Feed on
Posts
Comments

Salvo engano, são raros os educadores que se preocuparam com o problema da escala demográfica em seus estudos.  Uma coisa é pensar em uma educação de qualidade para um Brasil de 30 milhões e outra para um de 210 milhões.

A explosão demográfica levou Ronaldo Mota, ex-reitor da Estácio, a colocar a frase campeã sobre o futuro: “o grande desafio da inovação educacional no Brasil é garantir a qualidade na quantidade.”

Falta um elemento central para compreender como o ambiente macro educacional se altera: quanto mais sapiens houver para aprender, mais teremos necessidade de mídias mais sofisticadas.

Hoje, o Macro Ambiente de Educação é feito com base na oralidade e da escrita, o que tem limites de escala para o aprendizado.

O grande desafio da educação futura é saber utilizar em larga escala a nova linguagem dos rastros que agora está disponível num processo de “wazerização!” do aprendizado, principalmente dos jovens e adultos.

As crianças, por sua vez, terão que ser preparadas para este aprendizado cada vez mais autônomo, com larga escala de informação, num processo de reaprendizado constante.

Todo o macro modelo educacional tem um custo/benefício, que e proporcional à escala demográfica. Quando você aumenta a população a relação de custo/benefício perde qualidade no mesmo macro modelo. É preciso criar outro.

Um macro modelo de educação de qualidade para um país de 30 milhões de brasileiros (censo de 1900) não pode ser igual de um Brasil com 210 milhões.

A escala demográfica não faz parte do diálogo sobre o futuro da educação, pois as bases filosóficas da pedagogia nunca incorporaram o fenômeno de uma Revolução Midiática. Tudo precisa ser revisto!

Quem quer entender o Futuro da Educação precisa incorporar os conceitos da Antropologia da Sobrevivência, nova ciência sobre a história. que consegue uma explicação mais plausível sobre os fenômenos demográfico, midiático e macro educacional.

É isso, que dizes?

A revisão Ciência Geral sobre a História Humana faz parte do curso Futuro da Educação, que estou promovendo em parceria com a Agência Azul e o ResumoCast.

As inscrições estão abertas.

Comprando hoje você ainda vai ter um desconto super especial de pre-lançamento. Ao invés de R$ 439,00 você vai pagar apenas 10x de R$ 17,90!

Inscreva-se agora!

https://cursoofuturodaeducacao.com.br/

One Response to “Futuro da Educação: o problema da escala demográfica”

Leave a Reply

WhatsApp chat