Feed on
Posts
Comments

Os gregos chamavam de sofismo. Ou podemos chamar de falácias. São argumentos interessantes, mas que não resistem à lógica.

Pode reparar que a maior parte dos palestrantes ao falar do digital apela bastante para os efeitos “pirotécnicos”. São palestras muito mais motivacionais do que “explicacionais“.

Note, entretanto, que diante de qualquer fenômeno desconhecido é preciso primeiro entendê-lo para que se tenha motivação para lidar com ele.

Um discurso lógico apela para a reflexão e não para a emoção. Procura encadear causa e efeito para que as pessoas possam julgar e poder contra argumentar.

Gosto de chamar determinadas palestras de “cracolândia“, repleta de diversão, mas com baixa taxa de explicação para que se tome decisões melhores.

Em geral, uma narrativa falaciosa não apresenta causas. Por exemplo: por que estamos vivendo o digital hoje, agora, desse jeito? Existe alguma? Pergunte ao palestrante.

Se um palestrante não apresenta a causa consistente de um fenômeno, não poderá enxergar as consequências. E não terá sugestões eficazes para lidar com ele.

Outro truque é selecionar algo que é essencial e determinar que é conjuntural. Por exemplo, chamar a atual sociedade do conhecimento, quando o conhecimento é da essência do sapiens.

Outro truque de trocar o que é essencial pelo conjuntural? Economia compartilhada (todas são). Sociedade da Informação (todas foram).

Fique atento: vivemos em uma época de muita fumaça e pouco fogo. Muita motivação e pouca explicação. E ninguém vai longe motivado, mas sem saber o melhor caminho.

É isso, que dizes?

A Bimodais – melhor escola de futurismo do Brasil –  tem se esforçado para desenvolver uma narrativa, que consiga explicar o que está ocorrendo e sugerir caminhos para pessoas, profissionais e organizações.

Quem tem feito nossos cursos tem aprovado, como vemos no depoimento abaixo:

Quer sair do “tiroteio de cego” que o mercado se transformou?

Venha ser Bimodal:

https://www.bimodais.com.br/assinatura

Conheça a última versão da nossa narrativa, no livro do Nepomuceno:

Se quiser o PDF é por aqui:

https://sun.eduzz.com/347192

Se quiser impresso, na sua casa, por aqui:

https://clubedeautores.com.br/livro/civilizacao-20

3 Responses to “Aprenda a não ser enrolado em palestras sobre o Digital”

  1. Nelson Bezerra disse:

    “Se um palestrante não apresenta a causa consistente de um fenômeno, não poderá enxergar as consequências. E não terá sugestões eficazes para lidar com ele.”
    Conhecer o fenômeno lhe dará mais base na soluções de problemas

  2. Nelson Bezerra disse:

    “Se um palestrante não apresenta a causa consistente de um fenômeno, não poderá enxergar as consequências. E não terá sugestões eficazes para lidar com ele.”
    Conhecer o fenômeno lhe dará mais base na soluções de problemas

Leave a Reply

WhatsApp chat