conosco até o final de junho de 2021:

https://sun.eduzz.com/377798

Entre na Eduzz e peça para ser afiliado da quinta imersão e ganhe R$ 200,00 reais por cada novo aluno que trouxer. O nome do curso para pesquisa é: “ASSINATURA DA BIMODAIS – QUINTA TEMPORADA (NOVEMBRO 2020 A JULHO DE 2021”

O caminho de afiliação é este:

https://orbita.eduzz.com/affiliate/invite/377798

 

Caso tenha problema para se afiliar, peça ajuda ao Cássio,  Bimodal Master, pelo zap 31-995128751 ou pelos e-mails: cmmmidia@gmail.com – cmmcassio@gmail.com

 

Leave a Reply

WhatsApp chat