Feed on
Posts
Comments

 

Admiro o empreendedorismo que vem dos americanos, pois eles são exemplo para todo o mundo – isso é inegável.

Os americanos têm no sangue o que os filósofos chamam de hiper-pragmatismo, que é uma facilidade muito grande de tirar as ideias do papel e colocar para rodar.

O pensamento americano, de maneira geral, trabalha muito bem no âmbito metodológico e operacional, mas têm certa dificuldade quando subimos para o nível filosófico/teórico.

Para criar uma empresa do zero, basta aplicar o hiper-pragmatismo que a tendência de sucesso é grande, mas não podemos dizer o mesmo quando se trata de transformar uma organização tradicional.

A chamada Transformação Digital implica necessariamente num processo muito delicado, quase como se fosse um “transplante de medula“.

Para se fazer um “transplante de medula”, o transformador digital tem que ter um mapa muito claro do que vai tirar e o que vai colocar no lugar, sob o risco de matar o paciente.

E aí está o problema dos americanos na Transformação Digital, vivemos hoje uma crise filosófica-teórica, que precisa ser resolvida, antes de proceder o “transplante de medula“.

A Revolução Digital é um fenômeno Macro-Histórico, recorrente, raro que precisa ser estudado no tempo para que possa ser compreendido na sua totalidade.

O hiper-pragmatismo americano tenta sem sucesso entender o Digital usando método Indutivo (análise dos fatos/sem revisão de paradigmas) e não Dedutivo (revisão de paradigmas para posterior revisão dos fatos).

Até hoje NENHUMA empresa tradicional conseguiu com a Transformação Digital Americana liderar novos mercados. Motivo: o hiper-pragmatismo e sua influência no mundo.

Estamos viciados no método americano de resolver problemas com “martelos”, mas temos hoje um desafio que exige “chaves de fendas”. Ou se consegue entender isso, ou se continua no mesmo lugar, vendo o trem do futuro passar.

É isso, que dizes?

O tema da Transformação Digital baseado no método Dedutivo faz parte da Quarta Imersão da Bimodais Futurismo Competitivo. Veja o que disse Elisângela sobre a nossa formação:


Quer sair de Matrix, tome a pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/assinatura

Leave a Reply

WhatsApp chat