Feed on
Posts
Comments

A grande novidade civilizacional é a chegada e massificação de uma nova linguagem humana: a dos rastros (similar à das formigas) na administração.

As novas organizações que estão conseguindo gerar valor e ser mais competitivas neste novo século estão se utilizando dela para fazer a diferença, mesmo que não tenham consciência disso.

Desculpe informar, mas, a partir dos fatos que ocorreram depois da chegada do Digital, todas as teorias da administração precisarão de uma revisão profunda.

Teorias da Administração precisam refletir sobre a influência das mudanças de mídia nos macro modelos de administração, que geram organizações cada vez mais sofisticadas e exponenciais.

É fato.

Não existe administração sem a troca de informação. E não se transmite informação sem mídias. E as mídias mudam ao longo do tempo, podem demorar a mudar, mas mudam.

Podemos dizer, assim, que novas mídias permitem a criação de um novo DNA administrativo. E, é com ele, que surgem organizações mais sofisticadas e exponenciais no mercado.

Os Ubers não são um novo modelo de negócios, como muita gente sugere. O Ubers são filhos da nova linguagem dos rastros – que permite este tipo de modelo administrativo mais sofisticado – praticamente sem gerentes.

O DNA Administrativo de uma organização tradicional é oral/escrito, pois um gestor tradicional não consegue decidir se não utilizar a oralidade (reuniões, telefone) ou da escrita (memorandos, e-mails) para executar seu trabalho.

Uma cooperativa de táxi, por exemplo, se utiliza deste modelo oral e escrito e por isso tem limites exponenciais. O Uber, não mais, pois a linguagem dos rastros permite quebrar a barreira da exponencialidade.

O Uber já pratica o novo DNA Administrativo por rastros, pois a base de boa parte das decisões já pode ser feita não mais pelo gestor, mas pelos usuários, via linguagem dos rastros.

As estrelas – que classificam motoristas e passageiros – são rastros, que geram reputações e permitem que decisões sejam tomadas sem a necessidade do gestor central.

O que é exponencial no Uber? É a reintermediação dos antigos gestores, que são substituídos por um mix de inteligência coletiva e artificial, procurando se aproveitar o máximo da nova linguagem dos rastros para se ter uma relação de custo/benefício melhor.

É a primeira vez na história do Sapiens que organizações conseguem operar com este  volume muito superior ao até então considerado normal de decisões sem gestores centrais, pois não se precisa mais da oralidade e da escrita.

É a Administração por rastros e não mais pela oralidade e escrita que faz com que o Uber seja exponencial e muito mais competitivo do que as organizações tradicionais que operavam naquele setor.

O novo modelo administrativo por rastros é filosoficamente disruptivo, se comparado ao anterior.  Tudo continuará ainda muito nublado enquanto não se proceder as devidas revisões nas teorias administrativas.

É isso, que dizes?

O tema da Linguagem dos Rastros faz parte da Quarta Imersão da Bimodais Futurismo Competitivo. Veja o que disse um dos nossos alunos sobre a formação Bimodal:


Quer sair de Matrix, tome a pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/assinatura

Leave a Reply

WhatsApp chat