Ayn Rand (1905-82), uma filósofa, que você não pode deixar de conhecer nos legou o seguinte:
O Sapiens se relaciona com a realidade em três camadas: primeiro a emoção, depois a percepção e, por fim, conceitos.
Quanto mais você reflete sobre as emoções, mais você sofistica a sua relação com a realidade e vice-versa.
Teorias eficazes são aquelas que procuram superar as primeiras impressões e criar narrativas (conceitos encadeados) mais sofisticadas.
A propaganda trabalha apenas nas emoções e percepções a primeira e segunda camada da nossa relação com a realidade.
A análise das mudanças sobre o mundo digital tem se concentrado nas primeiras camadas mais emocionais, produzindo muito mais propaganda do que teorias.
Os teóricos do digital de plantão tem lançado percepções ao mercado não com a intenção de entender o que ocorre, mas muito mais de vender serviços.
As percepções vendidas hoje sobre o mundo digital não têm base teórica – são muito mais pré-conceitos do que conceitos.
Conceitos precisam definir que tipo de fenômeno que estamos vivendo. Se é similar a algum outro do passado. E o que é estrutural e conjuntural na comparação.
Com estes requisitos mÃnimos, podemos começar a analisar conceitos e não percepções.
O mercado diante do digital trabalha com emoções, com propaganda para vender rápido, e, por causa disso, está tão perdido.
É isso que dizes?
O desenvolvimento de conceitos mais consistentes sobre o digital faz parte da Quarta Imersão da Bimodais Futurismo Competitivo. Veja o que disse Luciano Correia sobre a nossa formação:
Quer sair de Matrix, tome a pÃlula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/assinatura