Feed on
Posts
Comments

As mudanças que estamos assistindo neste novo século não foram previstas pelas teorias de plantão sobre a sociedade humana.

Vivemos neste novo século o que Thomas Kuhn (1922-96) denominou de anomalia, quando os paradigmas das ciências sociais existentes começam a brigar com os fatos.

Existem algumas forças estruturais e relevantes paras mudanças do Sapiens, que simplesmente não estavam no cardápio das teorias sociais.

O aumento demográfico, simplesmente, por ser lento e invisível, passou quase despercebido pelas teorias sociais. E é ele o motivo de tanta mudança.

As mudanças de mídia no passado também foram ignoradas pelos historiadores, mas são estes fenômenos, que marcam as verdadeiras mudanças civilizacionais ao longo da história.

Por fim, a relação de população e mídia nos leva à chegada de ambientes administrativos mais sofisticados, nos quais o cidadão/consumidor assume cada vez mais responsabilidades.

Isso também foi ignorado.

Na verdade, as bases filosóficas das teorias sociais perderam a validade e precisam de um “banho de loja“.

Todas as ciências sociais hoje partem de filosofias que, simplesmente, ignoram o importante papel da demografia, das mídias e dos macro modelos administrativos.

Ou se faz uma revisão filosófica sobre como o Sapiens se adapta para sobreviver e viver melhor, ou continuaremos nesse verdadeiro tiroteio teórico de cegos, que estamos hoje.

É isso, que dizes?

O tema da revisão filosófica faz parte da Quarta Imersão da Bimodais Futurismo Competitivo. Veja o que disse a Elisângela  sobre a nossa formação:


Quer sair de Matrix, tome a pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/assinatura

Leave a Reply

WhatsApp chat