Feed on
Posts
Comments

É inegável que vivemos hoje mudanças na sociedade que as ciências sociais não previram e não conseguem explicar.

O avanço da ciência e justamente feito disso: novos fenômenos demandam novas filosofias, teorias ou mesmo novas ciências.

A mudança de mídia tem alterado TODOS os setores da sociedade, uma força de alteração social até então COMPLEMENTAMENTE ignorada pelas teorias sociais de plantão.

As tecnologias no geral e as mídias em particular foram forças ignoradas pelos teóricos das ciências sociais ao longo dos últimos séculos e agora a conta chegou.

Hoje, se estuda política, economia, educação, sociologia, comunicação, história, informação de maneira isolada. Porém, o novo fenômeno digital torna inútil diversos esforços.

É preciso uma nova ciência para recolocar uma visão geral da sociedade com novos paradigmas. E, só então, se voltar para detalhes específicos das demais ciências sociais. É um recomeço.

Não vai se entender o novo século sem uma revisão filosófica geral sobre a relação do Sapiens com a demografia, as tecnologias, as as mídias e os macro modelos administrativos.

Temos hoje claramente nas Ciências Sociais o que Thomas Kuhn denominou de anomalia: os fatos estão indo para um lado e as teorias para outro.

Boa parte do que foi pesquisado até aqui nas Ciências Sociais terá que ser revisto sob este novo ângulo das Revoluções Midiáticas – o que não for, perderá a validade.

É isso, que dizes?

O tema da crise das Ciências Sociais faz parte da Quarta Imersão da Bimodais Futurismo Competitivo. Veja o que disse Vinicius sobre a nossa formação:


Quer sair de Matrix, tome a pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/assinatura

Leave a Reply

WhatsApp chat