Feed on
Posts
Comments

Vivemos hoje uma crise das teorias sobre administração e negócios. O Digital demonstrou que as bases filosóficas estão equivocadas.

O ambiente administrativo opera sobre o ambiente midiático. E quando mudamos a mídia, alteramos o ambiente administrativo e não o contrário.

Os modelos administrativos mudam ao longo da macro história, a partir das alterações que são feitas nas mídias. Mudou a mídia, mudou o modelo de administração!

Administrar é decidir. E ninguém decide nada sem utilizar as mídias disponíveis.

O atual modelo de administração é baseado na oralidade e na escrita, que permite que os atuais gestores decidam e comuniquem o que decidiram.

A Administração 1.0 é, assim, o modelo administrativo, no qual gestores decidem ANTES dos produtos e serviços irem ao mercado sobre os quais têm o controle absoluto.

Há diversos MODELOS DE NEGÓCIO possíveis na Administração 1.0, mas todos têm o mesmo DNA administrativo: gerente, decisões orais e escritas e controle total dos produtos e serviços.

Os Ubers são MODELOS ADMINISTRATIVOS diferentes. Não são novos MODELOS DE NEGÓCIO, pois se utilizam de novos recursos midiáticos, que não existiam anteriormente.

Há diversos tipos de MODELOS DE NEGÓCIO na Administração 2.0 com o mesmo DNA administrativo: não há gerentes, as decisões são por rastros e não há nenhum controle sobre produtos e serviços.

A migração da Administração 1.0 para a 2.0, portanto, é uma mudança filosófica de controle, pois quem passa a tomar a decisão não é mais o gestor e sim o usuário.

Enquanto não houver uma profunda revisão das bases filosóficas e teóricas da administração e dos negócios, os líderes continuarão sem chão para entender o tamanho do desafio.

É isso, que dizes?

O tema da crise da administração faz parte da Quarta Imersão da Bimodais Futurismo Competitivo. Veja o que disse um dos nossos alunos sobre a formação Bimodal:


Quer sair de Matrix, tome a pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/assinatura

One Response to “Transformação Digital: a diferença entre modelo de negócios e modelo administrativo”

  1. Nelson Bezerra disse:

    Realmente estamos passando um momento de utilizações de tecnologias disruptivas que irão alterar a administração nos negócios e isto vai obrigar ao profissional a se adaptar ao novo momento que o cenário atual exige.

Leave a Reply

WhatsApp chat